Atividade ou texto para impressão - Artigo de divulgação científica
Plano de Aula
Plano de aula: A composição de linguagens no Artigo de Divulgação Científica
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
Projetor de Slides
Cópia dos textos disponíveis em Materiais Complementares
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não compreensão da importância da hierarquia organizacional entre títulos, subtítulos e relação com imagens
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1 - Questione os alunos sobre o que eles entendem por “Linguagens” no plural. Espera-se que eles falem sobre imagens, gestos, cores, textos escritos, falados, fotos, desenhos etc.
2 - Após esse primeiro momento, pergunte a eles sobre a importância dessa diversidade de linguagens em um texto e de que forma seus usos melhoram a compreensão dele. Um exemplo seria uma notícia de jornal, na qual o aluno pode ser questionado sobre o papel da fotografia, do tamanho das letras na manchete, dos trechos destacados do texto completo. Espera-se que o aluno, nesse momento, perceba que esses recursos ampliam a capacidade de compreensão do que o texto apresenta, mobilizando diversas formas de percepção do fato evidenciado, como forma de apresentar um espaço, pessoas envolvidas, chamar mais atenção para um determinado fato.
3 - Então, apresente o Artigo de Divulgação Científica como um gênero em que esse conjunto de linguagens tem sua importância na construção de um conjunto informacional que se constitui a partir de textos verbais, de imagens, de fotos e de gráficos para que seja possível consolidar o caráter de verdade apresentado no texto, como forma de garantir a veracidade de dados apresentados de modo conjunto, entre diferentes linguagens.
3 - Diga a eles que as formas de significações se constituem a partir de elementos tanto verbais quanto visuais na composição de textos e chame a atenção para a importância disso para o melhor entendimento das informações de um texto.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO