GEO09_16UNID03 - Imagens e mapa
Plano de Aula
Plano de aula: Domínios morfoclimáticos: Floresta de Coníferas ou Boreal (Taiga)
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa e da Ásia. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Como esse plano prevê o uso de mapas você pode desenvolver outras habilidades como a EF09GE15 que busca comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. A longo prazo você poderá relacionar o clima e vegetação das áreas estudadas contemplando a habilidade EF09GE17 que busca explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa e da Ásia e a habilidade EF09GE18 que busca, entre outras coisas, identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais.
Materiais necessários: Imagens da Floresta de Coníferas (Taiga) disponíveis nos slides e material complementar; Mapa das Zonas térmicas da Terra (Fonte: Maulucioni, sob licença CC-BY 4.0. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Zonas_t%C3%A9rmicas#/media/File:Zonas_t%C3%A9rmicas_de_la_Tierra.png ; papel sulfite, lápis ou caneta ou computador com software para montar um organograma (powerpoint, por exemplo).
Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rBwK2wwCEjtgENqHTNrzpgXkmUTYwwSy7N4xCKgNRuJYcAdWHV4UKbrR97uY/geo09-16unid03-imagens-e-mapa.pdf
Imagens da Floresta de Coníferas (Taiga) (Fonte: Pixabay, acesso em 13/02/2019); Mapa das Zonas térmicas da Terra (Fonte: Maulucioni, sob licença CC-BY 4.0. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Zonas_t%C3%A9rmicas#/media/File:Zonas_t%C3%A9rmicas_de_la_Tierra.png.)
Link para os mapas:
Mapa das Zonas térmicas da Terra (Fonte: Maulucioni, sob licença CC-BY 4.0. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Zonas_t%C3%A9rmicas#/media/File:Zonas_t%C3%A9rmicas_de_la_Tierra.png.Acesso em 06/02/2019.
Para você saber mais:
Há várias fotos da Floresta de Coníferas (Taiga) disponíveis em: pxhere.com; pixabay.com; pixnio.com; (acessados em 13/02/2019) além de links sem direito de uso facilmente encontrado na internet.
O link: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-sabe-o-que-e-uma-floresta-boreal-ou-taiga/ apresenta as características da Floresta de Coníferas (Taiga) em texto simples: “Você sabe o que é uma floresta boreal ou taiga?”. O link https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/taiga/482624# apresenta um curto vídeo (46s) e texto sobre a Taiga que também pode ser consultado. Já o artigo “Taiga” disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/taiga apresenta as características desse domínio detalhadamente, sobre a vegetação, clima, fauna, solos e situação atual. O link: https://pt.climate-data.org/asia/russia/kemerovo-oblast/taiga-19461/ apresenta característica do clima desse domínio apresentando gráfico de temperatura e o climograma da região onde ocorre.
Na reportagem “Imagens do dia 11 de fevereiro de 2019” disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/11/imagens-do-dia-11-de-fevereiro-de-2019.ghtml há imagem da Taiga Siberiana coberta com gelo. A reportagem : “Agafia Líkova, la ermitaña rusa del siglo XXI perdida en la taiga siberiana” disponível em:https://mundo.sputniknews.com/sociedad/201803121076938140-agafia-likova-cristianos-viejos-creyentes-siberia/ e o vídeo: “ A Vida na Taiga de Agafia” (35min45s) disponível em: https://www.vice.com/pt_br/article/53mkv3/a-vida-na-taiga-de-agafia-completo contam a história de uma família russa que se abrigou na Taiga Siberiana após perseguição religiosa na época do regime soviético de Stálin em 1936 e seu último descentente que lá viveu até 2016, apresentando imagens impressionantes e as dificuldades de viver nesse domínio.
Todos acessados em 13/02/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos clima e vegetação e noções de localização, principalmente dos continentes desse tema (Europa, Ásia e Oceania).
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Esse plano abordará sobre o domínio morfoclimático específico da Floresta de Coníferas (Taiga), também conhecido como Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal. Leia o título em sala de aula e retome com os alunos se eles se recordam o que é Floresta de Coníferas. Se necessário retome os outros nomes sugeridos (Taiga ou Floresta Boreal), busque que compreendam o significado de coníferas (árvores em forma de cone) e de boreal (norte). Divida-os em duplas ou trios. O objetivo é relacionar esse domínio morfoclimático ao clima frio dos continentes desse tema (Europa e Ásia) e descrever e compreender, por meio da construção de um diagrama, como as características dessa vegetação favorecem a adaptação às condições climáticas regionais. Você pode solicitar também que os alunos tragam um atlas geográfico ou usar o mapa-mundi político do livro didático para identificar os países e regiões exatas dos continentes desse tema com a presença da Floresta de Coníferas. Você também pode trabalhar esse plano junto com o professor de ciências/biologia se achar conveniente. Para maiores informações você pode solicitar aos alunos fazerem uma pesquisa prévia sobre esse domínio. Para tal recomenda-se os links sugeridos em “Para saber mais”
Como adequar à sua realidade: No Brasil, não há Florestas de Coníferas, porém você pode fazer menção a Mata de Araucárias que trata-se de uma gimnosperma, assim como os pinheiros que são encontrados na Floresta de Coníferas, e que também são adaptadas aos climas frios, típico do sul do país.
Para você saber mais:
O link: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-sabe-o-que-e-uma-floresta-boreal-ou-taiga/ apresenta as características da Taiga em texto simples: “Você sabe o que é uma floresta boreal ou taiga?”. O link https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/taiga/482624# apresenta um curto vídeo (46s) e texto sobre a Taiga que também pode ser consultado. Já o artigo “Taiga” disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/taiga apresenta as características desse domínio detalhadamente, sobre a vegetação, clima, fauna, solos e situação atual. O link: https://pt.climate-data.org/asia/russia/kemerovo-oblast/taiga-19461/ apresenta característica do clima desse domínio apresentando gráfico de temperatura e o climograma da região onde ocorre.
Todos acessados em 13/02/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos clima e vegetação e noções de localização, principalmente dos continentes desse tema (Europa, Ásia e Oceania).
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Solicite ao alunos que atentem as imagens da Taiga selecionadas. Você pode pedir que levantem as características dessas árvores observadas nas fotos: árvores altas, formação de coníferas, basicamente representada por pinheiros; homogênea, ou seja, com pouca variação de espécies; acicufoliadas, ou seja, folhas em forma de agulhas, longa, estreita e finas; cascas dos troncos grossas, entre outras.
Material complementar
Para você saber mais: Se precisar, apresente outras imagens dessa formação. Há várias fotos disponíveis em: pxhere.com; pixabay.com; pixnio.com; além de links sem direito de uso facilmente encontrado na internet. Use também o livro didático que pode apresentar fotos desse domínio. Na reportagem “Imagens do dia 11 de fevereiro de 2019” disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/11/imagens-do-dia-11-de-fevereiro-de-2019.ghtml há imagem da Taiga Siberiana coberta com gelo.
Todos acessados em 13/02/2019.
Imagens: Fonte: Pixabay, acesso em 13/02/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia a pergunta em sala de aula. Os alunos devem concluir que a vegetação demonstrada que é a Floresta de Coníferas (título desse plano), ocorre em áreas de climas frios, com ocorrência de temperaturas baixas. Passe para o próximo slide para que possam identificar a região de sua ocorrência nos continentes supracitados, relacionado ao clima.
Para você saber mais: O link: https://pt.climate-data.org/asia/russia/kemerovo-oblast/taiga-19461/ apresenta característica do clima desse domínio apresentando gráfico de temperatura e o climograma da região onde ocorre. Acesso em 13/02/2019.
Problematização
Orientações: No mapa, dê atenção para a interpretação da legenda onde identifica-se com as cores as temperaturas médias, as regiões latitudinais e altitudinais. Os alunos devem identificar as áreas de cor azul (região boreal - 3 a 6ºC), de altas latitudes, como as regiões comuns deste domínio, ou seja, ao norte da Europa e Ásia - península Escandinava (Noruega, Suécia e Finlândia) e Rússia (Sibéria). Se não identificarem, demonstre que nas áreas montanhosas, mesmo em menores latitudes, também podem ter ocorrência da Floresta de Coníferas relacionadas ao aumento da altitude e, consequente, queda de temperatura (Alpes, Balcãs e Cárpatos na Europa; Cáucaso na divisa da Europa com a Ásia; e Himalaia na Ásia). Se quiser fazer uma identificação dessas áreas detalhadamente, solicite aos alunos que comparem o mapa de Zonas Térmicas proposto com um mapa-mundi político, assim podem levantar os países dessa ocorrência.
Material complementar
Para você saber mais: O mapa apresentado das Zonas térmicas da Terra está disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Zonas_t%C3%A9rmicas#/media/File:Zonas_t%C3%A9rmicas_de_la_Tierra.png. Acesso em 06/02/2019.
O link: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-sabe-o-que-e-uma-floresta-boreal-ou-taiga/ apresenta as características da Taiga em texto simples: “Você sabe o que é uma floresta boreal ou taiga?”. O link https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/taiga/482624# apresenta um curto vídeo (46s) e texto sobre a Taiga que também pode ser consultado. Já o artigo “Taiga” disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/taiga apresenta as características desse domínio detalhadamente, sobre a vegetação, clima, fauna, solos e situação atual. O link: https://pt.climate-data.org/asia/russia/kemerovo-oblast/taiga-19461/ apresenta característica do clima desse domínio apresentando gráfico de temperatura e o climograma da região onde ocorre.
Todos acessados em 13/02/2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os alunos devem levantar alguns indícios de como as coníferas são adaptadas ao clima frio e úmido tais como: árvores altas, que ocorrem devido a grande disponibilidade de água no ambiente já que a absorção de água ocorre pelas raízes e devem chegar as folhas passando pelos caules e troncos; acicufoliadas, ou seja, folhas em forma de agulha, finas e longas que determinam ambiente típico de clima frio, pois tem pouca superfície de contato assim perdem pouco calor para o ambiente e não retém neve, por serem muito estreitas; cascas dos troncos são grossas também isolando parte do frio; os solos ácidos comuns nesses ambientes o que favorece uma vegetação com pouca variedade e bastante homogênea; os ramos são muito flexíveis o que lhes permite resistir aos ventos e dobram-se quando estão cobertos com muita neve, fazendo-a deslizar até ao chão. Você pode solicitar que façam uma pesquisa acerca das características dessa vegetação ou consultem o livro didático para buscar essas informações.
A localização ocorre ao norte da Europa e Ásia - península Escandinava (Noruega, Suécia e Finlândia) e Rússia (Sibéria); nas áreas montanhosas, Alpes, Balcãs e Cárpatos na Europa, Cáucaso na divisa da Europa com a Ásia e Himalaia na Ásia).
Quanto às principais atividades econômicas estão associadas à silvicultura e, consequente aproveitamento para papel e celulose. A degradação e desmatamento desse domínio também está associada a exploração de petróleo e de gás, construção de estradas e exploração madeireira, dependendo das condições climáticas.
Se achar melhor solicite a alguns grupos que detalhem as características dessa vegetação, outros que abordem sua localização e outros acerca do uso econômico desse domínio, assim terá diagramas diferentes que poderão ser demonstrados em sala e abordar o assunto como um todo.
Quanto ao diagrama, refere-se uma forma de representação gráfica de fatos, fenômenos etc por meio traçados, linhas e formas, ou seja, é uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema simplificado ou um resumo sobre um assunto. Também pode ser encontrado na literatura como um organograma. Seria como um quadro sinótico ou quadro conceitual com formas interligado por linhas. É uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. O objetivo é sintetizar e sistematizar o conteúdo. Há um exemplo no próximo slide para ilustrar o solicitado
Para melhor embasamento você pode solicitar que realizem uma pesquisa prévia sobre esse domínio e também pedir auxílio do professor de biologia/ciências para trabalharem as características da vegetação associadas ao clima. Para tal indica-se o link: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-sabe-o-que-e-uma-floresta-boreal-ou-taiga/ que apresenta as características da Taiga em texto simples: “Você sabe o que é uma floresta boreal ou taiga?”. O link https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/taiga/482624# apresenta um curto vídeo (46s) e texto sobre a Taiga que também pode ser consultado. Já o artigo “Taiga” disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/taiga apresenta as características desse domínio detalhadamente, sobre a vegetação, clima, fauna, solos e situação atual.
Para você saber mais:
O link: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-sabe-o-que-e-uma-floresta-boreal-ou-taiga/ apresenta as características da Taiga em texto simples: “Você sabe o que é uma floresta boreal ou taiga?”. O link https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/taiga/482624# apresenta um curto vídeo (46s) e texto sobre a Taiga que também pode ser consultado. Já o artigo “Taiga” disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/taiga apresenta as características desse domínio detalhadamente, sobre a vegetação, clima, fauna, solos e situação atual.
Ação Propositiva
Orientações: Nesse exemplo verifica-se um diagrama que esquematiza algumas características da vegetação típica da Floresta Tropical. Típica de ambientes de clima quente e úmido esse domínio possui espécies latifoliadas, ou seja, com folhas largas que ampliam a superfície de contato e favorecem a perda de água por evapotranspiração; sistema composto por árvores altas já que a umidade é abundante e não há problemas de transportar a seiva (água com sais minerais) para as folhas do topo; sistema perene, ou seja, sempre com mesmo aspecto, verde nesse caso devido às poucas oscilações do clima ao longo do ano.
Já a Floresta de Coníferas deve apresentar um diagrama que apresente as árvores altas, associado ao clima úmido, porém, acicufoliadas, ou seja, folhas em forma de agulha, finas e longas que determinam ambiente típico de clima frio, pois tem pouca superfície de contato assim perdem pouco calor para o ambiente e não retém neve, por serem muito estreitas; cascas dos troncos são grossas também isolando parte do frio; os solos ácidos comuns nesses ambientes o que favorece uma vegetação com pouca variedade e bastante homogênea; os ramos são muito flexíveis o que lhes permite resistir aos ventos e dobram-se quando estão cobertos com muita neve, fazendo-a deslizar até ao chão.
Para você saber mais: o artigo “Taiga” disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/taiga apresenta as características desse domínio detalhadamente, sobre a vegetação, clima, fauna, solos e situação atual. Há algumas curiosidades na reportagem “Imagens do dia 11 de fevereiro de 2019” disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/11/imagens-do-dia-11-de-fevereiro-de-2019.ghtml na qual há imagem da Taiga Siberiana coberta com gelo. Na reportagem : “Agafia Líkova, la ermitaña rusa del siglo XXI perdida en la taiga siberiana” disponível em:https://mundo.sputniknews.com/sociedad/201803121076938140-agafia-likova-cristianos-viejos-creyentes-siberia/ e o vídeo: “ A Vida na Taiga de Agafia” (35min45s) disponível em: https://www.vice.com/pt_br/article/53mkv3/a-vida-na-taiga-de-agafia-completo contam a história de uma família russa que se abrigou na Taiga Siberiana após perseguição religiosa na época do regime soviético de Stálin em 1936 e seu último descentente que lá viveu até 2016, apresentando imagens impressionantes e as dificuldades de viver nesse domínio.
Todos acessados em 13/02/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que mostrem aos colegas o diagrama esquematizado, saliente diferenças e, se achar necessário, solicite-os que complementem seus diagramas acerca das características pontuadas por outros grupos. Se optou por temas diferentes nos diagramas por grupo (vegetação, atividades econômicas, localização etc), solicite aos grupos que exponham seus diagramas a fim de abordar todos os temas desse domínio, complementando os trabalhos dos outros colegas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_16UND03
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail
Valor trabalhado
Solidariedade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender o funcionamento do clima e do regime de chuvas das monções, específico da região do sul e sudeste asiático. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor solidariedade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie as imagens que serão utilizadas na aula. Com as imagens, grave um áudio e conte a história sobre a viagem de André à Índia. Leia os slides em sequência para que compreendam o contexto do fenômeno que devem explicar. Tempo estimado 10 minutos.
Problematização
Após contar a história, pergunte aos alunos: O que aconteceu? É comum este fenômeno neste lugar? Em que outros lugares da Ásia este fenômeno ocorre? Apresente agora o climograma da cidade de Mumbai. Lembre-os que o climograma é o gráfico do clima que apresenta dados de temperatura e pluviosidade ao longo de um ano. A linha vermelha representa a temperatura, e as colunas azuis a pluviosidade. No eixo horizontal do gráfico (x) encontram-se os meses do ano; no eixo vertical (y) os dados de temperatura (ºC) e pluviosidade (mm). Tempo estimado 15 minutos.
Ação propositiva
Nesse momento a sala deve ser dividida em grupos de 2 a 4 pessoas. Os grupos devem escolher como vão apresentar a explicação: "Procure explicar o fenômeno das monções relacionado-os aos fatores do clima: massas de ar e relevo". Você também pode optar por determinar qual meio cada grupo deverá fazer sua explicação, ou seja, como eles devem apresentar a explicação desse fenômeno. Como sugestão poderíamos ter: um grupo por meio de texto dissertativo; outro por desenho esquemático; outro por quadro conceitual (como um diagrama); um grupo por meio de quadro/tabela; outro na elaboração de cartaz; outro por meio de fotos e figuras; outro por meio de texto jornalístico; ou com uso de mapas temáticos; ou por meio de gráficos; entre outras formas de expressão. A ideia é que busquem formas diferentes de explicar as causas do fenômeno das monções comum na região do sul e sudeste asiáticos. Tempo estimado 45 minutos.
Sistematização
Os alunos devem apresentar o seu produto final, o resultado de seu trabalho explicando o regime de monções pela ferramenta que escolheram, abordando as dificuldades encontradas na execução de seu trabalho. Retome o objetivo de aprendizagem e finalize a aula. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem o texto sobre as monções. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar características dos principais domínios morfoclimáticos da Europa, Ásia relacionando suas características ao clima da região.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
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