Plano de Aula

Plano de aula: Análise de resenha crítica

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Computador, cronômetro (celular), projetor de multimídia e tela. O material deve ser organizado com antecedência. Na ausência de recursos de multimídia, providenciar impressão dos textos indicados.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: O estudante pode ter dificuldade em avaliar, criticamente, os textos. Dessa forma, ao colocá-lo em contato com diversos exemplos desse gênero, extraídos de diferentes fontes, ele poderá desenvolver suas potencialidades de leitor crítico de modo a posicionar-se efetivamente diante desses textos.

Referências sobre o assunto:

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

NIEDZIELUK, Luzinete Carpin. Uma abordagem para o ensino-aprendizagem do gênero resenha. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: 2007. Disponível em http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/luzinete_Niedzieluk.pdf, acesso em 11/08/2018.

RODRIGUES, Flávio Luis Freire. A construção da crítica em resenhas produzidas pelos alunos. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ld/v13n2/a04v13n2.pdf, acesso em 11/08/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Leia o título da aula para apresentar aos alunos a proposta de atividades que será desenvolvida.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos