Plano de Aula

Plano de aula: Ressonância Nuclear Magnética

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Radiações e suas aplicações na saúde

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Para saber mais, acesse: https://hmsportugal.wordpress.com/2011/04/19/ressonancia-magnetica-nuclear-rmn/

Materiais necessários para a aula: Ímãs, isopor, bússolas, pratos rasos ou placas de Petri, água, azeite, mel/creme de leite/leite condensado.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide para a classe e questione aos alunos sobre conhecimentos prévios que eles tenham a respeito do assunto. Os termos “ressonância”, “nuclear” e “magnética”, avaliados separadamente ou em conjunto, podem servir de base e estímulo para iniciar a discussão e a investigação sobre o método. Estimule os alunos através de perguntas, tais como: “ Vocês já ouviram falar em ressonância magnética”, “vocês saberiam dizer qual a finalidade desta técnica” ou ainda, “qual seria o mecanismo de funcionamento de um dispositivo de ressonância magnética?”. Apesar de parecer, aparentemente, complexo o tema, ele aparece com bastante constância na vida dos estudantes; em filmes, reportagens de TV, e algumas vezes em desenhos animados. Assim, não classifique as respostas dos alunos, apenas escute atentamente suas concepções prévias.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO