Plano de Aula

Plano de aula: Concordando em debates

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o três de uma sequência de cinco planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Elaborar argumentos
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, a atividade de input, o output e a atividade de output. A resolução da atividade de output pode ser encontrada aqui.

Context
Context

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande aqui, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What can you see in the image? (Espera-se que respondam Names). And what do these people do? (Provavelmente dirão They sing).

Caso queira adaptar a nuvem com outros nomes, busque algum word cloud generator na internet.

  • What kind of music do the singers in the cloud sing? (Espera-se que digam Rap and Hip Hop). And what do they usually sing about? (Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de protesto, preconceitos, desigualdades, autoridades, superação, violência, dificuldades [protest, prejudice, inequalities, authorities, overcoming, violence, difficulties]. Anote-as no quadro).
  • Do you listen to them? What calls your attention in their music? (Motive-os a expressar suas opiniões).
  • Do you agree music is a good way to spread ideas and make a point? (Espera-se que respondam yes or no). Continue a perguntar: Why? (Motive-os a expressar suas opiniões).

Seria interessante expor os alunos a exemplos de rap ou hip hop em inglês. A sugestão é a de se usar versos ou estrofes das músicas, para otimizar o tempo de aula, e explorar os temas que aparecem, e cotejá-los com a temática dos cantores brasileiros.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados