Atividade para impressão - Mão na Massa - Mitos e Crenças do Céu Estrelado
Plano de Aula
Plano de aula: Mitos e Crenças do Céu Estrelado
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Astronomia e cultura
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.
Entretanto, é recomendado que os planos abaixo já tenham sido abordados para um bom compreendimento do tema:
CIE09_15TU01
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição.
Ou o site do autor do livro, que também contém muitos assuntos http://astro.if.ufrgs.br/
Canal de entretenimento, ciência e cultura https://tvescola.org.br/tve/home
Reportagens sobre a origem dos nomes dos planetas:
https://super.abril.com.br/ciencia/qual-e-a-origem-dos-nomes-dos-planetas/
https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/qual-a-origem-do-nome-dos-planetas-do-sistema-solar/
Materiais necessários para a aula: Material impresso, lápis, borracha, caneta e criatividade. Se possível, fantasias.
Obs: caso tenha interesse em usar fantasias, lembre-se de providenciá-las antes desta aula ou requisite para que os alunos tragam ou produzam as fantasias.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar sobre diferentes mitologias e crenças relacionadas aos cosmos. Comunique os alunos que eles serão encarregados de serem os diretores (as), atores e atrizes de uma peça de teatro de apenas 3 minutos, na qual deverão ilustrar como estas diferentes culturas estão presentes no nosso dia a dia.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO