Atividade para impressão - Texto Editorial
Plano de Aula
Plano de aula: A construção textual do editorial
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Por: Ilcilene Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Prepare cópias do texto disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Como o texto utilizado na aula é escrito em um único parágrafo, é possível que os alunos tenham dificuldade para localizar as partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão; bem como identificar os argumentos usados pelo editorialista.
Referências sobre o assunto:
BÁCCARO, Liégere. Uma descrição do gênero editorial: Uma ferramenta pré-intervenção didática. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/uma_descricao_do_genero_editorial_uma_ferramenta_pre_intervencao_didatica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 de set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que nessa aula eles estudarão a linguagem em movimento e perceberão que esse movimento não é aleatório, mas planejado para construir textos que nos permitem expressar a opinião diante das questões que nos rodeiam.
- Explique que o propósito é reconhecer os movimentos que se constroem dentro do discurso quando nos posicionamos a respeito das questões que nos cercam.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Apresente as imagens do slide (caso não disponha de projetor, imprima a imagem em papel A3). Peça que observem as imagens por alguns minutos. Depois, retire as imagens da exibição.
- Solicite que recuperem da memória a imagem que visualizaram e descrevam-na. Anote as informações que a turma for recuperando. Pergunte-lhes o que mais lhes chamou a atenção na imagem. Peça que expliquem o porquê.
- Pergunte se conhecem a situação que gerou a foto. Caso não conheçam, peça que levantem hipóteses sobre o contexto em que a foto foi produzida.
- Para finalizar, pergunte o que pensam sobre a cena retratada na imagem: crianças em jaula. Anote no quadro.
- Diga que conhecerão a opinião de uma revista de circulação nacional sobre a questão retratada na foto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Inicialmente, apresente o título. Peça que leiam e explique se é possível relacioná-lo à imagem lida anteriormente. Chame a atenção para o início do título: “Senhor Trump”.
- Pergunte qual o efeito de sentido que esse trecho tem no título. Espera-se que percebam que a presença do vocativo no início do título confere a ideia de uma “chamada de atenção”, como comumente faz-se com crianças que fazem manha. No caso em questão, o senhor Trump.
- Pergunte se sabem quem é o senhor Trump. Caso não consigam chegar às informações, explique sobre o efeito de sentido e sobre o fato que gerou a imagem: na tentativa de coibir a entrada de imigrantes nos Estados Unidos, o presidente daquele país prendeu e separou pais e filhos imigrantes que ali chegavam. Diga também que Donald Trump é o presidente dos EUA.
- Em seguida, distribua a cópia do texto disponível abaixo. Solicite que, em duplas, leiam e destaquem, com canetas coloridas, a opinião expressa no texto sobre o assunto, bem como os argumentos que se movimentam em função dessa opinião. Dê um tempo para realizarem a atividade. Esse tempo depende da desenvoltura do grupo.
- Depois, reorganize-os em quartetos para que conversem sobre as descobertas feitas pelas duplas, sintetizem a opinião das duas duplas, os argumentos e o fechamento do texto. Caso haja divergência de ideias, devem discuti-las sempre apoiados na leitura que fizeram e, se houver necessidade, devem voltar ao texto para consultá-lo novamente. Em suma, das ideias das duas duplas, deverá sair apenas uma ideia (opinião+argumento+fechamento).
- Proponha um novo agrupamento: dois quartetos formam um grupo de oito pessoas. Entregue pincel marcador permanente e uma folha de papel madeira (pardo).
- Peça que conversem sobre as informações coletadas pelos quartetos e que sintetizem novamente para chegarem a apenas uma. Peça que, caso haja disparidade de informações, voltem ao texto para confirmar ou refutar as anotações que cada quarteto dispõe.
- Solicite que, após negociarem as informações, anotem no papel madeira as ideias do grupo, indicando: opinião, argumentos e fechamento.
- Solicite que escolham um relator para socializar as informações às quais o grupo chegou.
- No final da atividade, cada grupo terá chegado ao projeto de texto do editorialista. Fixe os projetos na sala para consultas posteriores.
Materiais complementares: Texto para impressão disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que observem os cartazes. Explique que, embora o texto não seja paragrafado (caso julgue necessário, explique que esse é o estilo do editorialista da revista), é possível visualizar um projeto de texto com início, meio e fim. Diga que esse projeto de texto permite organizá-lo em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essas partes se interligam para formar um todo harmonioso para expor e defender uma opinião acerca de uma questão atual. Informe que, geralmente, na introdução é apresentado o contexto da questão tratada e a opinião (tese) da revista/jornal; no desenvolvimento essa questão apresentada na introdução é aprofundada e na conclusão tem-se o fechamento da discussão levantada. Lembre-os que essa tese expressa no editorial reflete a opinião do jornal/revista.
- Solicite que voltem ao texto e que dividam em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Convide os a preencherem o quadro apresentado no slide, indicando o início e o fim de cada parte, explicando o porquê da seleção. Seja mediador e escriba.
- Para encerrar, convide-os a refletir sobre a necessidade de se planejar o texto antes de escrevê-lo e que essa atividade faz parte do processo de escrita de grandes escritores e que é muito importante para organizar as ideias antes de pô-las no papel.
Materiais complementares: Texto para impressão disponível aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos as imagens do slide Introdução e peça que digam o que mais lhes chamou a atenção quando viram as imagens, e que situação tais imagens podem ilustrar. Peça que enviem, por mensagem de texto ou áudio, suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Em um áudio, diga que conhecerão a opinião de uma revista de circulação nacional sobre a questão retratada na foto.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar mais facilmente). Entregue para cada equipe o texto do slide Desenvolvimento, pedindo que destaquem a opinião do autor, os argumentos utilizados e como o texto termina. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar suas respostas enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que todos discutam suas respostas. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos, deixando claro o projeto de texto utilizado pelo redator do texto lido.
Fechamento
Por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos voltem ao texto lido na aula e destaquem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Eles podem deixar suas respostas no WhatsApp da turma, onde todos podem acessá-las.
Convite às famílias
Convide a família a discutir e realizar em conjunto a leitura do texto proposto em aula, auxiliando no processo de problematização das atividades.