Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Concordar e discordar em debates
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o quinto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Passo a passo de um debate
- Aula 2: Elaborar argumentos
- Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
- Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
- Aula 5: Participar de um debate
Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e o output (recorte previamente as frases antes de distribuí-las aos alunos).
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- Look at the images. What do they refer to? (Espera-se que os alunos respondam Schools).
- Do the students have anything in common in images 1 and 2? (Provavelmente dirão The uniforms).
- What about image 3? Why is it different? (Espera-se que percebam que os alunos notem a diferença nas roupas e digam The clothes / No uniform).
- Is it important to wear uniforms? Do you like wearing them? Why/why not? (Motive os estudantes a opinar sobre o uso de uniforme na escola pois as respostas já serão um brainstorming para a atividade de output. Faça um mapa mental no quadro com as ideias que forem surgindo).
Material complementar:
Para saber mais sobre a técnica do brainstorming, leia Brainstorming: como fazer um eficiente e ter as melhores ideias e Conheça as 5 melhores técnicas de brainstorming e tome as melhores decisões. Para saber mais sobre mapas mentais, leia 7 dicas de como fazer um mapa mental de sucesso.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO