Plano de Aula

Plano de aula: Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica, incluindo o Podcast

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos, convidando-os a refletirem sobre a importância da ciência em nosso cotidiano e, sobretudo, sobre a importância do conhecimento científico na vida de todos, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Onde podemos encontrar a ciência em nosso dia a dia?

Espera-se que os alunos citem nos eletroeletrônicos dentro de casa, nas clínicas e hospitais, nos remédios e medicamentos, na alimentação, nas fábricas e indústrias, nos meios de transporte, nas comunicações e na própria escola.

  • Será que a ciência influencia a nossa vida?

É esperado que a turma confirme a percepção de que há influência da ciência em nosso cotidiano.

  • De que maneira isto acontece?

Devem perceber que os usos e aplicações de quase todas as recursos não naturais ao nosso redor são oriundas da ciência.

  • Como ficamos sabendo o que acontece no mundo científico?

Espera-se que respondam que a divulgação é a maior responsável por isto.

  • Vocês conhecem alguns meios de acesso às informações científicas?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Que meios são estes?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Vocês imaginam como as descobertas da ciência são divulgadas?

Os estudantes podem imaginar desde uma conversa entre os cientistas até entrevistas para jornalistas, por exemplo.

  • Depois de ouvir a todos, de maneira geral, avise-os que será, justamente, sobre isto que tratará esta aula: os gêneros de divulgação científica.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP29 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS