Plano de Aula
Plano de aula: Mitose em jogo
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: segregação de gametas, princípios de mitose e meiose
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma aula sobre mitose. Sugestão de plano anterior: CIE9_09VE04.
Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre sobre jogos e modalidades de jogos (cartas, quiz, tabuleiro, por exemplo) e de imagens de mitose, além de texto explicativo no livro didático ou na internet sobre este processo; cartolinas, tesoura, cola e material para colorir e recortar. Alguns grupos poderão pesquisar e levar para a aula materiais específicos e diferentes desses sugeridos.
Para saber mais:
- DOMINGUES, A. M. S; MARCELINO JR., C. A. Jogos educativos aplicados no ensino de Ciências: uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC. Anais do ENEQ. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0267-1.pdf, acesso em 06 jul. 2018.
- LONGO, V. C. C. Vamos jogar: Jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/jsp/premioIncentivoEnsino/arquivo/textos/TextosFCC_35_Vera_Carolina_Longo.pd, acesso em 06 jul. 2018.
- SILVA, T. C.; AMARAL, C. L. C. Jogos e avaliação no processo de ensino-aprendizagem: uma relação possível. REnCiMa, v. 2, n. 1, p. 1-8, jan/jun 2011. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/47/34, acesso em 06 jul. 2018.
- Sugestão de jogos e outras atividades lúdicas, disponível em http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=136, acesso em 06 jul. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete essa imagem ou escreva no quadro o título da aula. Estimule a participação dos alunos perguntando-os o que eles esperam da aula a partir deste título.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO