Plano de Aula

Plano de aula: Volume e Capacidade

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo;
  2. Estabelecer relações entre unidades de medida de volume e de capacidade.

Conceito-chave

Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel,

- Isopor, papelão ou qualquer material manipulável (que sirva para montar cubos) cuja espessura não seja desprezível como a de uma folha de papel.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo;
  2. Estabelecer relações entre unidades de medida de volume e de capacidade.

Conceito-chave

Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel,

- Isopor, papelão ou qualquer material manipulável (que sirva para montar cubos) cuja espessura não seja desprezível como a de uma folha de papel.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito. Dando destaque à diferença entre volume (espaço que o cilindro/paralelepípedo ocupa) e capacidade (o “volume interno”, o quanto pode caber dentro do cilindro/paralelepípedo)

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO