De norte a sul do Brasil - a caravana do candidato Vargas
Plano de Aula
Plano de aula: Vargas na redemocratização
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Estudos sobre o Brasil 1946-1964
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI17 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar:
Caravana do Governo Vargas e seu apelo social
Discurso Governo Vargas em campanha, ao povo.
Recorte do Jornal do Comércio, 29 de setembro de 1950.
Para você saber mais:
Governo Dutra e o retorno de Vargas
http://educacao.globo.com/historia/assunto/redemocratizacao-brasileira/governo-dutra-e-o-retorno-de-vargas.html (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
A Campanha de Getúlio Vargas nas eleições de 1950
https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502841516_ARQUIVO_DandaradeOliveira-ANPUH.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Debate em torno da criação da Petrobás
https://periodicos.furg.br/hist/article/viewFile/5581/3492 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Brasil no segundo Governo Vargas
https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/apresentacao (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para conhecimento do professor:
O que seria apelo social na campanha de Vargas?
Para a campanha presidencial (1950), que o levou a presidência de 1951-1954, Vargas utilizou de forte apelo social. No documento “De norte a sul do Brasil - A caravana do candidato Vargas”, é mostrado que o mesmo se utilizou de ideias que seriam bem recebidas pelo público para conquistar os eleitores. Tal como a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional. Assim, todo apelo social estava envolto em defender projetos de cunho nacional e social.
E no apelo social, conhecido como “pai” dos pobres durante o Estado Novo, Getúlio Vargas ainda utiliza desta alcunha, procurando colocar as reformas trabalhistas do mesmo período e prometendo ampliá-las caso fosse eleito, desta vez buscando atingir os trabalhadores rurais.
Também neste apelo em busca de votos que Getúlio Vargas dirige as suas súplicas aos trabalhadores no documento “Jornal do Comércio”: “na cabina secreta, tu trabalhador, coloca no envelope a cédula de Getúlio Vargas e dos candidatos do P.T.B.”, onde mais uma vez se dirige aos trabalhadores, alcançando-os através de suas promessas em reformas trabalhistas e sociais. Do mesmo modo no trecho “não temas a pressão do teu patrão” ou em “o voto é secreto: a consciência é tua”. Todas frases de apelo, súplica, pedidos dirigidos aos trabalhadores, ao povo em geral, buscando garantir sua vitória no pleito.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (questionar o apelo social utilizado por Vargas em sua Campanha eleitoral). Por isso, faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.
Organize em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que os alunos anotem suas respostas no caderno ou folha em branco. Após, chame alguns alunos para que leiam ou anotem suas respostas no quadro. A intenção é propor uma reflexão acerca do significado de apelo social, onde os outros alunos estarão vendo as respostas de seus colegas e podem intervir, acrescentando suas opiniões.
Permita que os alunos deem sua opinião e contribuam nas respostas dos colegas, colocando-os como protagonistas. Intervenha, caminhando pela sala, quando o aluno estiver lendo e/ou anotando suas frases. Isto permitirá uma atenção a quem necessitar.
A expectativa é que a sala reconheça como ocorre o processo político e os apelos sociais colocados pelos candidatos da época, ou na campanha do próprio Vargas. Caso os alunos não cheguem a uma resposta, questione sobre: “o que eles acham estranho ou normal nas campanhas eleitorais?”, “como é a fala dos políticos nas entrevistas e comícios”, “como os candidatos se comportam nas caminhadas ou panfletagem?”
Como adequar à sua realidade: Sugestão de também organizar a sala em fileiras ou, mantendo a ideia de círculo, utilizar outro espaço da escola para a atividade.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Forme grupos de 4 ou 5 alunos. Solicite que leiam os textos a seguir, buscando e identificando neles características do apelo social na Campanha de Vargas.
De norte a sul do Brasil - a caravana do candidato Vargas
Vargas discursando aos seus eleitores
Recorte Jornal do Comércio. Vargas pede voto aos seus eleitores.
Selecione um aluno de cada grupo para informar quais características do apelo social podem ser identificados na campanha de Vargas. Antes da participação de cada aluno, solicite que a turma preste atenção e anote as respostas dos colegas em seus cadernos. A expectativa é que os alunos percebam o apelo social colocado por Vargas e suas consequências.
Peça que nas respostas os alunos justifiquem com trechos dos documentos lidos e com exemplos da realidade/cotidiano de cada um. É esperado que os alunos identifiquem frases que demonstrem o apelo ao trabalhador, principalmente as que o ainda candidato dirigia aos trabalhadores: “Brasileiro! Trabalhador! O voto é secreto” , “Lembra portanto: o voto é secreto: põe à margem o cabo eleitoral” , “[...]Falando como "pai" do trabalhismo e da legislação social, Getúlio defendia a extensão das leis trabalhistas aos trabalhadores do campo e deixava claro que isso se daria sem o apelo à luta de classes.[...]”.
Caso o aluno não chegue a resposta, indique características e trechos dos textos para permitir que ele perceba a diferença. Se ainda assim o aluno não conseguir, passe para outro aluno até encontrar a resposta esperada. Valorize algo na fala daquele aluno que não conseguiu, incentivando-o a alcançar o aprendizado da aula. Retome as respostas dos outros alunos, para que ele se atente mais para o propósito e aprendizagem desta parte da aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, divida-os nas três propostas de atividades acima. Após os alunos registrarem suas respostas no caderno ou na folha A4, indique alguns de cada grupo que ainda não participaram dando suas respostas à turma. É interessante que um aluno apresente suas respostas e outro acrescenta uma observação argumentada na resposta do colega. Peça que todas respostas utilizem pontos dos documentos estudados.
A expectativa é que os alunos reiterem aprendizados das etapas anteriores da aula. É a oportunidade que o professor tem de verificar se os alunos aprenderam o esperado da aula.
Nos grupos da atividade “A” é esperado que façam políticos discursando, sendo entrevistados ou conversando com trabalhadores. Na atividade “B” é esperado que façam frases que destaquem o trabalhador, ações sociais, reformas que permitam melhorar a vida dos trabalhadores e povo em geral, tal como: “na cabina secreta, tu trabalhador, coloca no envelope a cédula de Getúlio Vargas e dos candidatos do P.T.B.”. Na atividade “C” é esperado que simulem discursos como do documento: “Recorte Jornal do Comércio, 29 de setembro de 1950”.
Pergunte se os alunos já haviam pensado sobre o termo “apelo social”, bem como utilize os exemplos dados pelos alunos a partir do questionamento na etapa contexto para que reflitam e construam seu próprio conhecimento.
Realizar a atividade em folha A4 pode permitir que seja exposto na sala ou na escola. Assim, outras turmas podem verificar a vivência em sala de aula.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive.
Contexto
Para despertar o interesse da turma e estimular o protagonismo dos estudantes, encaminhe as perguntas disparadoras no grupo da sala, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. Solicite que os alunos debatam sobre elas.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que você considera estranho ou normal nas campanhas eleitorais?
- Como é a fala dos políticos nas entrevistas e comícios?
- Como os candidatos se comportam nas caminhadas ou panfletagem?
- O que é apelo social nas Campanhas Eleitorais?
Dê um tempo para que a turma discuta sobre as respostas a estes questionamentos e, então, encaminhe o objetivo da aula e os materiais da problematização.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Outra possibilidade pode ser dividir as fontes entre os alunos ou equipes, de modo que um aluno possa receber uma ou mais fontes, mas não necessariamente todas. Assim, você pode distribuir as fontes conforme o nível de dificuldade de cada um e seu conhecimento sobre a turma.
Junto com as fontes, encaminhe alguns questionamentos para orientar a análise dos documentos.
Texto A caravana de Vargas
- Quais foram as duas principais bandeiras levantadas por Vargas?
- Segundo o texto, Getúlio falava como “pai” do trabalhismo e da legislação trabalhista. O que ele defendia?
Imagem Vargas discursando
- Quem serão as pessoas representadas na foto?
- Quando a fotografia foi tirada?
- O que a multidão presente na imagem pode estar fazendo?
Texto Jornal do Comércio
- Que fonte é essa? De quando é?
- O texto lembra várias vezes o trabalhador que o voto é secreto e que só ele saberá em quem votar. Por quê?
- Qual justificativa é dada pelo texto para que o trabalhador vote em Vargas e nos candidatos do PTB?
Para todas as fontes
- Com base nas fontes apresentadas, quais características do apelo social você consegue identificar na campanha de Getúlio Vargas?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, grupos menores podem se juntar para produzir a campanha eleitoral .
Eles podem criar um folheto com desenhos e slogans de campanha. O discurso pode ser enviado em forma de texto ou gravado em formato de áudio ou vídeo.
Você pode disponibilizar um documento no Google Drive compartilhado com a turma para que possam construir a campanha coletivamente, e criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as produções.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, inclusive o Museu da República, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pablo Farias
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Modernização, ditadura-civil militar e redemocratização: o Brasil após 1946
Objeto (s) de conhecimento: O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI17 - Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946
Palavras Chave: Vargas - Redemocratização
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