Plano de Aula

Plano de aula: Compostagem

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta aula é parte de uma sequência didática que tem por objetivo principal a construção do conhecimento acerca da sustentabilidade, do tratamento dado à natureza pela nossa sociedade, suas consequências e a busca de soluções para problemas ambientais locais.

Nesta aula, vamos abordar o tema da compostagem, falando sobre a importância de separar o lixo orgânico do lixo seco, a ação de microrganismos neste processo e sobre os diferentes tipos de composteiras para cada situação. Este plano complementa conceitos que já foram abordados no plano anterior, sobre a coleta seletiva (CIE9_13VE07).

Mais informações sobre o tema compostagem no site da Ecycle, disponível aqui: <https://www.ecycle.com.br/2368-compostagem>, acesso em 16 de julho de 2018.

Materiais necessários para a aula: material impresso e notebook. A metodologia escolhida para esta aula é a Rotação de Estações, na qual a turma será dividida em 6 equipes. Serão disponibilizadas 3 tarefas, uma tarefa diferente para cada duas equipe, com 10 minutos para sua execução. Após o tempo determinado, as tarefas serão trocadas entre as equipes, de modo que cada equipe realize todas as tarefas. Mais informações sobre a metodologia “Rotação de Estações” no site da Nova Escola, disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem>, acesso em 16 de julho de 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Leia o título da aula e questione os estudantes sobre o que é compostagem e o que é lixo orgânico. Explore o conhecimento do grupo, se eles sabem diferenciar o que é lixo orgânico do lixo não-orgânico ou resíduos sólidos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO