Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A estrutura do soneto: estrofe
Finalidade da aula: Entender o que é a estrofação, sua tipologia e função, analisando qual a sua contribuição para a construção do sentido no soneto.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Soneto
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos / Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48 / EF89LP37
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), folhas sulfite, papel canson, craft ou cartolina, canetas hidrográficas e lápis de cor. Aguardando liberação dos textos.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em entender a estrutura dos sonetos e reconhecer sua tipologia: esclarecer as dúvidas do aluno. Outra possibilidade é oferecer como material de apoio, para posterior consulta, o vídeo sobre tipos de estrofes. Com este material, o aluno poderá entender mais detalhadamente o que é um terceto, uma quadra e os demais tipos de estrofes.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
O Cancioneiro, Revista SuperInteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/o-cancioneiro/>. Acesso em: 10 set. 2018.
SHAKESPEARE, William. 30 Sonetos. Tradução: Ivo Barroso. 1991. Editora Nova Fronteira. _______________. “Sonetos”. Tradução: Jorge Wanderley. 2a. Edição. 1991. Civilização Brasileira.
Shakespeare – poemas, Revista Prosa Versos e Arte. Disponível em: <https://www.revistaprosaversoearte.com/shakespeare-poemas/>. Acesso em: 10 set. 2018.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Sobre o soneto, Bernardo Souto. Disponível em: <http://homemeterno.com/2017/07/sobre-o-soneto/>. Acesso em: 10 set. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em :