Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: As marcas de (im)pessoalidade no Artigo de Divulgação Científica
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades em identificar as diferenças entre elementos que demarcam a (im)pessoalidade do autor do texto.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos perguntando o que eles entendem por pessoalidade e impessoalidade, em que esses termos os fazem pensar.
- A intenção nessa pergunta é que eles consigam compreender o sentido de “pessoalidade” como uma forma de o autor marcar sua presença no texto, colocar sua pessoa em forma pronominal, como “eu”, “nós”. Já a impessoalidade seria a ausência dessas marcas.
- Pergunte em seguida a diferença causada pela escolha de uma ou outra forma de produzir o texto.
- Os alunos podem ter dificuldade para responder a essa questão, mas a tentativa é a de que compreendam a pessoalidade carrega um valor mais pessoal, mais subjetivo de analisar os fatos. Por outro lado, a impessoalidade permite uma valoração mais objetiva, mais distanciada da análise dos fatos, o que permite ao leitor ter mais confiança quando se trata de informações de natureza científica.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO