Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que fazer com as quantidades dos ingredientes de uma receita para produzir o seu dobro. Pergunte também sobre o que deve ocorrer com as quantidades dos ingredientes de uma receita se só tivermos a metade de um deles. Ouça as respostas e peça que tentem explicar como se deve aumentar ou diminuir uma receita sem alterar o seu sabor.
Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que as quantidades dos ingredientes de uma receita devem aumentar ou diminuir proporcionalmente.
Discuta com a turma:
- Aumentando a quantidade de um dos ingredientes da receita, o que deve ocorrer com os demais? E diminuindo a quantidade de um dos ingredientes?
- Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades dos ingredientes para não alterar o sabor da receita?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do Slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais, observando que alterando um dos valores, o outro também altera em proporção direta.
Discuta com a turma:
- Aumentando a quantidade de leite condensado, o que ocorre com a quantidade de chocolate em pó? E se a quantidade de leite condensado diminuir?
- Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de leite condensado e chocolate em pó para não alterar o sabor da mistura?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do Slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais, observando que alterando um dos valores, o outro também altera em proporção direta.
Discuta com a turma:
- Aumentando a quantidade de leite condensado, o que ocorre com a quantidade de chocolate em pó? E se a quantidade de leite condensado diminuir?
- Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de leite condensado e chocolate em pó para não alterar o sabor da mistura?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do Slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais, observando que alterando um dos valores, o outro também altera em proporção direta.
Discuta com a turma:
- Aumentando a quantidade de leite condensado, o que ocorre com a quantidade de chocolate em pó? E se a quantidade de leite condensado diminuir?
- Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de leite condensado e chocolate em pó para não alterar o sabor da mistura?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de encontrar os valores proporcionais às quantidades de ingredientes das misturas apresentadas.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Sabendo a quantidade de leite condensado usada para fazer o mesmo sabor de uma mistura, como podemos identificar a quantidade necessária de chocolate em pó? E sabendo a quantidade de chocolate em pó, o que devemos fazer para identificarmos a quantidade necessária de leite condensado?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a proporcionalidade presente na mistura. Sistematize o conceito de grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Sistematizar o conceito de grandezas diretamente proporcionais.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque com os estudantes a proporcionalidade presente nas receitas. Reforce que as quantidades dos ingredientes representam grandezas diretamente proporcionais.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da proporcionalidade direta.
Discuta com a turma:
- Como se deve aumentar ou diminuir as quantidades de suco concentrado e água para manter o sabor final do suco?
- As quantidades de suco concentrado e água são grandezas de que tipo?
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar