Atividade para Impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Estudo do Léxico
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e os gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Entender alguns acronyms
- Aula 2: Decifrar mensagens com emojis
- Aula 3: Colocar em prática o “internetês”
Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:
- a imagem do context; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
- o objective;
- a imagem do input; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
- a atividade de input;
- a imagem do output; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
- e o feedback.
(caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Look at the two pieces of news. Which Internet language can you identify? (É importante que os alunos consigam identificar um acronym (BAE) e emojis.)
- Now analyze them. What does BAE refer to? (Espera-se que digam Boyfriend/Girlfriend pois é um acronym já visto em outras aulas. Caso eles não cheguem a essa resposta, contextualize: BAE is used to refer to a person that we have a relationship with but we’re not married to her or him.)
- And look at the emojis used in the other piece of news: what do they express? (Provavelmente dirão Sad face and Okay.)
- Pay attention to the headline that’s using the sad face: (Leia para os alunos) ‘US hero of French train attack stabbed’. It says here that a person suffered an attack. Do you think the sad face is used appropriately? Why? Would you use a different one? (Motive-os a expressar suas opiniões em relação ao uso do emoji.)
- What about the Okay emoji next to USA Today? (Aponte para essa parte) Why do you think they chose this emoji? (Não há resposta correta para a pergunta, mas aceite quaisquer que se refira à (boa) qualidade do jornal ou que é um meio de comunicação nice.)
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO