Material para impressão - Teoria na prática - Exercícios em dupla
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhando recursos de coesão sequencial em reportagens
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Uma reportagem impressa, cadernos, lápis, caneta, borracha, notebook, tela de projeção e datashow.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos que não tiverem noções de conjunções e de articuladores poderão ter dificuldades em localizá-las nas reportagens.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos. Esclareça que o objetivo dessa aula será abordar as relações de sentido estabelecidas nas reportagens pelas conjunções e articuladores textuais. Faça rapidamente o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos questionando-os sobre as conjunções que já foram estudadas por eles.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
1. Leia com os alunos os enunciados.
2. Reflita com eles sobre as questões propostas.
Sugestão de respostas:
- Qual termo foi alterado nos enunciados? Os termos E e OU.
- Essa alteração causou mudanças significativas na estrutura sintática? Não houve mudanças na estrutura sintática.
- Essa mudança alterou o sentido o dos enunciados? Os alunos devem perceber que alterando-se apenas um único termo (E por OU) o significado de todo enunciado foi alterado.
No primeiro enunciado o termo “e ” expressa uma relação de adição enquanto que no segundo enunciado o termo “ou ” expressa uma relação de alternância.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
- Apresente o slide aos alunos e informe que trata-se de um trecho da reportagem que será trabalhada na aula. Peça para que eles observem os termos em destaque e digam qual relação eles estabelecem com o restante da oração. Utilize os conectivos “e” e “mas” como exemplo para que eles compreendam a proposta do exercício. Por exemplo: Logo na primeira oração, alguém nos diz que teve problemas com a justiça e não conseguia arrumar emprego, mas que é bom trabalhar por conta própria. Na verdade, ele está explicando o motivo pelo qual não conseguia arrumar emprego (=por causa dos problemas na justiça) ou pode também estar falando da consequência de ter entrado na justiça (=ficou difícil arrumar emprego). De todo jeito, ele diz que esse problema não é tão grave já que é muito melhor trabalhar para si próprio. Portanto, ele estabelece uma ideia de explicação/consequência e oposição entre as orações.
- Peça aos alunos que sigam esse raciocínio para perceber a relação de sentido estabelecida pelos demais termos. Espera-se que eles percebam que “mais que” estabelece uma relação de comparação e que “apesar de” estabelece uma relação de quebra de expectativa.
- Explique aos alunos que, como visto na aula anterior, as informações de um texto precisam estar articuladas e relacionadas para que haja progressão textual. Existem mecanismos que são utilizados pelo autor para garantir uma boa articulação entre as ideias, informações e os argumentos do texto, como no exemplo do slide. Um desses mecanismos é a coesão sequencial que ocorre por meio de marcadores verbais e conectivos.
- Solicite a leitura individual da reportagem disponível no link https://cadernosdereportagem.wordpress.com/2017/12/27/vida-de-camelo/
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima o exercício disponível em materiais complementares. O objetivo da atividade não é classificar as conjunções ou reconhecer as expressões e sim tratar da sua função e seu uso na construção da coesão textual.
- Solicite aos alunos que realizem a atividade em dupla para que possam analisar as orações, trocar ideias e chegar a uma conclusão comum.
- Circule entre os alunos e oriente-os no que precisarem.
- Corrija o exercício ou disponibilize as respostas para conferência.
Materiais complementares.
Para imprimir o exercício, clique aqui.
Para as possibilidades de resposta, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente a pergunta do slide aos alunos e deixe-os opinar livremente sobre o assunto. É importante que os alunos demonstrem o conhecimento da coesão sequencial e percebam que o emprego inadequado dos articuladores ou uma interpretação inadequada do seu uso pode comprometer tanto a produção de textos bem como a leitura de gêneros diversos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: SpeakPic (disponível aqui); Bitimoji (tutorial disponível aqui); PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe, pelo WhatsApp, o tema da aula para os alunos: coesão sequencial em reportagens. Esclareça que o objetivo desta aula será abordar as relações de sentido estabelecidas nas reportagens pelas conjunções e articuladores textuais. Faça rapidamente o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos questionando-os se se lembram das conjunções já estudadas por eles.
Introdução
Compartilhe com os alunos os enunciados do slide da Introdução para responderem em seus cadernos. Reflita com eles sobre as questões propostas:
a. Qual termo foi alterado nos enunciados? R: Os termos E e OU.
b. Essa alteração causou mudanças significativas na estrutura sintática? R: Não houve mudanças na estrutura sintática.
c. Essa mudança alterou o sentido dos enunciados? R: Os alunos devem perceber que, alterando-se apenas um único termo (E por OU), o significado de todo o enunciado foi alterado. No primeiro enunciado o termo “e” expressa uma relação de adição, enquanto no segundo enunciado o termo “ou ” expressa uma relação de alternância.
Para tornar esses questionamentos e reflexões interativos, você pode utilizar o aplicativo SpeakPic, que agrega voz a fotos e Bitmojis (veja como utilizá-lo em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
Encaminhe o slide desta etapa aos alunos (veja no plano original), como uma apresentação narrada em PowerPoint (veja o tutorial em Recursos Opcionais), e informe que se trata de um trecho da reportagem que será trabalhada na aula. Peça que eles observem os termos em destaque e digam que relação estabelecem com o restante da oração. Utilize os conectivos “e” e “mas” como exemplo para que compreendam a proposta do exercício. Por exemplo: logo na primeira oração, alguém nos diz que teve problemas com a justiça e não conseguia arrumar emprego, mas que é bom trabalhar por conta própria. Na verdade, ele está explicando o motivo pelo qual não conseguia arrumar emprego (= por causa dos problemas na justiça) ou pode também estar falando da consequência de ter entrado na justiça (= ficou difícil arrumar emprego). De todo modo, ele diz que esse problema não é tão grave, já que é muito melhor trabalhar para si próprio. Portanto, ele estabelece uma ideia de explicação/consequência e oposição entre as orações. Peça aos alunos que sigam esse raciocínio para perceber a relação de sentido estabelecida pelos demais termos. Espera-se que eles percebam que “mais que” estabelece uma relação de comparação e que “apesar de” estabelece uma relação de quebra de expectativa. Explique aos alunos que, como visto na aula anterior, as informações de um texto precisam estar articuladas e relacionadas para que haja progressão textual. Existem mecanismos que são utilizados pelo autor para garantir uma boa articulação entre as ideias, informações e os argumentos do texto, como no exemplo do slide. Um desses mecanismos é a coesão sequencial que ocorre por meio de marcadores verbais e conectivos. Solicite a leitura individual da reportagem disponível aqui e encaminhe também o exercício disponível em materiais complementares. O objetivo da atividade não é classificar as conjunções ou reconhecer as expressões, e sim tratar de sua função e seu uso na construção da coesão textual. Compartilhe o gabarito do exercício. Materiais complementares: exercício para impressão, disponível aqui; possibilidades de resposta, disponíveis aqui.
Fechamento
Envie, pelo WhatsApp, a pergunta do slide do Fechamento aos alunos e deixe-os opinar livremente sobre o assunto. Solicite socializações espontâneas por áudio. É importante que os alunos demonstrem o conhecimento da coesão sequencial e percebam que o emprego inadequado dos articuladores ou uma interpretação inadequada do seu uso pode comprometer tanto a produção de textos como a leitura de gêneros diversos. Observação: você pode sugerir que os alunos (que quiserem) criem bitimojis com áudio, pelo aplicativo SpeakPic, para tornar suas socializações mais interativas também.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos familiares que leiam com os alunos os materiais que receberem para análise, e conversem sobre a temática abordada, bem como sobre a relação conjunção–sequência textual.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Trabalhando recursos de coesão sequencial em reportagens
Finalidade da aula: Possibilitar ao aluno a compreensão das relações de sentido estabelecidas nas reportagens pelas conjunções e articuladores textuais, seja na leitura e compreensão de um texto, seja em produções próprias.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe/ Semântica / Fono-ortografia
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP13, EF08LP14, EF08LP04
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.