GEO09_16UNID05 - Imagens do plano
Plano de Aula
Plano de aula: As monções asiáticas
Plano 5 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Caracterização de domínios morfoclimáticos na Europa, Ásia e Oceania.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito identificação e comparação de diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá relacionar o clima e vegetação das áreas estudadas contemplando a habilidade EF09GE17 que busca explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.
Materiais necessários: As figuras apresentadas neste plano de aula são apenas ilustrativas, se quiser acesso estão disponíveis no material complementar. Pesquisa prévia dos alunos sobre monções, suas causas e local de ocorrência. Para concluir esse plano cada grupo de alunos deverá apresentar um produto final diferente, assim eles podem precisar de cartolina, mapas, figuras, fotos, para, por exemplo, compor um cartaz; papel sulfite para apresentar um quadro conceitual ou desenho esquemático; papel milimetrado caso apresentem um gráfico; caneta, lápis. De qualquer forma depende do produto final que irão apresentar.
Material complementar:
Imagens do plano de aula para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JttuGBxc4uKmZafUrNYUTjU79HHCS7Td7JhEYYbbk9ZHrWkPGmjJkHh24p9Q/geo09-16unid05-imagens-do-plano.pdf
Para você saber mais:
Artigo “O que são monções?” disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-sao-moncoes/, “Regime de monções” disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/regime-de-moncoes e “O que é chuva de monções?”, disponível em: https://www.climatempo.com.br/noticia/2018/07/03/o-que-e-a-chuva-de-moncoes--2509 explicaas causas, consequências e locais de ocorrência desse fenômeno por meio de textos e vídeo.
Documentário da série Tempo e Clima “A Monção”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pqWlotQhKU4 e o vídeo da Climatempo News “Monções Indianas” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3jRFbXjCK-E mostrando imagens e explicando o fenômeno que ocorre na Ásia.
A reportagem: “Monções deixam 1,2 mil mortos na Índia e países vizinhos em 2018” disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/27/moncoes-deixam-12-mil-mortos-na-india-e-paises-vizinhos-em-2018.ghtml e “Bangladesh: na Terra dos rios loucos”, disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/383031/Bangladesh-Na-terra-dos-rios-loucos.htm abordam as consequências desse evento e apresentam imagens da região atingida.
Sobre turismo na Índia, especificamente Mumbai, você pode consultar: https://www.360meridianos.com/2012/02/turismo-em-mumbai-india.html e https://manualdoturista.com.br/mumbai/
Acessados em 20/02/2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano os alunos devem ter conhecimento dos conceitos clima e os fatores que o influenciam tais como: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar. Também é necessário conhecimentos prévios acerca de localização, principalmente dos continentes desse tema dos países do sul e sudeste asiático. Sugere-se solicitar uma pesquisa sobre o termo e causas das monções.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para o desenvolvimento desse plano, os alunos devem pesquisar sobre o tema monções em casa. Solicite que busquem causas, consequências e locais de ocorrência na Ásia. Há algumas indicações de material para consulta em “Para saber mais”, mas adequado seria que eles buscassem por si só em suas pesquisa ou até mesmo no livro didático no capítulo que aborda esse assunto. Como produto final os grupos de alunos, que serão divididos posteriormente, devem explicar como ocorre o fenômeno das monções na Ásia a partir de diferentes meios de apresentação: texto dissertativo, jornalístico, quadro conceitual, gráfico, imagens, cartaz, tabela, desenhos esquemáticos, etc. A ideia é que a partir da contextualização do fenômeno, que ocorre a partir da história de André que viaja para a Índia no verão, ou seja, na época das chuvas, construam uma maneira para explicar suas causas a partir de diferentes abordagens. Cada grupo deverá escolher um meio de apresentação ou o professor poderá determinar qual produto final deseja de cada grupo.
De qualquer forma, abra a aula explicando o termo. A palavra monção significa estação e está associada a uma mudança na direção do vento. Na região da Índia e em todo o sul do Ásia, esta alteração na direção do vento é brusca e causa profundas modificações no clima: onde predominava o sol e o tempo seco, passa a ter nuvens carregadas e chuva torrencial pode vários meses. Assim, o termo monções está associado aos ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. Assim, as monções trazem períodos de chuvas intensas durante o verão e estiagem durante o inverno.
Como adequar à sua realidade: No Brasil não há ocorrência desse fenômeno específico, porém enchentes ou deslizamentos nos meses chuvosos, em geral no verão (dezembro, janeiro e fevereiro), são comuns em algumas regiões do país (como Sudeste e litoral). Se achar conveniente pode fazer um paralelo associando as consequências desse evento com as chuvas provocadas pelos ventos de monções na Ásia.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Essa contextualização se baseia na história da viagem de André à Índia. Leia os slides em sequência para que compreendam o contexto do fenômeno que devem explicar.
Para você saber mais:
Sobre turismo na Índia, especificamente Mumbai, você pode consultar: https://www.360meridianos.com/2012/02/turismo-em-mumbai-india.html e https://manualdoturista.com.br/mumbai/. Acessados em 20/02/2019.
Contextualização
Orientações: Essa contextualização se baseia na viagem de André à Índia. Leia os slides em sequência para que compreendam o contexto do fenômeno que devem explicar.
Contextualização
Orientações: Essa contextualização se baseia na viagem de André à Índia. Leia os slides em sequência para que compreendam o contexto do fenômeno que devem explicar.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Neste momento os alunos devem concluir que André não escolheu a melhor época para sua viagem devido ao período ser acometido pelos ventos de monções e ocasionarem chuvas torrenciais e abundantes na região. Na região da Índia e em todo o sul do Ásia (Bangladesh, Paquistão, Península da Indochina - Vietnã, Tailândia, Laos, Camboja, Mianmar - Malásia, Indonésia e sul da China) esta alteração na direção do vento é brusca e causa profundas modificações no clima: onde predominava o sol e o tempo seco, passa a ter nuvens carregadas e chuva torrencial pode vários meses. Assim, o termo monções está associado aos ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. Assim, as monções trazem períodos de chuvas intensas durante o verão e estiagem durante o inverno.
Lembre-os que o climograma é o gráfico do clima que apresenta dados de temperatura e pluviosidade ao longo de um ano. A linha vermelha representa a temperatura, e as colunas azuis a pluviosidade. No eixo horizontal do gráfico (x) encontram-se os meses do ano; no eixo vertical (y) os dados de temperatura (ºC) e pluviosidade (mm). Dê uma atenção especial ao climograma apresentado, a medida que é possível identificar com clareza o grande volume de chuvas nos meses de junho, julho, agosto e setembro, chegando a 835 mm em julho, e períodos de estiagem ou poucas chuvas nos outros meses do ano.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Nesse momento a sala deve ser dividida em grupos de 2 a 4 pessoas. Os grupos devem escolher como vão apresentar essa explicação. Você também pode optar por determinar qual meio cada grupo deverá fazer sua explicação, ou seja, como eles devem apresentar a explicação desse fenômeno. Como sugestão poderíamos ter: um grupo por meio de texto dissertativo; outro por desenho esquemático; outro por quadro conceitual (como um diagrama); um grupo por meio de quadro/tabela; outro na elaboração de cartaz; outro por meio de fotos e figuras; outro por meio de texto jornalístico; ou com uso de mapas temáticos; ou por meio de gráficos; entre outras formas de expressão. A ideia é que busquem formas diferentes de explicar as causas do fenômeno das monções comum na região do sul e sudeste asiáticos.
Os alunos devem explicar o regime de monções. Para isso é fundamental que compreendam que os ventos circulam por diferença de pressão entre as localidades, dirigindo-se das áreas de alta pressão à áreas de baixa pressão. No verão, os Oceano Índico está em regime de alta pressão e o continente (sul asiático) em baixa pressão, atraindo as massas de ar úmidas geradas no oceano. Como essas massas também são barradas pela Cordilheira do Himalaia, no norte da ìndiua que apresenta altas altitudes, chuvas torrenciais e abundantes caem sobre o continente nessa época, que também é mais quente porque trata-se do verão. No inverno o fenômeno é inverso, as massas de ar secas provenientes do continente, que está em regime de alta pressão, dirigem-se ao Oceano, que encontra-se em regime de baixa pressão, ocasionando estiagem na região do continente.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Os alunos devem apresentar o seu produto final, o resultado de seu trabalho explicando o regime de monções pela ferramenta que escolheram, abordando as dificuldades encontradas na execução de seu trabalho.
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender o funcionamento do clima e do regime de chuvas das monções, específico da região do sul e sudeste asiático.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA