GEO9_02UND05 - Contextualização_ Expansão do McDonald’s pelo mundo
Plano de Aula
Plano de aula: A globalização e a homogeneização de costumes: os hábitos alimentares em questão
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Globalização econômica
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE02) de Geografia, que consta na BNCC. O objeto do conhecimento são as corporações e os organismo internacionais e a habilidade tem como principais pontos analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. Dessa forma, sugerimos a utilização de pequenos vídeos, mapas,charges e trechos e a leitura crítica de reportagens jornalísticas, para o enriquecimento e ilustração do tema da aula. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Ademais esta habilidade está relacionada com diversas outras, como por exemplo EF09GE05 que tem como objeto de conhecimento a Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização e tem como habilidades a ser desenvolvidas a capacidade de analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. Ainda podemos citar a EF09GE11 que tem como objeto de conhecimento às transformações do espaço na sociedade urbano-industrial e define como prioridade as habilidade de relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Esse conjunto de interconexões podem ser utilizadas para enriquecer o trabalho em sala de aula.
Materiais necessários: Papel A4, lápis, caneta e borracha.
Observação importante: Divida a turma em grupos de 4 alunos.
Material complementar:
Os Mcdonald's ao redor do mundo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PaxGuGPdtxcfx6hjUyfEhTKB2sNdMWVXeR2CBf8RbX6jF6f2rPkbD57McgHg/geo9-02und05-contextualizacao-expansao-do-mcdonalds-pelo-mundo.pdf
Imagens para a problematização:
Ação Propositiva - Exemplo de mapa conceitual.
Texto base para a ação Propositiva:
SEIBT, Tais. As razões da explosão de obesidade no Brasil. BBC News Brazil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39625621>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Para você saber mais:
Esse plano se trata da difusão de costumes e hábitos das culturas ocidentais, com maior preponderância da cultura estadunidense, ao redor do globo. Após a 3° Revolução técnico-científica informacional com a consequente melhoria dos meios de comunicação e transportes se tornou mais simples a troca de informações e mesmo o deslocamento de pessoas ao redor do mundo. Com o fortalecimento do processo de globalização, notadamente, após o término da Guerra Fria, vários teóricos e pesquisadores discutiam sobre os perigos dessa disseminação de informações desenfreada, favorecida pelos novos meios de telecomunicações, principalmente após surgimento da internet. Os mais radicais diziam que possivelmente iria acontecer uma homogeneização das culturas, uma vez que as potências ocidentais, detentoras de uma indústria cultural e midiática mais forte, iria se expandir para fora de seus territórios. É bem verdade que isso não ocorreu, uma vez que as mesmas tecnologias utilizadas para expandir a indústria cultural foi a mesma para resgatar culturas que já estavam “esquecidas”. Mas é importante mencionar que não podemos pensar na cultura como uma coisa estática, congelada ou imóvel, na verdade ela está sempre em constante mutação, e, é fruto de seu tempo.
No entanto, certos hábitos, principalmente alimentares foram modificados com a disseminação da indústria alimentícia ao redor do mundo, dessa maneira, grande parte do mundo passou a ingerir em maior quantidade alimentos ultraprocessados. Ademais, os chamados “fast food” ganharam relevância e passaram a fazer parte do cotidiano, principalmente nas grandes centros urbanos. Entretanto essa disseminação da cultura do “fast food” têm trazido alguns prejuízos a saúde da população, como por exemplo, a obesidade, principalmente, entre as crianças.
Esse plano, visa discutir este ponto da globalização.
A escola de Frankfurt, mais marcadamente, os autores Theodor Adorno, Marcuse e Max Horkheimer discutiram nas décadas de 1960 e 1970 a indústria cultural, apesar das influências, não entraremos mais profundamente na teoria crítica.
Selecionamos alguns textos que podem auxiliar na execução desse plano de aula:
HAESBAERT, Rogério; GONÇALVES, Carlos Walter Porto. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Unesp, 2005.
HERNÁNDEZ, J.C. Patrimônio e globalização: o caso das culturas alimentares. Disponivel em: <http://books.scielo.org/id/v6rkd/pdf/canesqui-9788575413876-08.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.
MACHADO, Roberta. Número de obesos no mundo cresceu seis vezes nos últimos anos, diz estudo. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2016/04/01/interna_ciencia_saude,525177/numero-de-obesos-no-mundo-cresceu-seis-vezes-nos-ultimos-anos-diz-est.shtml>. Acesso em: 17 jan 2019.
OLIVEIRA, Juliano; NOVAES, Ronaldo. Indústria da cultura e indústria de alimentos: causa ou consequência da homogeneização e degeneração dos gostos na sociedade de massas? Disponível em: <http://musimid.mus.br/9encontro/wp-content/uploads/2013/11/9musimid_oliveira-novaes.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Hucitec, 1994.
____________. Por uma outra globalização. Rio de janeiro: Record, 2000.
VALENTE, Jonas. Obesidade atinge quase 20% da população brasileira, mostra pesquisa. Disponivel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/obesidade-atinge-quase-um-em-cada-cinco-brasileiros-mostra-pesquisa>. Acesso em: 17 jan 2019.
Contextos prévios: Para melhor aproveitamento desse plano é imprescindível que o aluno já tenho estudado a 3° Revolução técnico-científico informacional e os conceitos básicos da globalização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Esse momento o professor deverá apresentar o tema para toda a classe.
Como adequar à sua realidade: Nesse plano nos utilizaremos o exemplo da rede de lanchonete estadunidense McDonald’s, caso na sua região não tenha essa rede é possível adequar a realidade do aluno. Possivelmente, exista na cidades lanchonetes que comercialize os sanduíches, que é uma marca da comida comercializada por esses fast foods. Apesar de estarmos dando exemplo da comida de fast food, podemos pensar no aumento da ingestão de comida industrializada, mesmo em zonas rurais, deixou de ser incomum a utilização de produtos hiper processados comprados em supermercados. Esse processo é uma marca do modelo de diminuição da diversidade alimentar e uma tendência da homogeneização alimentar. Peça ao aluno, para fazer uma breve pesquisa com seus pais e avôs qual era a base alimentar e peça para comparar com a sua atual alimentação.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o quadro ou entregue impresso o mapa com a distribuição do McDonald’s pelo mundo. Após uma rápida pausa para a observação da imagem. Peça aos grupos para responderem, de forma oral a pergunta: Como o fenômeno da globalização propiciou a expansão do Mcdonald’s por todo o globo?
Nesse momento a ideia é que os alunos comecem a operacionalizar conceitos prévios que já devem ter estudado.
Possivelmente, se os alunos que já estudaram o arcabouço de fenômeno global, irão perceber que essa expansão do McDonald’s, como de qualquer grande empresa, se deu pela maior facilidade de transporte e comunicação. Às operações logísticas e financeiras tornaram-se mais simples, o controle remoto se tornou possível, principalmente, após a advento da internet.
Link para impressão:
Os Mcdonald's ao redor do mundo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PaxGuGPdtxcfx6hjUyfEhTKB2sNdMWVXeR2CBf8RbX6jF6f2rPkbD57McgHg/geo9-02und05-contextualizacao-expansao-do-mcdonalds-pelo-mundo.pdf
Como adequar à sua realidade: Se possível, utilize elementos da sua cidade para ficar mais próximo ao seus alunos, se não houver a rede, se utilize de lanchonetes que tem a inspiração desse alimento comercializado pelo McDonald”s.
Para você saber mais:
A rede de lanchonetes McDonald’s tem origem no primeiro quartel do século XX no estado da Califórnia nos EUA, mas só foi em 1953 que a rede começou a se expandir com a criação de franquias dentro dos EUA. Em 1967 é criado a primeira lanchonete fora dos EUA, o Canadá foi o primeiro a importar o modelo de negócio, na década de 1970 a franquia se expande para o mercado japonês e logo depois chega a Europa. O primeiro McDonald’s no Brasil só chegou em 1979 na cidade do Rio de Janeiro.
É importante observar que a expansão desse modelo de negócio só aconteceu devido a melhoria das condições de transporte e comunicação, o seu avanço além das fronteiras estadunidense, acontece concomitante à 3° Revolução Industrial.
Em 1990 é criado uma unidade em Moscou, que teve um forte apelo ideológico, simbolizando, a vitória do estadunidense na Guerra Fria contra a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
É nesse período pós-Guerra Fria, período chamado de Nova Ordem Mundial, que vamos ter o aprofundamento do processo de globalização.
Caso queira aprofundar no assunto, selecionamos alguns textos que podem te ajudar:
HAESBAERT, Rogério; GONÇALVES, Carlos Walter Porto. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Unesp, 2005.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Hucitec, 1994.
____________. Por uma outra globalização. Rio de janeiro: Record, 2000.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Separe a turma em grupos de no máximo 4 alunos, projete no quadro ou entregue às imagens impressas ao grupo. Após o tempo necessário para observação das imagens, projete ou escreva no quadro os questionamentos: O que essas imagens têm em comum? Cite uma consequência da expansão dessa rede de lanchonetes pelo mundo.
Nesse momento, além de respostas concretas, o importante que o aluno saia do lugar comum.
As duas imagens tem como ponto em comum a lanchonete McDonald's em lugares bastante recônditos. A primeira imagem tem a lanchonete em Assuã, as margem do Rio Nilo, no Egito, longe dos grandes centros urbanos ou mesmo da capital do país (Cairo) enquanto a segunda se localiza na região central da China. Isso demonstra a força do capitalismo e da globalização simbolizado pela franquia de fast food.
Ademais, isso pode levar a uma homogeneização de hábitos alimentares, mesmo de lugares remotos no mundo, uma vez que o fast food oferecem alimentos, rápidos, industrializados e padronizados. A lógica desse tipo de restaurante remete à da 2° Revolução Industrial em que se produzia a mercadoria ao modelo fordista.
Problematização
Orientações: Separe a turma em grupos de no máximo 4 alunos, projete no quadro ou entregue às imagens impressas ao grupo. Após o tempo necessário para observação das imagens, projete ou escreva no quadro os questionamentos: O que essas imagens têm em comum? Cite uma consequência da expansão dessa rede de lanchonetes pelo mundo.
Nesse momento, além de respostas concretas, o importante que o aluno saia do lugar comum.
As duas imagens tem como ponto em comum a lanchonete McDonald's em lugares bastante recônditos. A primeira imagem tem a lanchonete em Assuã, as margem do Rio Nilo, no Egito, longe dos grandes centros urbanos ou mesmo da capital do país (Cairo) enquanto a segunda se localiza na região central da China. Isso demonstra a força do capitalismo e da globalização simbolizado pela franquia de fast food.
Ademais, isso pode levar a uma homogeneização de hábitos alimentares, mesmo de lugares remotos no mundo, uma vez que o fast food oferecem alimentos, rápidos, industrializados e padronizados. A lógica desse tipo de restaurante remete à da 2° Revolução Industrial em que se produzia a mercadoria ao modelo fordista.
Problematização
Orientações: Separe a turma em grupos de no máximo 4 alunos, projete no quadro ou entregue às imagens impressas ao grupo. Após o tempo necessário para observação das imagens, projete ou escreva no quadro os questionamentos: O que essas imagens têm em comum? Cite uma consequência da expansão dessa rede de lanchonetes pelo mundo.
Nesse momento, além de respostas concretas, o importante que o aluno saia do lugar comum.
As duas imagens tem como ponto em comum a lanchonete McDonald's em lugares bastante recônditos. A primeira imagem tem a lanchonete no interior da Rússia, longe dos grandes centros como Moscou ou São Petersburgo enquanto a segunda se localiza na região central da China. Isso demonstra a força do capitalismo e da globalização simbolizado pela franquia de fast food.
Ademais, isso pode levar a uma homogeneização de hábitos alimentares, mesmo de lugares remotos no mundo, uma vez que o fast food oferecem alimentos, rápidos, industrializados e padronizados. A lógica desse tipo de restaurante remete à da 2° Revolução Industrial em que se produzia a mercadoria ao modelo fordista.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue para o grupo o texto “ Às razões da explosão da obesidade no Brasil” publicado pela BBC Brasil. Após a leitura do texto, peça para cada grupo construir um mapa conceitual, utilizando as seguintes palavras como chaves do mapa: “Globalização”; “transporte e comunicação; “hábitos alimentares” e “obesidade”
SOBRE MAPAS CONCEITUAIS: Mapas conceituais são estruturas esquemáticas que representam um conjunto de ideias e conceitos em rede, são representações gráficas que ajudam na cognição dos conceitos pelo seus idealizadores. É importante deixar claro, que essa técnica ajuda no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Os mapas conceituais são interessantes para o trabalho em grupo, uma vez que podemos organizar melhor as ideias a partir uma pergunta focal. Nosso caso, a nossa pergunta focal pode ser: Como o processo de globalização tende a homogeneização dos hábitos alimentares? Dessa maneira, temos a Globalização como conceito central de nosso mapa.
Existem vários tipos de mapas conceituais desde os mais simples até os mais complexos:
Para essa aula, iremos apresentar a proposta para a realização de um mapa bastante simples, em que um conceito central (principal) se liga aos outros conceitos e ideias, essas conexões devem ser feitas a partir de um verbo. Um mapa conceitual é estruturado em três elementos básico: às formas que representam conceitos e ideias, as setas mostram a ligação que há entre os conceitos e os textos para identificar e escrever os conceitos e as relações que há entre eles. É sempre importante elencar um conceito principal e começar o mapa conceitual a partir dele, no nosso caso, temos o termo globalização como conceito principal, a partir dele podemos iniciar a construção do mapa conceitual.
No exemplo, utilizamos um mapa conceitual genérico e exemplo com os termos da nosso plano.
Texto base da Ação Propositiva:
SEIBT, Tais. As razões da explosão de obesidade no Brasil. BBC News Brazil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39625621>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Para você saber mais:
O texto publicado pela BBC demonstra o aumento o crescente aumento da obesidade no Brasil nos últimos dez anos, um dos elementos elencados pela reportagem é exatamente a mudança do padrão alimentar da maioria dos brasileiros, que estão optando por alimentos com um aporte calórico maior (fast food, comida ultraprocessada, congelados) do que o tradicional feijão com arroz brasileiro. Isso tem aumentado o número de pessoas com hipertensão e diabetes, principalmente as crianças. É importante salientar que a pesquisa aponta outros fatores, como noites mal dormidas e mesmo o aumento de trabalho e renda da média da população brasileira.
Ademais existem outras pesquisas que demonstram que a obesidade é uma tendência global e todas apontam que o padrão alimentar foi alterado devido aos fast foods e os alimentos ultraprocessados. elencamos alguns textos que podem ajudar na construção da aula:
MACHADO, Roberta. Número de obesos no mundo cresceu seis vezes nos últimos anos, diz estudo. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2016/04/01/interna_ciencia_saude,525177/numero-de-obesos-no-mundo-cresceu-seis-vezes-nos-ultimos-anos-diz-est.shtml>. Acesso em: 17 jan 2019.
VALENTE, Jonas. Obesidade atinge quase 20% da população brasileira, mostra pesquisa. Disponivel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/obesidade-atinge-quase-um-em-cada-cinco-brasileiros-mostra-pesquisa>. Acesso em: 17 jan 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Para o fechamento da aula, projete ou escreva no quadro a seguinte: Nós estudamos a tendência da homogeneização dos hábitos alimentares, devido ao processo de globalização. Mas você consegue enxergar essa tendência homogeneizante em outros ramos da cultura? Explique
Escolha três grupos para expor as ideias para os demais colegas em sala. É importante que os alunos tenham entendido que apesar da globalização ser um fenômeno econômico, tem grandes reverberações nos âmbitos social, econômico, político e sentimos em nosso cotidiano, tudo isso facilitado pelas tecnologias de comunicação e transporte.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula
O objetivo da aula é relacionar a diversidade alimentar com a globalização. Grave e envie um áudio para o grupo da classe, pelo WhatsApp (caso sua turma não tenha, crie um), apresentando o tema. A ideia é que a aula seja desenvolvida por WhatsApp. Caso não seja possível, faça uma adaptação para o e-mail. O tempo estimado de duração desta etapa é de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o mapa disponível aqui. Pergunte: como o fenômeno da globalização propiciou a expansão do McDonald’s por todo o globo? Peça que eles reflitam sobre a questão e enviem áudios comentando o mapa. Mais informações sobre o tema estão disponíveis no plano de aula original. O tempo estimado é de 15 minutos.
Problematização
Envie aos alunos as imagens disponíveis aqui. Divida a turma em grupos de até quatro alunos. Questione-os: o que essas imagens têm em comum? Peça, também, que citem uma consequência da expansão dessa rede de lanchonetes pelo mundo. Diga para responderem por áudios ou peça que escrevam em uma folha e enviem uma foto dela no WhatsApp da classe. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Envie aos alunos a reportagem “As razões da explosão de obesidade no Brasil”, disponível aqui. Após a leitura, peça aos alunos para construírem um mapa mental com os seguintes termos: “globalização”, “transporte e comunicação”, “hábitos alimentares” e “obesidade”. Diga que eles podem adicionar mais palavras se acharem necessário. Quando concluírem, os grupos devem enviar as fotos dos mapas mentais para o WhatsApp da classe. Tempo estimado de 30 minutos.
Sistematização
Agora é a hora de os alunos comentarem seus mapas mentais. Peça que cada grupo envie um áudio sobre o seu mapa. Para finalizar a aula, comente a tendência de homogeneização dos hábitos alimentares devido ao processo de globalização. Pergunte se eles conseguem enxergar essa tendência homogeneizante em outros ramos da cultura. Peça para eles responderem com exemplos, em áudios. O tempo estimado para esta etapa é de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a um documentário sobre a alimentação não adequada dos fast-foods, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiano Sena
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a tendência da homogeneização relacionado ao fenômeno da globalização.
Habilidade (s) da Base: ((EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
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