Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos e explicando brevemente seu objetivo, conforme as orientações do slide Tema.
Introdução
Em um vídeo, apresente a lista de conjunções coordenativas, disponível no primeiro slide de Introdução (também envie uma cópia a eles, via e-mail ou em um grupo de WhatsApp, para que tenham acesso ao conteúdo), e pergunte a eles sobre a percepção que têm sobre o uso desses elementos linguísticos. Estabeleça um prazo curto para o envio dessa primeira atividade.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, peça que os alunos se dividam em grupos (de até 5 alunos), para se conectar via WhatsApp e discutir, em conjunto, as atividades propostas. Ainda no áudio ou vídeo, leia o texto na íntegra e disponibilize aos alunos um arquivo no qual poderão ter acesso ao texto (disponível como Material Complementar), deixando evidente que há lacunas entre as frases. Peça que eles releiam o texto e preencham, em seus grupos, as lacunas com as conjunções coordenativas que julgarem mais adequadas, pedindo que, na medida do possível, diversifiquem os conectivos para evitar repetições. Dê um tempo para que os grupos façam as atividades.
Fechamento
No grupo de Whatsapp da turma, peça que um aluno de cada grupo leia as suas respostas por meio de áudio. Durante a exposição, tente comparar as respostas dos grupos, percebendo os efeitos de sentido decorrente da escolha de certa conjunção. Se for possível um momento síncrono (via Zoom ou Google Meets), você poderá potencializar as discussões. No final, peça que eles respondam à última questão do slide, mas prefira simplificar a pergunta: “o que você percebeu com esta atividade?”. Oriente que os alunos encaminhem as suas respostas via WhastApp (mensagem de texto ou áudio) ou por algum outro canal.
Convite às famílias
Conheça e assista com a família à série Black Mirror, do Netflix, que, trazendo questões filosóficas sobre a condição de existência humana, toca no tema abordado pelo artigo de opinião lido nesta aula, sendo citado no texto, inclusive. A série, por meio de episódios independentes, trata de uma distopia em que a tecnologia é utilizada como instrumento para que as relações humanas se hostilizem. Verifique apenas a classificação etária de alguns episódios. Além disso, a família pode auxiliar as crianças na escolha dos conectivos mais adequados durante a resolução da atividade.