Atividade para impressão - Poemas - LPO9_02SQA06
Plano de Aula
Plano de aula: A estrutura do soneto: Métrica
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook).
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em contar as sílabas poéticas. Nesse caso, peça a declamação do poema, para que o aluno perceba o arranjo poético das sílabas em favor da cadência e da melodia do soneto.
Referências sobre o assunto:
A Carolina de Machado de Assis - por Paulo Autran, andregandolfotenor. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7Mwy6G0ZPGk>. Acesso em: 15 set. 2018.
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
SISTEMA AOIDOS, Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://aoidos.ufsc.br/>. Acesso em: 15 set. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
- Instrua os alunos que a atividade será feita individualmente para favorecer a autonomia e fixação dos conceitos apresentados.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Questione o que é métrica.
- Peça aos alunos que socializem se sabem qual é a diferença entre sílaba gramatical (fonemas pronunciados em uma única emissão de som) e sílaba poética. Espera-se que eles consigam definir a métrica como um conjunto de regras que serve para medir os versos de um poema. E que sílaba poética (ou métrica) é cada sílaba que constitui os versos de um poema, sendo esta divisão baseada na emissão do som no verso como um todo, considerando seu ritmo e melodia.
- Usando o leitor de tela no Google Chrome, faça a leitura do soneto A Carolina, de machado de Assis. Em seguida, exiba o vídeo com a declamação do soneto pelo ator Paulo Autran.
- Projete ou escreva no quadro a nomenclatura dos versos conforme as sílabas poéticas. Sugere-se contrapor o tipo mais usado no soneto: o Decassílabo (10 sílabas) com a Redondilha Maior (7 sílabas/heptassílabo), usada nas trovas (poema de forma fixa composto por apenas uma estrofe de quatro versos rimados). Caso julgue necessário, comente que a redondilha é conhecida como medida velha (poética tradicional). Depois, com o soneto, passou-se a usar uma nova medida (estilo renascentista), os decassílabos. Se quiser, inclua exemplos dos tipos de versos trabalhados.
Materiais complementares: Para acessar os poemas desta aula, clique aqui.
Para saber mais sobre a classificação dos poemas, clique aqui.
Para instalar a extensão de leitor de tela do Google Chrome, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva o significado de escansão: divisão de um verso em sílabas poéticas.
- Informe que eles deverão fazer a contagem das sílabas poéticas em dois poemas e para isso receberão algumas regras, que estarão na mesma folha dos poemas.
- Divida a sala em dois grandes grupos: A - que deverá fazer a escansão de trovas; e B - que fará a escansão do soneto. Os alunos não precisarão trocar de lugar para realizar a atividade. Intercale as fileiras das sala (ABABAB) e entregue os poemas. Isso facilitará a etapa seguinte desta atividade.
- Peça que os alunos façam a escansão dos poemas. Eles devem também identificar a tipologia dos versos: heptassílabos ou decassílabos.
- Solicite que confiram sua resposta usando o Sistema AOIDOS, que faz a escansão automática. Para isso, disponibilize um notebook ou computador. Caso seja possível, realize esta aula no laboratório de informática ou use tablets ou outros dispositivos.
- Peça que os alunos formem duplas. Como os poemas foram entregues intercalando os grupos A e B, as duplas formadas irão comparar os dois tipos de poemas trabalhados: quadra e soneto.
- Peça que cada membro da dupla leia para seu par seu poema e compartilhe a resposta encontrada. Peça que discutam sobre as diferenças que perceberam no ritmo do texto devido à métrica. Espera-se que eles percebam que a cadência na quadra é diferente do soneto, devido à quantidade de sílabas poéticas. Espera-se que eles percebam que os versos decassílabos conferem ao poema um ritmo lento. Já a redondilha maior dá um ritmo rápido, o que facilita gravar na memória, decorar, o que ocorre, por exemplo, nas cantigas de roda.
Materiais complementares: Para acessar o Sistema AOIDOS, clique aqui.
Para acessar a escansão dos poemas desta aula, clique aqui.
Observação: A resolução de atividade desta aula utilizou o padrão de resposta gerado no Sistema AOIDOS. Embora muitas das informações disponibilizadas pelo sistema não sejam necessárias a esta aula, o objetivo é a familiarização com a plataforma, para facilitar a orientação dos alunos quanto ao seu uso.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Permaneça com as duplas formadas.
- Peça a leitura das quadras de Fernando Pessoa. Para marcar o ritmo dos poemas, os alunos podem bater palmas ou marcar o ritmo do poema usando algum instrumento.
- Proponha a discussão sobre a relação: métrica, ritmo e harmonia no soneto. Os alunos devem socializar as observações feitas em dupla no momento anterior da aula, quando compararam as quadras e o soneto. Espera-se que os alunos percebam que quando falamos não pronunciamos as sílabas gramaticais perfeitamente, fazemos omissões e elisões. Nos poemas, as regras da metrificação contribuem para construir sua sonoridade e a harmonia dos versos, atuando conjuntamente com outras ferramentas, como as rimas e outros recursos sonoros. Neste momento, aproveite para resgatar estes conceitos (rimas, aliteração, assonância), trabalhados nas aulas anteriores. Peça sugestões aos alunos para alterar os versos de uma das estrofes do soneto, preservando o sentido e a rima. Pedir que comentem se a mudança provocou alguma alteração na métrica do soneto e em seu ritmo. Por exemplo:
Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa vida sofrida,
Aqui venho e virei, pois não serás esquecida,
Tens o meu amor tão verdadeiro.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, diga que os alunos estudarão a métrica dos sonetos.
Introdução
Em um vídeo, faça uma pergunta retórica aos alunos, questionando se eles sabem o que é métrica. Ainda no vídeo, leia o soneto sugerido no plano de aula e mostre como as sílabas são separadas, de acordo com o ritmo da leitura, mostrando que a divisão da sílaba, no soneto, é diferente da sílaba gramatical. Peça que os alunos escrevam, de acordo com o que entenderam, a diferença entre sílaba gramatical e sílaba poética, e enviem as suas resposta via WhatsApp.
Desenvolvimento
Em um vídeo, explique aos alunos o que é escansão e demonstre rapidamente como essa atividade é feita. Depois disso, peça que os alunos façam a escansão do poema Carolina, disponível no plano de aula, contando o número de sílabas poéticas presentes em cada verso. Oriente-os, ainda, a conferir as suas escanções por meio do Sistema Aoidos, que faz a escansão de forma automática, seguindo as orientações do plano. Quando acabarem, leia o poema em um áudio para os alunos, cadenciando a leitura para que eles percebam a influência da métrica dos versos. Diga ainda que se tratam de versos decassílabos.
Fechamento
Para finalizar, peça, por áudio ou mensagem de texto, que os alunos enviem as suas sínteses da aula, relatando a importância da métrica, ritmo e harmonia no soneto. Oriente-os a enviar as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso às sínteses. Se tiver tempo disponível, ou como atividade pós-aula, compartilhe a leitura do poema de Fernando Pessoa, disponível no slide Fechamento.
Convite às famílias
Convide a família a conhecer as obras de Fernando Pessoa, pesquisando sobre a vida do autor e sua rica produção literária, com ênfase na produção de seu pseudônimo Ricardo Reis. Leia os sonetos e se delicie, em família, com os poemas desse autor singular.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A estrutura do soneto: Métrica
Finalidade da aula: Perceber que o gênero é uma forma fixa. Compreender que a métrica e outros recursos conferem ritmo ao soneto para perceber a contribuição desses recursos na construção de sentidos e na estética do texto.Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Soneto
Objeto(s) do conhecimento:Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos / Figuras de linguagem
Prática de linguagem:Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48 / EF89LP37
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook).
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em contar as sílabas poéticas. Nesse caso, peça a declamação do poema, para que o aluno perceba o arranjo poético das sílabas em favor da cadência e da melodia do soneto.
Referências sobre o assunto:
A Carolina de Machado de Assis - por Paulo Autran, andregandolfotenor. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7Mwy6G0ZPGk>. Acesso em: 15 set. 2018.
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
SISTEMA AOIDOS, Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://aoidos.ufsc.br/>. Acesso em: 15 set. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.