Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 8)
Orientação: Faça a pergunta aos alunos e aguarde por respostas. O quiz é uma maneira divertida de recordar alguns conceitos.
Propósito: Relembrar as propriedades da multiplicação e divisão de potências.
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 8)
Orientação: Apresente a resposta dando ênfase principalmente à multiplicação dos fatores, para que o aluno entenda a propriedade sem que se torne uma fórmula vazia e decorada. O objetivo é fazer o aluno pensar no porquê de conservar as bases e somar os expoentes.
Propósito: Relembrar as propriedades da multiplicação e divisão de potências.
Discuta com a turma:
- Vocês se lembram desta propriedade?
- Vocês entendem por quê somamos os expoentes?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 8)
Orientação: Faça a pergunta aos alunos e aguarde por respostas. O quiz é uma maneira divertida de recordar alguns conceitos.
Propósito: Relembrar as propriedades da multiplicação e divisão de potências.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 8)
Orientação: Apresente a resposta dando ênfase principalmente na divisão dos fatores, para que o aluno entenda a propriedade sem que se torne uma fórmula vazia de “decoreba”, o objetivo é fazer o aluno pensar no porquê de conservar a base e subtrair os expoentes.
Propósito: Relembrar as propriedades da multiplicação e divisão de potências.
Discuta com a turma:
- É possível usar outros métodos para resolver?
- A aplicação da propriedade é o método mais eficaz de solução?
- Qual é mais fácil: a multiplicação ou a divisão? Ou ambos são simples?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 8)
Orientação: Faça a pergunta aos alunos e aguarde por respostas. O quiz é uma maneira divertida de recordar alguns conceitos.
Propósito: Relembrar a propriedade do expoente negativo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 8)
Orientação: Relembre com os alunos como trabalhamos com expoentes negativos. Mostre que, para as propriedades de potências serem válidas, o expoente negativo deve se relacionar com o inverso da base. Relembre que escrever (?)² resulta no mesmo que escrever 1/3², mas que isso só é válido para frações de numerador 1.
Propósito: Relembrar a propriedade do expoente negativo.
Discuta com a turma:
- Abrir a potência em multiplicação facilitou o entendimento? Como?
- O expoente negativo deixa o resultado negativo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Agrupe a turma em duplas e oriente os alunos a abrirem as potências na forma de multiplicação, para chegarem nos resultados de tal forma que consigam descobrir a validade das propriedades para os expoentes inteiros. Não passe as regras de potenciação como válidas para os expoentes negativos ainda. Deixe com que os alunos explorem através da definição.
Propósito: Retomar o assunto de propriedades de potências introduzindo o expoente negativo sem recorrer à memória, mas sim ao entendimento.
Discuta com a turma:
- Ao abrir as potências para calcular, sem usar uma fórmula, facilitou o exercício?
- As propriedades que acabamos de relembrar no aquecimento, funcionariam nesses exercícios?
- Vocês se lembram da utilização de expoentes negativos?
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10, 11 e 12)
Orientação: Peça para que os alunos venham ao quadro para descreverem suas soluções. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Juntar os conceitos de expoentes inteiros e negativos com as propriedades de potências.
Discuta com a turma:
- Valem as propriedades que estudamos anteriormente? Quais?
- Por que o resultado da soma de expoentes na letra b é negativo?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10, 11 e 12)
Orientação: Peça para que os alunos venham ao quadro para descreverem suas soluções. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Juntar os conceitos de expoentes inteiros e negativos com as propriedades de potências.
Discuta com a turma:
- Valem as propriedades que estudamos anteriormente? Quais?
- Na questão c, o que aconteceu com o expoente? Aumentou ou diminuiu? Por quê?
- Na questão d, se a operação é de divisão, por que aparece a multiplicação dos fatores de uma multiplicação?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10, 11 e 12)
Orientação: Peça para que os alunos venham ao quadro para descreverem suas soluções. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Juntar os conceitos de expoentes inteiros e negativos com as propriedades de potências.
Discuta com a turma:
- Na questão e, alguém percebeu que os números são iguais e o resultado é igual a 1?
- Por que, no item f, o expoente aumentou mesmo sendo uma divisão?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos (slides 13 e 14).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização da propriedade e a influência do expoente negativo.
Propósito: Reforçar o conceito da multiplicação de potências de mesma base com expoentes inteiros e negativos.
Discuta com a turma:
- O expoente negativo altera o uso da propriedade?
- Como vocês explicariam com suas palavras a influência do expoente negativo?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos (slides 13 e 14).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização da propriedade e a influência do expoente negativo.
Propósito: Reforçar o conceito da divisão de potências de mesma base com expoentes inteiros e negativos.
Discuta com a turma:
- O expoente negativo altera o uso da propriedade?
- Como vocês explicariam com suas palavras a influência do expoente negativo?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explique que as propriedades ajudam em muitos casos a simplificar operações mais complexas, os alunos devem ficar atentos que são casos da multiplicação de algarismos e que o expoente inteiro e negativo pode inverter isso.
Propósito: Resumir o que foi trabalhado na atividade com uma frase.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e calculem as potências da coluna da esquerda para então ligarem à coluna da direita.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das propriedades da potenciação: multiplicação e divisão de bases iguais.
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar