Plano de Aula
Plano de aula: Geocentrismo e Heliocentrismo
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo
Por: Fábio Buffon
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano pretende abordar uma parte da habilidade EF09CI14, expressa pela BNCC. Trabalhar a dualidade entre geocentrismo e heliocentrismo é cativante para educadores e educandos, pois trata-se de uma temática intrigante para as classes em geral. Para isso, o contexto desta aula traz um vídeo resumo da TV Escola, a fim de introduzir os conceitos dos dois modelos cosmológicos e de contextualizar historicamente quando essas discussões se passaram e como elas aconteceram. Logo em seguida, a questão disparadora vem ao encontro de um dos objetivos desta aula, questionando acerca do processo histórico de transição e de construção da ciência focado nos modelos cosmológicos.
A proposta é que a turma perceba que a ciência não surge imediatamente de um insight de algum cientista, mas é, na verdade, um processo que leva tempo para ser construído e aceito pela sociedade científica. A proposta do mão na massa sugere que eles se coloquem como os cientistas da época tentando defender a sua teoria, que é a cientificamente mais aceita, perante uma banca que carrega uma série de dogmas e tradições que não podem ser quebrados. A ideia da construção do tribunal para a discussão dos modelos cosmológicos visa, além de contextualizar historicamente a turma, desenvolver a capacidade de argumentação e a desenvoltura ao exporem suas opiniões. Por fim, após este momento intenso de discussões, a sistematização propõe a construção de um quadro resumo, que poderá ser desenvolvido no quadro ou em cartolina, com as características de cada modelo cosmológico e os pontos importantes que a turma julgar pertinente acrescentar.
Materiais necessários para a aula: Lousa ou projetor para apresentação do vídeo, material de escritório, uma cartolina ou papel pardo ou quadro de anotações.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula. Você pode apresentar aos alunos a etimologia das palavras: geo = terra, hélio = sol. Veja se os alunos percebem ou se já possuem alguma noção prévia do assunto que será abordado.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO