Atividade para impressão - Input - Discordar em debates
Plano de Aula
Plano de aula: Discordar em debates
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o quarto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Passo a passo de um debate
- Aula 2: Elaborar argumentos
- Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
- Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
- Aula 5: Participar de um debate
Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input, o output e a atividade de output.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- Look at the image. What do you think they’re talking about? (Motive-os a dar sua opinião, pois não há resposta correta para as perguntas. Anote as ideias no quadro.)
- And could they be disagreeing about a topic? Why do you think so? (Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de que as pessoas não conseguem se entender ou que a comunicação não é efetiva por causa das linhas emaranhadas).
- Do you think it’s normal to disagree with people or ideas? Why? (Motive-os a expressar-se, e ressalte a importância de que é normal e saudável ter opiniões diferentes e discordar porque ao escutar o que o outro tem a dizer desenvolvemos nossos argumentos e aprendemos com a diversidade.)
Material complementar:
Para saber mais sobre o lado positivo de discordar, consulte Why Disagreement Is A Good Thing e What Good Can Come from Disagreements?.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na prática de expressões de desacordo em inglês.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Apresentar o tema que servirá para a atividade de output.
Expectativa: Que os alunos opinem sobre o tema de corporal punishment e relatem dados de uma pesquisa.
Orientações: Mostre o slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- Imagine this situation: you made a mistake. Do you think you should be punished? (Espera-se que os alunos respondam Yes or No e justifiquem suas respostas).
- Escreva punishment no quadro e pergunte-lhes sobre o significado: Is a punishment a good or a bad treatment? (Espera-se que respondam A bad treatment).
- What about corporal punishment: is it a correct kind of punishment? Why? (Não há resposta correta para a pergunta. Por isso, motive-os a expressar suas opiniões em relação ao tema).
- Escreva outlawed no quadro e explique que a palavra se refere à make something illegal or unacceptable.
- Now analyze the question: “Should corporal punishment be outlawed?”. What do you think about it? Is spanking the best response for bad behavior? (Motive-os a compartilhar suas ideias sobre castigo corporal. Porém, é importante ter em mente que o tema é delicado e pode trazer à tona situações adversas, por isso preste atenção à reação dos alunos e adapte as perguntas sempre que necessário.)
- Let’s see some information about this kind of punishment in the USA. Read the ‘Spanking Approval Poll’ and choose the best alternative. (Peça aos alunos que interpretem a pesquisa sobre o lugar da punição - se na escola ou em casa - e escolham a alternativa que melhor responde à pergunta. [Alternativa A]). Complemente a pesquisa com a informação de que nos EUA, ainda há 19 estados que permitem o corporal punishment, inclusive na pré-escola. Para saber mais, acesse 19 US states allow corporal punishment in preschools.
- Do you think schools should also use corporal punishment on students? Why/why not? (Não há resposta correta para a pergunta. Por isso, motive-os a expressar suas opiniões em relação ao tema).
Input
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.
Expectativa: Que os alunos completem as frases que se usam para discordar de pessoas ou ideias.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga que completarão as frases com as palavras da tabela, e que as expressões são usadas para expressar desacordo com ideias ou pessoas. Este exercício pode ser realizado em duplas, mas certifique-se de que cada aluno preencha sua própria folha de exercícios. Entregue cópias da atividade, que também pode ser acessada aqui.
- Look at the exercise. In pairs or trios, complete the sentences with the words from the box. You only need one word for each phrase.
Dê tempo para que eles trabalhem. Após todas as duplas/trios terminarem o exercício, corrija-o (no quadro ou através de projeção) e pergunte aos alunos se eles acrescentariam mais alguma expressão de desacordo. Caso haja mais frases, escreva-as no quadro e peça aos alunos que tomem nota também na própria folha de atividade. Após, retome a ideia de que essas expressões são usadas quando queremos demonstrar que discordância de opiniões.
Material complementar:
As expressões usadas na atividade foram retiradas dos sites https://freeenglishlessonplans.com/2013/01/31/language-of-agreement-and-disagreement/, http://yvanbaptiste.pagesperso-orange.fr/methodo/opinion.htm e https://www.speakconfidentenglish.com/disagree-in-english/. Sinta-se à vontade para editar a atividade de acordo com as suas necessidades.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: A partir de alguns statements, os alunos se posicionarão contra as frases utilizando as frases estudadas no input.
Expectativa: Que os alunos escrevam frases que expressem discordância com as opiniões apresentadas.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em pares/trios na elaboração de frases que mostrem que estão em desacordo e o porquê de não concordarem com os statements. Oriente-os sobre a possibilidade de usar dicionários físicos ou online para realizar a atividade.
- Now you will work with these statements (mostrar as frases para eles). Read all of them. Dê algum tempo para que leiam e resolvam possíveis dúvidas de vocabulário.
- Pay attention to the instructions. In pairs or trios, choose one expression of disagreement you learned in the input activity and write here (mostre a folha) why the pair or trio doesn’t agree with the statements. (A atividade pode ser encontrada aqui).
- For this activity, you can use online or physical dictionaries to write your arguments.
Monitore o trabalho de cada grupo, auxiliando-os quanto a dúvidas. À medida que os grupos acabarem as produções, corrija-as e, ao final, peça que compartilhem com todo o grupo.
*A fonte sobre os dados dos Estados Unidos pode ser acessada em https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/palmatoria-ainda-e-usada-como-punicao-corporal-em-20-estados-norte-americanos/.
Sugestão se houver tempo disponível:
Expor as produções na sala (após a correção).
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam a expressar discordância com outras opiniões.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
Para compartilhar as produções (no caso desta aula, a diagramação do roteiro do debate), usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, Kahoot ou Mentimeter.
Context
Envie, via Whatsapp, a imagem do Context e faça a seguinte pergunta para ser respondida por todos em um mural no Google Docs, ou Padlet.
- Do you think it’s normal to disagree with people or ideas? Why?
Neste documento do Google Docs, coloque uma mensagem comunicando o objetivo da aula, que está no slide 3 do plano.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Lembre-se de manter em mente a expectativa de resultado para esta atividade: que os alunos opinem sobre o tema de corporal punishment e relatem dados de uma pesquisa.
Envie, via Whatsapp, o segundo slide do Input, (o que tem a atividade para os alunos). E peça para fazerem a atividade e aguardarem a continuação dela no dia seguinte.
No dia seguinte, envie o primeiro slide do input (com o texto) e as perguntas. Diga que eles podem se organizar para responderem às perguntas em pares. Oriente que as opiniões das respostas irão ajudar para o momento síncrono no output.
Marque um momento síncrono com eles para o output.
Output (aula síncrona)
Tempo sugerido: 15 minutos
Projete o slide do output e diga:
- Today, we are going to share your opinion about the ideias you watched in the video.
Primeiramente, faça em formato de enquete (via Mentimeter ou Google Forms): projete cada afirmação que está no slide e pergunte: "do you agree, yes or no"?
Peça para os alunos votarem por meio do celular deles. Vá compartilhando as respostas (o gráfico da resposta) que está na tela do seu computador.
Após este momento, leia uma afirmação em voz alta e peça para os alunos expressarem a opinião deles, falando uma das frases (da lista, ou outras) que melhor representa o que pensam.
Após isso, você pode colocar outras perguntas/afirmativas sobre algo que está acontecendo neste momento para saber a opinião deles.
Feedback (aula síncrona)
Tempo sugerido: 5 minutos
Projete o slide de feedback.
Trabalhe com os alunos os conteúdos que foram adicionados na tabela. Projete a sua tela com a tabela aberta e veja possíveis dúvidas. Forneça feedback sobre as idéias e trabalhe com eles o conteúdo do slide. Se for o caso, você pode, rapidamente, relembrar algumas das maneiras de concordar com alguém. Relembre que eles estão vendo os passos para um debate e que esta linguagem será útil para conduzi-lo.
Convite às famílias
Diga aos alunos para perguntarem às famílias (pais, avós, tios etc.) como era o tipo de punição que recebiam quando crianças, como era a punição nas escolas e como acham que deve ser hoje. Peça para eles relatarem a opinião de, pelo menos, um membro da família durante o momento síncrono.
9º ano
Contents
- INPUT: Research data from the text “Should corporal punishment be outlawed?”
- OUTPUT: Expressing disagreement
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.
Professor-autor: Virginia de Sousa Bonfim
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes