Plano de Aula

Plano de aula: A estrutura composicional do haicai

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixas de som, fotocópia dos haicais selecionados e disponíveis no material complementar, “guia sobre o haicai” previamente criado com os alunos (item válido se estiver seguindo a sequência de aulas), lápis, caderno ou folhas em branco. Alternativa para falta de internet: impressão das imagens retiradas do vídeo.

Para o desenvolvimento dessa aula, será necessário imprimir os poemas da coletânea presente no material complementar e recortar os versos de forma que eles fiquem separados uns dos outros, desconstruindo os poemas. O objetivo da atividade realizada no desenvolvimento é propor aos alunos que remontem os poemas pensando na relação entre os versos : situação - ação - transformação.

Dificuldades antecipadas: Perceber que o haicai não é apenas um texto com três linhas, mas que existe uma proposição estrutural planejada, com apresentação de uma situação inicial, rompida pelo último verso. Para isso, recomenda-se foco na discussão sobre os haicais visuais que fazem parte da introdução da aula.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Projete a pergunta no quadro e questione os alunos: Para escrever um haicai, é preciso escrever somente três versos? O objetivo dessa pergunta é que os alunos reflitam sobre os aspectos que podem definir se um texto é (ou não) um haicai. Se apenas a quantidade de versos ou se há a estrutura do poema deve ser levado em consideração. Ao serem questionados sobre esse aspecto, os alunos irão “aguçar” o olhar para os versos do haicai, e, ao longo da aula, observarão como esses versos se relacionam.
  • Ouça a resposta dos alunos e não faça nenhuma interferência, diga a eles que voltarão a essa questão no final da aula. É importante não fazer nenhuma interferência para que eles sejam provocados a formular as hipóteses e comprová-las (ou refutá-las) durante a aula. Ao final da aula, esse questionamento será retomado e, se necessário, será possível fazer inferências.

Observação: A aula tem seu enfoque na relação entre os versos, o haicai é um poema que retrata um momento visto pelo poeta. Seus versos apresentam justaposição: uma situação, uma ação e uma transformação. Para o desenvolvimento dessa aula, será necessário imprimir os poemas da coletânea presente no material complementar e recortar os versos de forma que eles fiquem separados uns dos outros, desconstruindo os poemas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP48 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS