Plano de Aula

Plano de aula: A função social do gênero resenha

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha/Vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Computador, projetor de multimídia e tela; Impressão e cópia. Cópias da resenha do filme “Liga da justiça”. Na ausência de recursos de multimídia, leve para a sala de aula alguns livros e/ou filmes já conhecidos e selecione uma resenha sobre a obra escolhida.

Informações sobre o gênero: A resenha é um texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.

Dificuldades antecipadas: Provavelmente os alunos não têm acesso frequente a esse gênero, tampouco reconhecem seu contexto de produção, sua circulação e finalidade. As atividades propostas nesta aula enfatizam o gênero resenha e visam a superar essas dificuldades.

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Benedito Gomes. A resenha acadêmica em uso por autores proficientes e iniciantes. In BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia (orgs.) Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela H. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Faça o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o gênero e apresente a proposta da aula para os alunos. Projete o slide ou escreva no quadro.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP46 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS