GEO9_11UND05 - Parques Científicos e Tecnológicos
Plano de Aula
Plano de aula: Novas tecnologias e suas consequências nas dinâmicas diárias
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC - página 391. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:
EF09GE02 - Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.);
EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;
EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.
A metodologia deste plano é de “sala de aula invertida” e portanto é necessário que o estudante efetive algumas atividades antes de estar apto para participar da aula.
Materiais necessários: Cópias A4 para distribuir os textos e questionário para os estudantes; Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.
Material complementar:
Questionário de leitura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ePdRKjzWUhxGTDra7rG7YJ93ZuSgQn8Amr6q3kXjwcVquq22uERUuTe6Ag8A/geo9-11und05-questionario-de-leitura.pdf
Parques Científicos e Tecnológicos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf
Resposta atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeTjRvCG97ZVDaqyAJZHFqqgE6qd8E6rWQSJ4CVWN5sXPnzHV6sgjRTdmpCR/geo9-11und05-resposta-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Terceira revolução Industrial. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm>. Acesso em: 20/Jan de 2018.
MAGACHO, Lygia Alessandra Magalhães. Parque de inovação de serviços para as pessoas: metodologias para o planejamento. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16890/16890_4.PDF>. Acesso em: 26 jan 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Capitalismo informacional. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/capitalismo-informacional.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.
____________. Reestruturação produtiva. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.
Vale do Silício. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio>. Acesso em: 20 jan 2018.
Site oficial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Disponível em: <https://www.iasp.ws/our-members/directory>. Acesso em: 20 jan. 2018.
Contextos prévios: Essa aula trabalhará com vários conceitos históricos e geográficos. É interessante que os estudantes conheçam, ainda que de maneira introdutória, as diversas fases de desenvolvimento do capitalismo, especialmente a 4º fase de desenvolvimento: o capitalismo informacional e a 3º revolução industrial.
Tema da aula
Tempo sugerido: atividade para ser desenvolvida no lar
Orientações: Tendo em vista que esse plano de aula utiliza como metodología a “sala de aula invertida”, os alunos deverão ler um texto introdutório e extrair dele suas ideias principais conceituando Parques tecnológicos e 3º revolução industrial. Entregue as cópias tamanho A4 do texto Parques científicos tecnológicos (disponível abaixo) para os estudantes e peça para que leiam no lar, incentive-os a resumir o texto, fazer anotações, grifar passagens importantes, procurar palavras no dicionário. Informe os alunos que eles devem trazer o texto e as anotações na próxima aula.
Explicite que na atividade em sala eles irão trabalhar em grupo de aproximadamente 5 pessoas.
Texto para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf
Fonte da imagem: Silicon Valley North. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Silicon_valley_north.JPG>. Acesso em: 06 fev. 2019
Como adequar à sua realidade: Se na região em que os alunos vivem existir algum centro de pesquisa e tecnologia (tecnopolo ou parque tecnológico) a produção de texto posterior à aula pode ser direcionada a discutir essa realidade local. A pesquisa e produção posterior pode ser direcionada a um centro de pesquisa e desenvolvimento do estado da federação que a escola faz parte.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Pergunte aos estudantes se eles sabem em quais países surgiram importantes empresas de tecnologia como Microsoft, Apple, Google, Facebook, Instagram, Netflix, Waze, Uber, Sony, Samsung, AMD, Intel etc. Provavelmente os alunos apontarão algumas respostas corretas e outras não. Chame a atenção dos alunos para o fato de que as as empresas de maior valor na atualidade são empresas relacionadas às tecnologias digitais e à internet, e que o desenvolvimento desses mercados se deu em alguns locais muito especiais na configuração urbana e que esses lugares foram denominados com diversos nomes (parques tecnológicos, tecnopolos, parques de ciência e tecnologia etc) dependendo da sua abrangência, escala e configuração organizacional.
Explique que existem centenas de áreas que tem por objetivo incentivar a pesquisa e desenvolvimento no mundo e que os marcadores do mapa justamente indicam tais áreas.
Indique aos alunos que o texto lido no lar servirá agora como material de apoio para a realização da atividade. Distribua o questionário de leitura (um para cada grupo). Incentive os alunos a utilizarem o texto e as anotações para responder a ficha.
Fonte da imagem: IASP members. Disponivel em:
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Terceira revolução Industrial. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm>. Acesso em: 20/Jan de 2018.
MAGACHO, Lygia Alessandra Magalhães. Parque de inovação de serviços para as pessoas: metodologias para o planejamento. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16890/16890_4.PDF>. Acesso em: 26 jan 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Capitalismo informacional. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/capitalismo-informacional.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.
____________. Reestruturação produtiva. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.
Vale do Silício. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio>. Acesso em: 20 jan 2018.
Site oficial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Disponível em: <https://www.iasp.ws/our-members/directory>. Acesso em: 20 jan. 2018.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em 4 grupos e explique que eles irão fazer uma atividade dinâmica, um jogo de “passa ou repassa” sobre o tema parques tecnológicos. Se achar conveniente permita que os estudantes nomeiem os quatro grupos.
Peça um representante de cada grupo que será responsável por responder as perguntas feitas pelo grupo adversário e peça para os 4 representantes escolhidos tirarem “dois ou um” (ou algo similar) para decidir que irá iniciar.
Inicie a atividade cronometrando um tempo de 5 minutos para os alunos formularem perguntas sobre o tema. Terminado o tempo, o grupo que “ganhou” iniciará o jogo. O grupo adversário terá 30 segundos para formular uma resposta (é interessante estipular um limite de resposta de 1 minuto, somente para garantir uma atividade dinâmica). Se a resposta for correta, marca-se um ponto para o grupo, se for errônea, o time que efetuou a pergunta deve respondê-la corretamente, se não conseguir respondê-la corretamente o outro time ganha um ponto.
Logicamente que a equipe que conseguir marcar mais pontos será a vencedora do jogo. Se achar conveniente estipule uma premiação.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Cesse a atividade de “Passa ou repassa” e contabilize o grupo vencedor da dinâmica. Peça para os estudantes se organizarem de forma cotidiana.
Retome os principais objetivos da aula (os alunos devem ser estimulados à tentarem definir os conceitos com o professor):
- Definir o conceito de “parques tecnológicos”;
- Entender que esses espaços são essenciais para o funcionamento do sistema capitalista informacional;
- Que a distribuição e escala desses espaços são muito diversos no mundo;
Finalize a aula com comentários positivos da atividade. Estimulando os estudantes a continuarem a se empenhar e que os mesmos fiquem atentos às notícias de lançamentos de novas tecnologias (muito comuns nos meios de comunicação) em saber qual empresa está lançando a solução e onde a pesquisa é feita (muito provavelmente ela é feita num parque tecnológico).
Sistematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para fechar a aula peça para os estudantes pesquisarem a história de algum parque tecnológico mantendo o grupo de trabalho. A pesquisa deve contemplar um panorama geral sobre a estruturação do parque tecnológico (ano de concepção e execução do projeto, principais centros constituídos (universidades, laboratórios, centros de pesquisa) e principais empresas criadas nesse espaço.
Se atente para não permitir que dois grupos pesquisem sobre o mesmo parque tecnológico. A apresentação da pesquisa deve ser feita a critério do professor, se preferir o formato de seminários é interessante que dois grupos apresentem por aula de 50 minutos e que os critérios de avaliação sejam discutidos antes da apresentação do trabalho. Se for texto impresso ou manuscrito é importante orientar os estudantes quanto às fontes de pesquisa e formato para entrega. No caso de produção de texto, o professor pode também optar pela realização dessa etapa de forma individual.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
Comente que o objetivo desta aula é compreender o que são os chamados Parques Tecnológicos e sua importância para o capitalismo global. Será utilizada a metodologia ativa chamada de sala de aula invertida. Para isso, solicite que os alunos leiam o arquivo disponível aqui. A aula será organizada no WhatsApp, mas você pode adaptá-lo para o e-mail. Nesta aula, o valor do protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Pergunte aos estudantes se eles sabem em quais países surgiram importantes empresas de tecnologia, como Microsoft, Apple, Google, Facebook, Instagram, Netflix, Waze, Uber, Sony, Samsung, AMD, Intel etc. Provavelmente, os alunos apontarão algumas respostas corretas e outras não. Chame a atenção dos alunos para o fato de que as as empresas de maior valor na atualidade são empresas relacionadas às tecnologias digitais e à internet, e que o desenvolvimento desses mercados se deu em alguns locais muito especiais na configuração urbana. Explique que esses lugares foram denominados com diversos nomes (Parques Tecnológicos, Tecnopolos, Parques de Ciência e Tecnologia etc.), dependendo da sua abrangência, escala e configuração organizacional. Incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o link disponível aqui, e lhes pergunte qual a importância desses parques tecnológicos no mundo. Espere algumas respostas. Explique que existem centenas de áreas que têm por objetivo incentivar a pesquisa e desenvolvimento no mundo, os marcadores do mapa justamente indicam tais áreas. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Divida os estudantes em 4 grupos e explique que eles irão responder ao questionário relacionado ao texto lido em casa, disponível aqui. Peça aos alunos para se organizarem pelo WhatsApp. O objetivo é que todos os alunos dos grupos contribuam. Mais importante que as respostas é a discussão entre o grupo. Incentive o trabalho colaborativo. Tempo estimado de 25 minutos.
Sistematização
Retome os principais objetivos da aula (os alunos devem ser estimulados a tentar definir os conceitos com o professor):
1 - Definir o conceito de “Parques Tecnológicos”;
2 - Entender que esses espaços são essenciais para o funcionamento do sistema capitalista informacional;
3 - Entender que a distribuição e a escala desses espaços são muito diversas no mundo.
Finalize a aula estimulando os estudantes a continuarem se empenhando e a ficarem atentos às notícias de lançamentos de novas tecnologias (muito comuns nos meios de comunicação), para saber qual empresa está lançando a solução e onde a pesquisa é feita (muito provavelmente, ela será feita num Parque Tecnológico). Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre parques tecnológicos, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula em uma discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriel Lopes
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender o que são os chamados parques tecnológicos e sua importância para o capitalismo global
Habilidade (s) da Base: (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA