Plano de Aula

Plano de aula: A linguagem persuasiva no gênero resenha crítica

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Textos impressos, Datashow.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não identificar a linguagem como um mecanismo para persuadir os interlocutores; nesse caso, reforce as técnicas de persuasão mais empregadas, exemplificando-as. Você encontra informações sobre o tema nas referências a seguir.

Referências para o professor:

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Editora Ática, 1988. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4234777/mod_resource/content/1/Livro%20Citelli.pdf

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos, perguntando a eles se conseguem definir a palavra “persuasão”.
  • Ouça as respostas e, na eventualidade de algum aluno apresentar uma definição muito inadequada, sinalize que o conceito não é bem aquele, informando que, na sequência, uma definição adequada será exibida.
  • Espere que os alunos se manifestem, antes de passar a próximo slide.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP16 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS