Resolução para perguntas orais
Gabarito das perguntas orais sobre a audição do podcast
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Identificação das principais informações e dificuldade em sintetizá-las.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: verificar os tipos de informações científicas usadas nos podcasts, convidando-os a participarem da audição coletiva de um podcast de divulgação científica em sala de aula para perceberem como tais informações podem ser apresentadas neste gênero.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
Caso julgue necessário, clique aqui para acessar um gabarito com as respostas para as perguntas orais deste momento.
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar a lista para esta atividade, clique aqui.
Caso julgue necessário, a resolução da lista das fontes das informações utilizadas no podcast está disponível no próximo slide.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o gabarito da lista para esta atividade, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie o podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) à turma, pedindo que eles escutem os trechos destacados nas orientações. Em um áudio e por escrito, faça as questões referentes aos podcast (slide Introdução) e oriente que os alunos as respondam enviando um áudio no WhatsApp da turma, onde todos podem dialogar.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que eles se organizem em grupos, criando um grupo de WhatsApp para que todos interajam por lá. Em um áudio, explique a atividade: cada grupo receberá uma lista com várias fontes de informação, que poderiam ou não ser utilizadas no podcast para apresentar o tema do episódio; em conjunto, eles deverão discutir e selecionar na lista as principais fontes de informação e dados relevantes, que poderiam ser usados sobre o assunto abordado no programa do podcast analisado.
Fechamento
Para fechar a aula, peça que um aluno de cada grupo faça a exposição do que concluíram na atividade anterior. Ao final, em um áudio, apresente quais são as fontes de informações utilizadas no podcast analisado aos alunos, conforme gabarito disponível em Materiais complementares (se possível, envie a eles o gabarito por escrito). Peça que todos os alunos copiem em seus cadernos os resultados encontrados e sistematizados.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, lendo os textos e os problematizando, de forma a engajar os filhos nas atividades remotas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A disposição das informações no gênero Podcast de divulgação científica.
Finalidade da aula: Conhecer o gênero podcast de divulgação científica através da audição de um exemplo de podcast e identificar as principais informações veiculadas a fim de verificar a relevância das informações utilizadas no texto.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Gênero: Podcasts de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias e procedimentos de leitura. Relação do verbal com outras semioses. Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão.
Prática de linguagem: Leitura.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP32, EF69LP33
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Identificação das principais informações e dificuldade em sintetizá-las.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
Crie a sua conta ou faça seu login e: