Atividade para impressão - Do que a matéria é feita?
Plano de Aula
Plano de aula: Do que a matéria é feita?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da matéria
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a Matéria e Energia. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Entretanto, é recomendado, para esta aula, que o aluno tenha noções básicas de substâncias, elementos químicos e estados da matéria. Temas que são abordados nos planos das unidades CIE9_01ME e CIE9_03ME01..
Serão abordados assuntos relacionados à unidade fundamental da matéria, o átomo. Será proposto que o aluno desenvolva um modelo similar ao modelo de Leucipo e Demócrito para explicar “a composição da matéria através de divisões sucessivas”, utilizando o método científico. O método científico é, na verdade, um conjunto de procedimentos empregados por pesquisadores com a intenção de obter resultados mais confiáveis e, assim, tentar explicar os fatos observados (questão já foi tratada no plano CIE09_03ME01).
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na metodologia científica, consulte o livro e os links abaixo:
HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.
Links sobre metodologia:
FARIA, C. Método Científico, Info Escola, https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/ Acesso em: 6 jul. 2018.
Portal UFSCar, Material didático, UFSCar, http://www.ufscar.br/jcfogo/Estat_1/arquivos/Metodologia_Cientifica.pdf Acesso em: 6 jul. 2018.
CHIBENI, S. S. Algumas observações sobre o “método científico” , Unicamp-IFCH, http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf Acesso em: 6 jul. 2018.
Link para sobre o modelo de Leucipo e Demócrito.
SOUZA, L. A., Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos, Química Geral, https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/leucipo-democritofilosofando-sobre-atomos.htm Acesso em: 6 jul. 2018.
LIRA, J. C. L. Átomo, Info Escola, https://www.infoescola.com/quimica/atomo/ Acesso em: 6 jul. 2018.
Link para o material a ser impresso no material complementar.
Materiais necessários para a aula: uma prancheta, caneta, lixa, material fácil de ser quebrado e lixado (como o tijolo) e material impresso.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente que eles serão os cientistas responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explicará “do que a matéria é feita”.
Atenção: para esta aula, será necessário uma lixa.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO