Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula representa a quinta etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade. Você observará que a habilidade foi contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, tesoura, palitos de dente ou pedaços de barbante, folha base de papel kraft ou cartolina, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.
É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre estruturas celulares ligadas à hereditariedade e alguns conceitos de genética. Sugere-se os planos: CIE9_08VE01 , CIE9_08VE04, CIE9_09VE01 e CIE9_09VE10.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que construirão heredogramas, que são representações que ajudam a estudar a hereditariedade nas famílias.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte o que eles sabem sobre genética e hereditariedade. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa prévia sobre o assunto para compartilharem em sala. Se for esse o caso, peça que alguns alunos compartilhem suas pesquisas, ressaltando que a genética é a área da Biologia que estuda as características dos seres vivos determinadas por seus materiais genéticos (genótipos) e na expressão delas a partir da interação dos indivíduos com o meio (fenótipos). A hereditariedade estuda a transmissão destas características entre diferentes gerações (pais e filhos). Mostre para eles o slide com as imagens de uma árvore genealógica e um heredograma, explicando que ambos auxiliam na representação das características dos membros de uma família e das relações de parentesco entre estes membros. Caso não possua projetor, leve imagens de uma árvore genealógica e de um heredograma para que eles observem semelhanças e diferenças entre elas. O heredograma é uma representação criada por cientistas que trabalham na área de genética, com símbolos conhecidos internacionalmente para representar as características dos indivíduos e as relações entre os diferentes membros de uma família.
Para maiores informações, sugere-se consultar: PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J. Hereditariedade: mediação pedagógica e o desenvolvimento do pensamento conceitual dos estudantes. VI ENPEC. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p1051.pdf e VESTENA, R. F.; SEPEL, L. M. N.; LORETO, E. L. S. O heredograma nas séries iniciais do ensino Fundamental. Genética na Escola. v. 10, n. 2, 2015, p. 148-161. Disponível em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livros/genetica_na_escola.pdf.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em um semicírculo peça que se imaginem como geneticistas estudando uma família. Explique que eles estão interessados em representar as características de seus membros e as relações de parentesco entre eles usando os mesmos instrumentos usados na área da genética, como apresentado no Contexto da aula (slide anterior). Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão.
Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensarem sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Para esta etapa sugere-se o tempo de 15 minutos. Organize os alunos em pequenos grupos. Cada grupo deve receber folhas, que serão usadas para sistematizar suas respostas às perguntas feitas. Explique a atividade usando as informações do slide e imprima as fichas de atividades disponíveis neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMTVDnrZWSRmwzQM9xkHFdCDguVn5Mp4j3rfMWqvpNnrX9AeWTRpBrErnuYc/cie9-08ve5-mao-na-massa-c2a0atividade-para-impressao.pdf. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir a quantidade de materiais de acordo com a quantidade de estudantes e grupos da turma. Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos ou escrever as indicações em cartolinas. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.
As orientações para cada atividade da etapa devem ser disponibilizadas no momento adequado para que os grupos proponham suas resoluções, levantem hipóteses e troquem informações entre eles.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, tesoura, palitos de dente ou pedaços de barbante, folha base de papel kraft ou cartolina, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.
Mão na massa
Orientações: Para a fase 2, sugere-se o tempo de 15 minutos. Depois da realização das atividades da fase 1, peça que dois grupos se reúnam, mostrem as propostas de representações criadas, contem suas conclusões e comparem seus registros. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e porquê. Maiores informações sobre a etapa estão disponíveis neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMTVDnrZWSRmwzQM9xkHFdCDguVn5Mp4j3rfMWqvpNnrX9AeWTRpBrErnuYc/cie9-08ve5-mao-na-massa-c2a0atividade-para-impressao.pdf. Na fase 3, distribua o heredograma com as colocações corretas e peça que eles comparem com o que propuseram anteriormente.
Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Tempo previstos para esse momento: 4 minutos. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a questão disparadora e estimulando que os estudantes voltem a refletir sobre ela de acordo com o que foi realizado na etapa Mão na massa. Um documento com orientações mais detalhadas para a sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7bbSxbGjpJZ9uJ53eKj6pZUCvcQ4z86nfbEYytjc5hbTkyt4va62CHNDamU/cie9-08ve05--orientacao-para-sistematizacao--atividade-para-impressao.pdf.
Retome o heredograma construído na etapa “Mão na massa”, sistematizando os conhecimentos construídos ao longo da aula. Caso os estudantes já conheçam o conceito de alelos, indique o heredograma com os alelos correspondentes ou vá preenchendo junto com eles nesse momento. Assim, será mais fácil de compreenderem que com o heredograma é mais fácil reconhecer a herança dos alelos em uma família.
Sistematização
Orientações: Tempo previsto para esse momento: 6 minutos. Caso tenha disponibilidade, sugere-se para esse momento o vídeo “Como as ervilhas de Mendel nos auxiliam a entender a genética” diponível em https://www.youtube.com/watch?v=Mehz7tCxjSE.
Peça que os alunos registrem o que foi trazido nestes slides de “Sistematização” em seus cadernos ou proponha a criação de um parágrafo coletivo que organize os conceitos trabalhados e as questões trazidas na etapa “Mão na massa”, como um material de estudo. Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.
Para mais informações sobre os conceitos trazidos neste plano, recomenda-se consultar os seguintes materiais: VESTENA, R. F.; SEPEL, L. M. N.; LORETO, E. L. S. Construção do heredograma da própria família: Uma proposta interdisciplinar e contextualizada para o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 14, n. 1, p. 1-16, 2015. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_1_1_ex744.pdf.
SILVA, L. T. ; FREIRE, B.; IORI, A. C.; MONTENEGRO, L. A.; COSTA, I. A. S. Jogo didático “Mendel na memória” como estratégia de ensino para consolidar conteúdos de genética. V EREBIO – NE Encontro Regional de Ensino de Biologia. Anais. Natal, 2013. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/verebione/orais.html.
PALACIOS, R.; HERKENHOFF, M. E. O gene da intolerância à lactose. Genética na Escola. v. 9. n. 2, 2014. p. 148-153. 2014. Disponível em: https://drleonardocrema.files.wordpress.com/2015/01/o-gene-da-intolerc3a2nica-c3a0-lactose.pdf.