Documento 1 trecho Comissão da verdade
Plano de Aula
Plano de aula: Ditadura Civil-Militar e as populações indígenas
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Indígenas e quilombolas na ditadura
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI21 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano de aula em questão procura relacionar o projeto desenvolvimentista colocado em prática durante a ditadura civil-militar com a violação dos direitos das populações indígenas. Para além da tomada do território indígena para a construção das rodovias e hidrelétricas, será trabalhado o projeto de integracionismo dos povos indígenas proposto pela ditadura civil-militar.
Materiais necessários: Cópias impressas ou projeção dos textos 1, 2 e 3 para que os alunos, divididos em trios, possam ler e analisar. Folhas de ofício e canetinhas para a sistematização.
Material complementar:
Documento 1 - Contexto: Trecho Comissão da verdade:
Documento 2 - Problematização: Memórias da ditadura civil-militar:
Documento 3 - Problematização: Entrevista sobre os Irmãos Villas Bôas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vrKfrgAYHg2MnrVzRtW7yQzdcjVqdE2qsMgEppsFRFK927ruNkXRpK27U9U/his9-21und01-documento-3-entrevista-sobre-os-irmaos-villas-boas.pdf
Para você saber mais:
Segue abaixo algumas referências sobre a temática da aula e dos conceitos nela utilizadas.
Link do memórias da ditadura: http://memoriasdaditadura.org.br/indigenas/index.html (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Reportagem jornal o Globo sobre a história da resistência e morte dos povos indígenas na ditadura. Link: https://glo.bo/2EHAMmk (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Referência de conteúdo sobre ditadura militar e as populações indígenas: link: https://www.ufmg.br/brasildoc/temas/5-ditadura-militar-e-populacoes-indigenas/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Conselho Indigenista missionário sobre a atuação da ditadura para com os povos indígenas: https://cimi.org.br/2014/03/35850/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Conceito de ditadura civil-militar: http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o e
http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324 (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Sobre o projeto de desenvolvimentismo durante a ditadura civil-militar:
http://revistaprincipios.com.br/artigos/51/cat/1492/política-externa-e-desenvolvimento-no-regime-militar-.html (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Sobre o conceito de integracionismo indígena durante a ditadura civil-militar:
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/23/album/1500833290_860968.html#foto_gal_1 (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Conceito de integração segundo a Comissão Nacional da Verdade:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ge6kYj8PUfYRQWnpuNAe4wjSAZUajsWRRAP8fxMUkmkgZVrFpVd9g5NjNeEH/his9-21und01-conceito-de-integracao.pdf (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
O que foi a comissão nacional da verdade:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rcqSYCkMcM8fXUqx3DK5uH9DZbPYYsds4QUxX6e3yTDBmBSTnfTv3bEWxhmA/his9-21und01-definicao-da-comissao-nacional-da-verdade.pdf (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Conceito de desenvolvimentismo: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/desenvolvimentismo (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Referências bibliográficas:
FICO, C. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Record, 2004;
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014;
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014;
DAVIS, Shelton H. Vítimas do Milagre; o desenvolvimento e os índios do Brasil. São Paulo: Zahar, 1978;
MARTINS, Edilson. Nossos índios, nossos mortos. Rio de Janeiro: CODECRI, 1978;
CAMPOS, André. Krenak: O presídio indígena da ditadura. Poratim, Brasília: Cimi, v. 347, agosto 2012.
MARCATO, Sônia de Almeida. A repressão contra os Botocudos em Minas Gerais. Boletim do Museu do Índio, Col. Etno-História. Rio de Janeiro: Museu do Índio, v. 1, maio de 1979.
-----------. Via-crucis de um povo. Os Krenak às margens do rio Doce, Funai, Brasília, 1982. PREZIA, Benedito. O povo Krenak: o exílio de um povo. Suplemento do Porantim, jan./fev. 1988, p. 2.
-----------. Indígenas do Leste do Brasil. Destruição e resistência. São Paulo: Paulinas, 2004, p. 51-57.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma. Você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma.
A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender ao final desta. Mas, é muito importante não antecipar nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.
O objetivo central da aula é que os alunos compreendam como o projeto desenvolvimentista, com as obras ditas obras “faraônicas”, impactaram nas comunidades indígenas durante o período da ditadura civil-militar.
Para você saber mais:
O conceito de desenvolvimentismo foi utilizado no Brasil no período de Juscelino Kubitscheck e retomado nos projetos da ditadura civil-militar, segue o verbete do acervo do cpdoc: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/desenvolvimentismo (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Sobre o projeto desenvolvimentista e as obras faraônicas da ditadura civil-militar:
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/obras-de-infraestrutura-do-brasil-na-ditadura/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Para saber mais sobre o conceito e projeto de integracionismo das populações indígenas durante a ditadura civil-militar ver os links abaixo:
https://www.ufmg.br/brasildoc/temas/5-ditadura-militar-e-populacoes-indigenas/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/200integra.html (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após apresentar o objetivo da aula, divida a turma em trios, disponibilize o documento 1 e peça que os alunos realizem a leitura do trecho da comissão da verdade sobre a violação dos direitos dos povos indígenas. Após a leitura, peça que nos trios os alunos conversem sobre o que aconteceu com as populações indígenas durante a ditadura civil-militar;
O interessante neste momento é que os alunos se sensibilizem sobre os efeitos da ditadura civil-militar para os povos indígenas, desconstruindo assim a noção de que a violência e a repressão ocorreu apenas aos grupos políticos e aliados a uma ideologia comunista. É possível que neste momento os alunos questionem o porquê dos indígenas terem sido alvo da ditadura civil-militar e sobre o que foi a comissão nacional da verdade, para maiores informações consultar o item para você saber mais, onde disponibilizo um texto sobre o que foi a comissão nacional da verdade.
Documento1: Trecho Comissão da verdade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XCuB6F4SaNEuyrnpRtYng7dfm2mhWWSVba23QRgkhub5FWfdDrh3JXGXepTf/his9-21und01-documento-1-trecho-comissao-da-verdade.pdf
Como adequar à sua realidade:
Caso os alunos sejam descendentes de comunidades indígenas, ou residam próximos das áreas impactadas diretamente, é interessante ver no relatório da comissão da verdade relatos de indígenas da região e trabalhar a história local com eles. Inclusive realizando a atividade de os alunos realizarem entrevistas em suas aldeias, ou com seus parentes que viveram no período na região, buscando resgatar a memória local.
Para você saber mais:
O que foi a comissão nacional da verdade:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rcqSYCkMcM8fXUqx3DK5uH9DZbPYYsds4QUxX6e3yTDBmBSTnfTv3bEWxhmA/his9-21und01-definicao-da-comissao-nacional-da-verdade.pdf (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Link do memórias da ditadura: http://memoriasdaditadura.org.br/indigenas/index.html (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Reportagem jornal o Globo sobre a história da resistência e morte dos povos indígenas na ditadura. Link: https://glo.bo/2EHAMmk (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Referência de conteúdo sobre ditadura militar e as populações indígenas: link: https://www.ufmg.br/brasildoc/temas/5-ditadura-militar-e-populacoes-indigenas/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Conselho Indigenista missionário sobre a atuação da ditadura para com os povos indígenas: https://cimi.org.br/2014/03/35850/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
Disponibilize o documento 2: sobre os projetos desenvolvimentistas da ditadura civil-militar e o documento 3: trechos da entrevista sobre os Irmãos Villas Bôas. Peça aos alunos que em seus trios realizem a leitura dos textos e conversem sobre as perguntas apresentadas:
Como podemos relacionar os projetos de construção da Transamazônica e da Usina Hidrelétrica de Itaipu com a violência realizada contra as populações indígenas?
O que seria o projeto de “integração” dos indígenas?
Pedir que os alunos comentem suas respostas, após debate nos trios.
É esperado que os alunos, após a contextualização, estejam curiosos e interessados em compreender o motivo da violência empregada contra os indígenas durante a ditadura civil-militar. Os alunos deverão relacionar após a leitura dos textos, o projeto desenvolvimentista, com a abertura da Transamazônica e da usina hidrelétrica de Itaipu, as disputas territoriais e a invasão do espaço indígena e a violência instaurada.
É interessante trabalhar com os alunos o conceito de desenvolvimentismo e situar as regiões afetadas com a construção da Transamazônica. Com relação à pergunta sobre o que foi o projeto de integração do indígena, é possível que o aluno se questione sobre como foi este projeto e o que impactava nos índios, é importante trabalhar o conceito de integração, aculturação e despertar nos alunos a importância da preservação cultural das populações indígenas.
Como resposta é esperado que os alunos relacionem a retirada das terras indígenas para a abertura da transamazônica e das construções realizadas no período, terras habitadas por tribos há centenas de anos que foram violentamente retiradas para a integração do país, e para a construção de hidrelétricas e estradas. Além do uso da mão de obra indígena, nestas regiões, os abusos de poder e agressões realizadas por militares, a violência com tribos isoladas, que nunca tiveram contato com o homem branco.
Sobre o que seria o projeto de integração os alunos poderão responder sobre a tentativa de integrar o índio na sociedade nacional, tida como “civilizada”, retirar sua cultura, formas de organização, comunicação e rituais, retirar dos indígenas suas características tribais, ensinando o português, a religião, construindo casas, colocando-os em empregos.
