GEO9_01UND04 - Sistematização - Cópia do slide
Plano de Aula
Plano de aula: União Europeia: influência para a criação de outros blocos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África
Por: Cibele Oliveira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é compreender como a criação, consolidação e características da União Europeia serviu como inspiração e parâmetro para a criação de outros blocos econômicos.
Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE02 que faz uma abordagem sobre as corporações internacionais e organização econômicas mundiais.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:
- Um conjunto de questões para cada grupo - caso sua unidade escolar tenha projetor, não será necessário a impressão deste conjunto de questões, providencie somente folhas tamanho A4 para que escrevam as respostas;
- caneta;
- relógio para cronometrar o tempo de resposta de cada questão do desafio.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K6W6sKURNks8g7ppFTEkvTkH2YZrMFm27NPzvxuY7aNXezfdnurtgBrqMBnn/geo9-01und04-contextualizacao-copia-do-slide.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XTQjekwb3ajH7YvbH5TXAdekBjjpRYrR8nm7fqeJvQuq3EbXHfQxSFW8p7eq/geo9-01und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
“A União Europeia” do site Universia. Disponível em: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=46661848230210672635367601076. Acesso em: 13 abr. 2019.
O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? De Cláudio Sassaki. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida. Acesso em: 01 dez. 2018.
“União Europeia” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/uniao-europeia.htm. Acesso em; 11 abr. 2019.
“União Europeia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/uniao-europeia/. Acesso em: 13 abr. 2019.
“União Europeia: Reino Unido pede para sair” do Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem-play/internacional-uniao-europeia/. Acesso em: 14 abr. 2019.
Contextos prévios: conhecer outros blocos econômicos e a importância deles para consolidação de interesses conjuntos, principalmente na área econômica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos; a sugestão é que sejam formados três ou quatro dependendo do número de alunos da classe. A temática da aula é a União Europeia e a influência desse bloco para a criação de outros.
Comunique que eles vão participar de uma disputa. É pertinente que eles já tenham realizado uma pesquisa prévia antes e tragam para sala anotações sobre a União Europeia. Essas anotações poderão ser consultadas no momento da realização da atividade da ação propositiva.
Comunique a eles sobre esse desafio e a necessidade de pesquisarem e estudarem o tema antecipadamente. Essa preparação é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, dicionário, livros. Oriente-os a pesquisarem em fontes confiáveis evitando blogues e sites de informações compartilhadas como o wikipedia. Uma ótima opção são os próprios livros didáticos.
A partir da disponibilidade de material que há em sua unidade escolar, separe e indique os que podem ser consultados pelo aluno. Se houver sala com acesso à internet verifique com a gestão de sua escola sobre a possibilidade de usarem o espaço em horário invertido ao da aula para fazerem a pesquisa. A seguir elencamos algumas sugestões de sites para os alunos pesquisarem:
“A União Europeia” do site Universia. Disponível em: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=46661848230210672635367601076. Acesso em: 13 abr. 2019.
“União Europeia” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/uniao-europeia.htm. Acesso em; 11 abr. 2019.
“União Europeia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/uniao-europeia/. Acesso em: 13 abr. 2019.
“União Europeia: Reino Unido pede para sair” do Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem-play/internacional-uniao-europeia/. Acesso em: 14 abr. 2019.
Como adequar à sua realidade:
Peça para os alunos compartilharem seus conhecimentos e compreensão sobre a importância do Mercosul para o Brasil.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO