GEO09_16UNID04 - Imagem e dados
Plano de Aula
Plano de aula: Desertos na Ásia e Oceania
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá relacionar o clima das áreas estudadas com a sua ocupação contemplando a habilidade EF09GE17 que busca explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania e a habilidade EF09GE04 que também relaciona diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. Tratando-se de desertos a população local geralmente é nômade associado a escassez de água e rispidez do ambiente em que vivem.
Materiais necessários: Imagem de satélite: Os maiores desertos do mundo não polares disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Desert#/media/File:Deserts.png; mapa-mundi político (atlas geográfico ou livro didático utilizado em sala de aula); papel milimetrado ou folha sulfite; régua, lápis ou caneta.
Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eKWa9sBX9bBGYbQyCJTPsxNBzxEKevRf6zEDnUyBbCvdA27vrqa6T3ZJMhfx/geo09-16unid04-imagem-e-dados.pdf
Imagem de satélite: The world's largest non-polar deserts (Fonte: Emilfaro, sob domínio público (Englad wikipedia) disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Desert#/media/File:Deserts.png). Impressão dos dados de temperatura e pluviosidade selecionadas (se não houver como imprimir, você pode anotar os dados em folhas ou tiras de papel para entregar aos alunos, fonte: https://pt.climate-data.org/. Se você quiser acrescentar ou substituir alguma cidade, pode entrar no site e pesquisar pela cidade de interesse)
Link para os mapas:
Imagem de satélite: The world's largest non-polar deserts, disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Desert#/media/File:Deserts.png
Para você saber mais:
A imagem de satélite original, com a descrição sobre os desertos do mundo pode ser encontrado no link da England wikepedia, disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Desert.
A descrição dos 10 maiores desertos do mundo pode ser encontrada em: https://top10mais.org/maiores-desertos/.
Sobre a sobrevivência de animais no deserto você pode consultar a reportagem: “Como é a vida em um deserto?”, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-vida-em-um-deserto/
A reportagem: “Cratera 'Porta para o inferno' atrai turistas em deserto do Turcomenistão” aborda sobre a existência de um poço gases que queima incessantemente no deserto de Karakun, disponível em : http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/06/cratera-porta-para-o-inferno-atrai-turistas-em-deserto-do-turcomenistao.html.
O link: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/informacoes-sobre-os-desertos-asiaticos traz informações sobre os desertos asiáticos; e o artigo: “ Entre desertos e vulcões: descubra os encantos da Mongólia” traz a descrição da Mongólia abordando as peculiaridades do Deserto de Gobi e os povos nômades que ali ainda vivem, disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/online/entre-desertos-e-vulcoes-descubra-os-encantos-da-mongolia-1.1993545 . Já o artigo: Al-Ula, as ruínas do deserto saudita que recuperam um passado esquecido” mostra imagens impressionantes de um dos berços da civilização antiga, disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/10/album/1523368349_787943.html#foto_gal_1.
O artigo: “Austrália: cangurus, aborígenes e desertos” aborda sobre os contrastes de paisagens encontrados nesse país, disponível em: https://www.guiaviagem.org/australia/#, e o vídeo: “Deserto australiano” do Globo Repórter (8min57s) traz as curiosidades do país, descrevendo também o deserto em questão, suas características e uso, como a extração de opalas; disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fBR54fKBY18 (parte 1); https://www.youtube.com/watch?v=1WLtHvTTS0M (parte 2) e https://www.youtube.com/watch?v=wluNRh0NKmw (parte 4).
Para análise e interpretação de climogramas recomenda-se o vídeo: “Me Salva! CLIMIBGE01 - Climogramas - IBGE” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BlAKlT8t2S8. Já para a construção de um climograma no computador, você pode consultar o vídeo: “Criando um climograma” disponível e; https://www.youtube.com/watch?v=gLEE4l2OrwU.
O link: https://pt.climate-data.org/ tem os dados originais de temperatura e pluviosidade de cidades do mundo.
Todos acessados em 15/02/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos clima, principalmente acerca dos elementos (temperatura e umidade) que influenciam os climas regionais, e noções de localização, principalmente dos continentes desse tema (Europa, Ásia e Oceania). Também seria interessante que conhecessem o climograma, mas caso não, será explicado neste plano de aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Esse plano busca a compreensão sobre a existência dos desertos na Ásia e Oceania. Os alunos irão identificar a localização deles nos continentes supracitados e construir um climograma, com base em dados fornecidos de cidades selecionadas nesses desertos, para entender a grande variação de temperaturas nesse ambiente e a escassez de água devido à falta de chuvas. Na comparação entre os lugares abordados será possível verificar a existência de desertos frios e desertos quentes. Comece questionando o que eles entendem pelo termo “deserto”. Podemos associar o termo a um lugar vazio, desabitado. Porém, o que efetivamente caracteriza um ambiente ser deserto é a escassez de água, dada pela falta de chuvas e umidade.; em geral, as chuvas chegam até 250 mm ao ano. Para a Geografia deserto é definido como zona árida, com precipitações atmosféricas irregulares ou escassas, vegetação inexistente ou rara e relevo formado pela alteração de determinadas rochas. Para a Biologia define-se como bioma, com baixa diversidade, que se estabelece em região com pluviosidade muito baixa ou irregular. Os alunos geralmente associam o termo a ambientes quentes e secos, mas é possível que tenhamos desertos quentes ou frios, mas geralmente são locais com grande oscilação de temperatura durante o ano, ou seja, grande amplitude térmica. Para ilustrar, retome que a Antártida é o maior deserto do mundo, são 14 milhões de km², com temperatura baixíssimas durante o ano (menor registrada -89,2ºC).
Como adequar à sua realidade: No Brasil não possuímos clima desértico. Se quiser, relembre que no sertão nordestino temos um clima semiárido, e que, apesar das secas comuns e noticiadas, há chuvas irregulares e mal distribuídas durante o ano na região, geralmente entre os meses de fevereiro e junho, variando da localidade.
Para você saber mais:
A descrição dos 10 maiores desertos do mundo pode ser encontrada em: https://top10mais.org/maiores-desertos/. Sobre a sobrevivência de animais no deserto você pode consultar a reportagem: “Como é a vida em um deserto?”, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-vida-em-um-deserto/
Acesso em 15/02/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos clima, principalmente acerca dos elementos (temperatura e umidade) que influenciam os climas regionais.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o slide com a imagem de satélite. Elas está detalhando a localização de desertos na África, Ásia e Oceania. Os alunos devem identificar que são desertos, seja pelo seu aspecto na imagem acima, em tons mais amarelados, ou pelos nomes expressos (ex. Sahara). Solicitem que atentem aos continentes desse tema (Ásia e Oceania).
Material complementar
Para você saber mais:
A imagem de satélite original, com a descrição sobre os desertos do mundo pode ser encontrado no link da England wikepedia, disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Desert. A descrição dos 10 maiores desertos do mundo pode ser encontrada em: https://top10mais.org/maiores-desertos/.
O link: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/informacoes-sobre-os-desertos-asiaticos traz informações sobre os desertos asiáticos;
O artigo: “Austrália: cangurus, aborígenes e desertos” aborda sobre os contrastes de paisagens encontrados nesse país, disponível em: https://www.guiaviagem.org/australia/#,
Acesso em 15/02/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para essa reflexão você pode retornar ao slide anterior para que possa até mesmo anotar o nome dos desertos que aparecem nos continentes supracitados: Desertos Sírio e Arábico, localizados na Península Arábica (Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Omã, Iraque, Kuait, Catar e Iêmem); Deserto Karakun, na Ásia Central (Turcomenistão); Desertos Taklimakan e de Gobi, na China e Mongólia; e Deserto Australiano, na Austrália. Use um mapa-mundi político para que possam sugerir países que abrigam esses desertos. Você pode solicitar que comparem com um atlas geográfico, ou mapa mundi disponível no livro didático.
Quanto ao clima, os alunos devem interpretar que são ambientes secos, com escassez de água e chuvas, mas que possuem também grande oscilação de temperaturas, seja entre os dias e noites ou entre as estações do ano. Alguns desse apresentam-se mais quentes como é o caso dos desertos da Síria, Arábico, Karakum e Australiano. Já os desertos de Taklamakan e Gobi são desertos frios alcançando temperaturas baixas ao longo do inverno.
Para você saber mais:
O link: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/informacoes-sobre-os-desertos-asiaticos traz informações sobre os desertos asiáticos; e o artigo: “ Entre desertos e vulcões: descubra os encantos da Mongólia” traz a descrição da Mongólia abordando as peculiaridades do Deserto de Gobi e os povos nômades que ali ainda vivem, disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/online/entre-desertos-e-vulcoes-descubra-os-encantos-da-mongolia-1.1993545 . Já o artigo: “Al-Ula, as ruínas do deserto saudita que recuperam um passado esquecido” mostra imagens impressionantes de um dos berços da civilização antiga, disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/10/album/1523368349_787943.html#foto_gal_1.
O artigo: “Austrália: cangurus, aborígenes e desertos” aborda sobre os contrastes de paisagens encontrados nesse país, disponível em: https://www.guiaviagem.org/australia/#, e o vídeo: “Deserto australiano” do Globo Repórter (8min57s) traz as curiosidades do país, descrevendo também o deserto em questão, suas características e uso, como a extração de opalas; disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fBR54fKBY18 (parte 1); https://www.youtube.com/watch?v=1WLtHvTTS0M (parte 2) e https://www.youtube.com/watch?v=wluNRh0NKmw (parte 4). Acesso em 15/02/2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesse momento os alunos devem construir um climograma de uma cidade localizada em um dos desertos levantados.Peça que dividam-se em grupos de 2 a 4 pessoas. Você pode solicitar que façam o climograma em folha milimetrada ou sulfite simples. Se tiver a possibilidade de trabalhar com computadores, eles podem fazer isso em uma planilha no excel (no item “para saber mais” há indicação de link que ensina como fazer isso).
Distribua os dados de temperatura e pluviosidade de uma cidade selecionadas a cada grupo (disponível no material complementar deste plano). Ali você vai encontrar dados de 9 cidades, separe uma cidade para cada grupo, portanto depende quantos grupos foram formados em sala de aula (Procure não ultrapassar 9 grupos na sala, pois no material complementar há disponível dados de 9 cidades). Se formaram menos grupos (5 ou 6), busque as cidades que tenham maior relevância na comparação, de qualquer forma sugere-se ao menos uma de cada deserto, portanto: Deserto da Arábia (Arábia Saudita ou Iraque), Deserto Sírio (Síria), Deserto de Karakun (Turcomenistão ou Uzbequistão), Deserto de Gobi e Taklimakan (China ou Mongólia) e Deserto Australiano ( Austrália).
Lembre-os que o climograma é o gráfico do clima que apresenta dados de temperatura e pluviosidade ao longo de um ano. A linha vermelha representa a temperatura, e as colunas azuis a pluviosidade. No eixo horizontal do gráfico (x) encontram-se os meses do ano; no eixo vertical (y) os dados de temperatura (ºC) e pluviosidade (mm). Use o exemplo do climograma apresentado, de Santiago do Chile, para compreenderem essa interpretação.
Material complementar
Para você saber mais:
Se quiser pode selecionar outras cidades no link: https://pt.climate-data.org/
Para análise e interpretação de climogramas recomenda-se o vídeo: “Me Salva! CLIMIBGE01 - Climogramas - IBGE” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BlAKlT8t2S8. Já para a construção de um climograma no computador, você pode consultar o vídeo: “Criando um climograma” disponível e; https://www.youtube.com/watch?v=gLEE4l2OrwU.
Acesso em 15/02/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Os alunos devem comparar os climograma feitos entre eles. Importante que localizem as cidades nos desertos levantados anteriormente (ex. Jidá no deserto Arábico). Saliente que apontem diferenças, tais como, que cidade é mais quente? Que cidade é mais fria? Qual o deserto mais seco? A ideia é que se apropriem das características dos climas desérticos.
Para você saber mais:
Para análise e interpretação de climogramas recomenda-se o vídeo: “Me Salva! CLIMIBGE01 - Climogramas - IBGE” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BlAKlT8t2S8. Acesso em 15/02/2019.
Os climogramas de cada cidade selecionada no material complementar também estão construídos e disponíveis no link: https://pt.climate-data.org/
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a dinâmica do clima dos desertos nos continentes da Ásia e Oceania.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
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