Documento 2 - Problematização: Memórias da ditadura civil-militar:
Documento 3 - Problematização: Entrevista sobre os Irmãos Villas Bôas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vrKfrgAYHg2MnrVzRtW7yQzdcjVqdE2qsMgEppsFRFK927ruNkXRpK27U9U/his9-21und01-documento-3-entrevista-sobre-os-irmaos-villas-boas.pdf
Como adequar à sua realidade:
Caso sua escola esteja localizada em uma região cortada pela Transamazônica, ou próxima a Usina Hidrelétrica de Itaipu, seria interessante adaptar a aula para trabalhar os aspectos locais da construção destas obras, verificar as fontes de jornais locais da época sobre os impactos da construção nas populações locais, verificar a existência de museus e espaços de memória locais que retratam o período, ou até mesmo trabalhar com fotografias locais.
Para você saber mais:
Conceito de aculturação: “o ato de sujeitar um povo ou adaptá-lo tecnologicamente a um padrão tido como superior.(...) a aculturação é necessariamente um fenômeno de controle social de um povo sobre outro. (...) a aculturação, como política de colonização, foi uma prática de etnocentrismo. A não compreensão da cultura do “outro”, ou mesmo a negação dessa cultura, deu lugar a práticas de “aculturação”, pois esse “outro” – exatamente por ser diferente – deveria ser encaixado na cultura dita “superior”.” SILVA, Kalima. V; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005. P.15 - 16.
Conceito de etnocentrismo: “o etnocentrismo pode ser definido como uma visão de mundo fundamentada rigidamente nos valores e modelos de uma dada cultura; por ele, o indivíduo julga e atribui valor à cultura do outro a partir de sua própria cultura. Tal situação dá margem a vários equívocos, preconceitos e hierarquias, que levam o indivíduo a considerar sua cultura a melhor ou superior.” SILVA, Kalima. V; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005. P.127.
Conceito de integração segundo a Comissão Nacional da Verdade:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ge6kYj8PUfYRQWnpuNAe4wjSAZUajsWRRAP8fxMUkmkgZVrFpVd9g5NjNeEH/his9-21und01-conceito-de-integracao.pdf (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Sobre o projeto de desenvolvimentismo durante a ditadura civil-militar:
http://revistaprincipios.com.br/artigos/51/cat/1492/política-externa-e-desenvolvimento-no-regime-militar-.html (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Sobre o conceito de integracionismo indígena durante a ditadura civil-militar:
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/23/album/1500833290_860968.html#foto_gal_1 (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Este é o momento da finalização da aula, onde os alunos irão sintetizar o aprendizado. Peça que os alunos, ainda em trios, elaborem uma resposta para a questão: É possível preservar a cultura indígena (seus hábitos, costumes e modos de viver) por meio da Política Integracionista implantada durante a Ditadura Civil-Militar? Por quê? É desejável que os alunos após a leitura das fontes no momento da problematização se questionem sobre os efeitos da política de integração dos índios, e do papel dos órgãos de proteção neste momento da ditadura civil-militar.
Pedir que os trios elaborem uma frase em forma de denúncia, a partir das respostas dadas às perguntas acima. Peça que dois trios socializem suas denúncias para a turma.
Como resposta é esperado que os alunos identifiquem que não é possível se preservar e respeitar a cultura indígena com um projeto integracionista, que prevê a inserção do índio no modelo de sociedade ocidental e no mercado de trabalho, em detrimento de seus rituais, suas práticas culturais e de sua sociedade.
As perguntas podem ser escritas no quadro ou projetadas com data show. screva as perguntas no quadro ou projetá-las com data show. É interessante disponibilizar papel ofício e canetinhas, e pedir que os alunos escrevam a frase com letras grandes, para que depois, elaborem um painel com as denúncias e exponham para a turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o texto e peça para que os estudantes respondam o questionamento a seguir. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que aconteceu com as populações indígenas durante a ditadura civil-militar?
Dê um tempo para que a turma envie as respostas às perguntas, por escrito, através de áudios ou vídeos, que podem ser encaminhados no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes propostas na etapa e alguns questionamentos para orientar a análise.
Questões para refletir:
- O que seria a rodovia transamazônica?
- Como os governos militares viam a questão indígena?
- O que era a política indigenista protecionista? O que ela defendia?
- O que era a política indígena integracionista? O que ela defendia?
Questões para responder:
- Como podemos relacionar os projetos de construção da Transamazônica e da Usina Hidrelétrica de Itaipu com a violência realizada contra as populações indígenas?
- O que seria o projeto de “integração” dos indígenas proposto pelos governos militares?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
As frases podem ser enviadas no grupo da sala no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, para que os alunos possam ver as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pablo Farias
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9 ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946
Objeto (s) de conhecimento: Os anos 1960: revolução cultural? A ditadura civil-militar e os processos de resistência. As questões indígena e negra e a ditadura
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de se contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Palavras Chave: Ditadura Civil-militar; populações indígenas; projeto desenvolvimentista; integracionismo.
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