Atividade para impressão - Foto de enciclopédia
Plano de Aula
Plano de aula: Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e diferenças no contexto de produção
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Enciclopédias impressas (geralmente as bibliotecas escolares possuem) ou imagens de enciclopédias para serem projetadas, caso a escola não possua as enciclopédias;
- Texto fotocopiado de um verbete enciclopédico retirado de uma enciclopédia impressa;
- Computador e datashow para projetar a página do verbete enciclopédico digital (do mesmo termo da versão impressa) ou celulares para acessar o verbete, ou laboratório de informática com internet. A apresentação do verbete digital pode ser adaptada trazendo, em último caso, o texto impresso com os hiperlinks marcados;
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter preconceito com o gênero por considerá-lo de difícil entendimento devido ao uso de linguagem formal e de termos técnicos. Também podem não conseguir identificar as diferenças entre o impresso e o digital, além da identificação de hiperlinks.
Referências sobre o assunto:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em:
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em:
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em:
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em:
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, levantando o conhecimento prévio deles a respeito do tema com a seguinte pergunta:
- De que forma você busca conhecimento a respeito de um assunto que não conhece?
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO