Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Ângulos e suas construções
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Construções, ângulos e polígonos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista da área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares
Objetivo específico
Tornar o aluno capaz de construir ângulos com auxílio de instrumentos de medidas (régua, transferidor e compasso).
Conceito-chave
Construção de ângulos.
Recursos necessários
- Régua;
- Compasso;
- Lápis;
- Atividade impressa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Inicie fazendo os questionamentos do slide 3. Busque motivar os alunos a falarem sobre o que conhecem sobre medidas de ângulos.
Em seguida, passe para o Slide 4 e entregue os círculos para os alunos. Você pode pedir para que eles recortem o círculo das folhas ou já entregá-los recortados. Consulte o item Materiais complementares para acessar o material para impressão.
Quando todos estiverem com os círculos em mãos, solicite que eles façam as orientações do slide e lhe respondam as perguntas, uma a uma.
Propósito: Fazer com que os alunos sintam-se ambientalizados com a aula, envolvidos e motivados para desenvolver as atividades e aprender o conceito estudado.
Discuta com a turma:
- O que vocês conhecem sobre ângulos?
- Quais os instrumentos usados para medir ângulo?
- Qual a unidade de medida dos ângulos?
- Em nosso cotidiano, onde podemos notá-los?
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Inicie fazendo os questionamentos do slide 3. Busque motivar os alunos a falarem sobre o que conhecem sobre medidas de ângulos.
Em seguida, passe para o Slide 4 e entregue os círculos para os alunos. Você pode pedir para que eles recortem o círculo das folhas ou já entregá-los recortados. Consulte o item Materiais complementares para acessar o material para impressão.
Quando todos estiverem com os círculos em mãos, solicite que eles façam as orientações do slide e lhe respondam as perguntas, uma a uma.
Propósito: Fazer com que os alunos sintam-se ambientalizados com a aula, envolvidos e motivados para desenvolver as atividades e aprender o conceito estudado.
Discuta com a turma:
- O que vocês conhecem sobre ângulos?
- Quais os instrumentos usados para medir ângulo?
- Qual a unidade de medida dos ângulos?
- Em nosso cotidiano, onde podemos notá-los?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos respondam sozinhos cada uma das questões, primeiro as do slide 5 e depois as do slide 6. Neste momento, circule pela sala, pois os alunos estarão lendo o enunciado e respondendo e podem ter dúvidas em relação a alguns termos que estão sendo usados. Em caso de dúvidas, faça intervenções de modo que os alunos possam pensar e ter conclusões.
Propósito: Fazer com que os alunos aprendam o conceito de ângulos ao longo da atividade, enquanto realizam as construções.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos respondam sozinhos cada uma das questões, primeiro as do slide 5 e depois as do slide 6. Neste momento, circule pela sala, pois os alunos estarão lendo o enunciado e respondendo e podem ter dúvidas em relação a alguns termos que estão sendo usados. Em caso de dúvidas, faça intervenções de modo que os alunos possam pensar e ter conclusões.
Propósito: Fazer com que os alunos aprendam o conceito de ângulos ao longo da atividade, enquanto realizam as construções.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostra as duas resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostra uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostra as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostra uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)
Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.
Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.
Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.
É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.
Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.
No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.
Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.
Discuta com a turma:
- O que você pensou para resolver desta forma?
- O que se pode notar na resolução do colega?
- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?
- O que aprenderam com a atividade?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Faça juntamente com os alunos uma sistematização do conceito de construção de ângulos de 30º, 40º, 60º e 90º, desenvolvido na atividade.
Propósito: Fazer a sistematização das formulações feitas pelos alunos em relação ao conceito de construção de ângulos de 30º, 40º, 60º e 90º.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Faça juntamente com os alunos uma sistematização das construções de ângulos notáveis para que a aluno se aproprie do conceito. Pode-se fazer uma síntese dos passos e recursos usados nas construções.
Propósito: Fazer uma síntese das atividades desenvolvidas na aula, de modo que o aluno perceba os caminhos percorridos durante a atividade para alcançar o objetivo proposto.
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Durante a atividade, circule entre os alunos e observe as falas e resoluções deles. Faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos dos alunos.
Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de construção de ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º, e se é capaz de construir e descrever as construções.
Discuta com a turma:
- Quais foram as estratégias de construção do ângulo?
- Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?
- Quais os possíveis erros na resolução da atividade?
Materiais Complementares:
Resolução das atividades complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_17GEO01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, transferidor, compasso, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADES COMPLEMENTARES (descrita na Atividade principal)
Aquecimento
O Aquecimento trata de uma reflexão sobre ângulos presentes no dia a dia. Você pode sugerir como discussão com as famílias.
Atividade principal
Construir elementos geométricas remotamente é um desafio se não houver orientação adequada. Por isso, sugerimos que você use uma parte da Atividade principal (ela pode ser adaptada) como apoio para gravar um vídeo informando aos alunos os passos para as construções propostas na atividade. Você pode fazer um vídeo caseiro e encaminhar via WhatsApp. Não esqueça de usar os instrumentos adequados à construção geométrica solicitada. Você pode usar as etapas sugeridas nos slides de discussão da solução. Caso seja possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período).
Encaminhe para os alunos, juntamente com o vídeo orientativo, as atividades complementares. Sugerimos foco na atividade 2 porque ela parece mais simples para os alunos construírem remotamente, além de dar conta do objetivo proposto para esse plano. Como o documento é editável, você pode adaptar e escolher as atividades que os alunos devem fazer. Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de ângulos. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angleals
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você pode gravar um vídeo de feedback em ( https://myhomestudio.com.br/ ). Considere as respostas da turma para dar feedback aos alunos. Caso, julgue necessário, solicite que os alunos resolvam também o Raio X e a parte não utilizada nas orientações da atividade principal. Não esqueça de realizar discussões para ampliar e consolidar as aprendizagens dos alunos.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Use nas orientações e retome nas discussões
Encerramento
xxxxx
Raio X
Proponha a realização do Raio X (você pode adaptá-lo, se achar conveniente). Mantenha um canal de comunicação aberto e retome as discussões sempre que necessário.
Convite às famílias
A discussão do Aquecimento pode ser realizado com as famílias.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista da área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares
Objetivo específico
Tornar o aluno capaz de construir ângulos com auxílio de instrumentos de medidas (régua, transferidor e compasso).
Conceito-chave
Construção de ângulos.
Recursos necessários
- Régua;
- Compasso;
- Lápis;
- Atividade impressa.