Atividade para impressão - Sugestão de roteiro de pesquisa
Plano de Aula
Plano de aula: A origem do haicai e seus contextos de produção e recepção
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. Esta aula trabalha com a metodologia de aula invertida, por isso, peça aos alunos uma pesquisa prévia solicitada como tarefa. Acesse as orientações aqui. Acesse o roteiro de pesquisa aqui. Caso a pesquisa prévia não seja possível, pode-se pedir para que os alunos pesquisem durante a aula, fazendo, para isso, o devido remanejamento do tempo de acordo com necessidade de cada turma.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Telefone, tablet ou computador com acesso à internet, projetor de slide, cópias do roteiro de pesquisa. Alternativa para falta de internet: sugira aos alunos pesquisa em biblioteca da cidade ou imprima o material teórico que permita aos alunos a pesquisa sobre haicais. Caso necessário, consultar referências sobre o assunto, indicadas abaixo. Neste caso, é preciso levar para a sala cartolinas ou folhas sulfites para que os alunos possam construir o guia sobre haicai.
Dificuldades antecipadas: Ordenar as informações pesquisadas de forma coesa. Compreender, em linhas gerais, o modernismo. Para solucioná-las, as orientações do professor aos alunos durante prática da pesquisa e a intervenção, durante a apresentação - para conduzir aspectos que julgar pertinentes - são fundamentais.
Referências sobre o gênero:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/ Acesso em: 13 ago. 2018
FRANCHETTI, Paulo. O haicai no Brasil. Alea: estudos neolatinos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007 Acesso em: 13 ago. 2018
GUTTILLA. Rodolfo (org.). Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
IENDO, V. F. Recepção do haikai na literatura amazonense: Luiz Bacellar e Anibal Beça. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/12769/1/2015_VirginiaFerreiradeCastroIendo.pdf Acesso em: 13 ago. 2018
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942 Acesso em: 13 ago. 2018
Revista prosa, verso e arte: Matsuo Bashô - dez haikais. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/matsuo-basho-dez-haikais/ Acesso em: 13 ago. 2018.
Sumaúma Haicai. Disponível em: http://www.sumauma.net/ Acesso em: 13 ago 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou escreva as informações no quadro. Apresente aos alunos o objetivo da aula: conhecer a origem do haicai e como ele chega ao Brasil.
- Para desenvolver esta aula, é imprescindível que os alunos tenham feito previamente a pesquisa sugerida no slide 1. A pesquisa pode ser feita em casa ou, se houver tempo disponível, em aula prévia.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO