Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula representa a quinta etapa de uma sequência de aulas sobre as teorias evolutivas, que se iniciou com o plano CIE9_11VE01. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o contato dos alunos com as ideias da Teoria chama de Neodarwinismo ou Teoria sintética da evolução.
Sugestões de planos anteriores sobre os conceitos genéticos abordados na aula: CIE9_09VE01, CIE9_09VE02 e CIE9_09VE10.
Mais informações sobre os conceitos de seleção natural e adaptação estão nos planos CIE9_10VE04 e CIE9_11VE02.
Materiais necessários: folhas impressas das atividades, folhas sulfites ou outros tipos de folhas A4, régua, lápis de cor, canetinhas, projetor de slides e computador (caso o tenha disponível em sua escola).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão as relações entre a genética e a evolução.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte o que eles sabem sobre mariposas e se já ouviram falar sobre melanismo industrial. Você pode pedir que eles façam pesquisas sobre estes temas como tarefa de casa, para chegarem com referências para essa aula e compartilharem suas pesquisas com os colegas. Caso eles não saibam, conte que mariposas são insetos, “primas” das borboletas, já que ambas pertencem à mesma família Lepidoptera. Assim como as borboletas, as mariposas podem ter várias colorações de asas, desde mais claras, passando por coloridas e até mais escuras.
Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles vejam a imagem de duas mariposas da espécie Biston beturalia sobre um tronco.
Pergunte o que eles conseguem ver na imagem, usando questões como:
Qual delas é mais fácil de se observar na imagem?
Por que será que isso acontece?
O que poderia acontecer se o ambiente fosse mais claro?
Juntamente às respostas dos alunos, comente que as mariposas Biston betularia ajudaram James W. Tutt, em 1896, a desenvolver o conceito de melanismo industrial. Com a Revolução Industrial na Inglaterra, houve o aumento de poluentes no ar, causando alterações na paisagem. Estas alterações afetaram diretamente as populações de mariposas, como é trazido no texto. Antes da Revolução Industrial, a predominância era de mariposas com asas claras, que se camuflavam melhor no meio dos liquens que cresciam sobre os troncos das árvores. Após a Revolução, a concentração de poluentes no ar aumentou, fazendo com que os liquens, que são muito sensíveis à poluição, não crescessem tanto. Os troncos das árvores ficaram então mais escuros (ou menos claros), facilitando a camuflagem das mariposas de asas escuras. Assim, após a Revolução, a predominância passou a ser das mariposas de asas escuras.
Para mais informações sobre o assunto: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/evolution-and-natural-selection/v/introduction-to-evolution-and-natural-selection.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo, peça que se imaginem como biólogos estudando as mariposas Biston betularia e o caso do melanismo industrial, como trazido no Contexto (slide anterior). Leia então a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como: Por que existiam mariposas com cores de asas diferentes? Como isso se relaciona com o ambiente em que elas viviam? Será que o ambiente influencia na sobrevivência dos indivíduos?). Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensarem sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6e6MuRqYcTZZCFzBC2xk9pdcDVFUXDBZFVt4dSMwdJm4ZpF6rXp9jkNAeW7/cie9-11ve05--orientacao-para-sistematizacao--atividade-para-impressao.pdf, que também contempla as atividades propostas para essa etapa. Caso você não possua uma impressora, você pode colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos. Você também pode pedir como tarefa de casa que eles façam uma pesquisa com definições sobre os temas dos três textos propostos (relação do isolamento geográfico, deriva genética e migrações com a seleção natural) para compartilharem com os colegas do seu grupo, ou que registrem o texto base em seu caderno.
Após a conclusão do item 1, organize os alunos para apresentarem suas criações, sugerindo que eles façam uma narração ao vivo dos quadrinhos. Peça que eles também contem rapidamente sobre a organização do trabalho e o que eles aprenderam com ele. Ao final, peça que, coletivamente, os alunos tentem responder novamente a nossa questão disparadora: O que causa as diferenças entre os seres vivos de uma população? Como isso está relacionado à seleção natural?
Lembre-se também de sempre deixar claro aos alunos o tempo a ser usado em cada etapa.
Sugestão: caso tenha disponível em sua escola o acesso à sala de informática ou computadores com acesso à internet, os estudantes poderão produzir as histórias em quadrinhos utilizando alguns recursos sugeridos neste link: http://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/.
Materiais necessários: folhas impressas das atividades, folhas sulfites ou outras folhas A4, régua, lápis de cor, canetinhas, projetor de slides e computador (caso o tenha disponível em sua escola).