Atividade para impressão - Amplo e Plural - LP08_10ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Sistematização do uso das orações subordinadas substantivas
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas substantivas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as orações subordinadas substantivas usadas em um artigo de opinião como modalizadoras de confiabilidade do discurso do jornalista.
Materiais necessários: Caderno, caneta, PC, Datashow, Internet, Google Drive, canetas ou gizes coloridos para escrever no quadro, cópia (ou projeção) do texto informativo usado para esta aula.
Dificuldades antecipadas: Identificar as diferentes funções das orações subordinadas substantivas, bem como distinguir as substantivas reduzidas das desenvolvidas.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 28 out. 2018.
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens. São Paulo: Atual Editora, 2014.
CRISCUOLO, Ana Carolina Sperança. Orações Subordinadas Substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa), UNESP, Araraquara/SP, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103544/criscuolo_acs_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 4 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos quais as classificações das orações. Espera-se que ele saiba, pelo menos, da existência das orações simples e das compostas, entre estas das coordenadas e das subordinadas (em especial das substantivas que, como o nome já diz, exercem a função de um substantivo). Peça para eles se lembrarem e dizerem quais são as funções possíveis do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, aposto, predicativo, complemento nominal). Mas deixe claro que, dentro da construção dessas orações, elas podem ser reduzidas ou desenvolvidas.
- Pergunte-lhes o sentido, para eles, de reduzida (menor, com menos palavras) x desenvolvida (maior, com mais palavras).
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos a cópia do texto “Amplo e plural”, de Marina Aranha, publicado na revista Revide, de Ribeirão Preto (SP) e região. O ideal seria uma cópia por aluno, mas, se não for possível, distribua uma cópia a cada 2-3 alunos ou permita que acessem o texto pela internet no seu próprio celular.
- Avise-os de que farão uma tabela de reconhecimento da estruturação das orações subordinadas substantivas (nas passagens em negrito) e que, portanto, à medida que forem lendo, devem marcar as informações que preencherão na tabela.
Material complementar: para acessar o texto para impressão, clique aqui.
ARANHA, Marina. “Amplo e plural”. In: Revide. Ribeirão Preto: VIDE Editorial Revistas e Periódicos Ltda. nº 939, 06.11.18
Também disponível em: https://www.revide.com.br/blog/marina-aranha/amplo-e-plural/ Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Introdução
Tempo sugerido:
Orientações:
- Com o texto entregue, avise-os de que farão duas tabelas: uma de reconhecimento da estrutura das orações subordinadas substantivas e outra para distinguir as orações subordinadas substantivas reduzidas das desenvolvidas. Portanto, à medida que forem lendo, oriente-os a marcarem as informações que preencherão a tabela.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
- Dê um tempo para os alunos copiarem a tabela acima.
Desenvolvimento
Orientações:
- Dê um tempo para os alunos copiarem a tabela acima.
Desenvolvimento
Orientações:
- Terminada a reprodução das tabelas no caderno, avise-os para lerem o texto calmamente e prestarem uma atenção especial às orações numeradas de 1 a 9 e marcadas em negrito.
- Oriente-os a, à medida que forem lendo, já anotarem suas respostas na tabela.
- Espera -se que os alunos deem as seguintes respostas colocadas na tabela:
- Sujeito: sem; verbo: “é fato”; conjunção: “que”; complemento:”a tecnologia acelerou pensamentos e rotinas”.
- Sujeito: “a tecnologia”; verbo: “fez”; conjunção: “que”; complemento: “mudássemos nossa rotina.”
- Ademais, chame a atenção dos alunos para a impessoalidade e a pessoalidade da autora ora usando a terceira pessoa ora usando a primeira pessoa como sujeito do discurso e qual a intenção ao se fazer isso. Espera-se que observem que na frase 1, há uma certeza incontestável de que a “tecnologia acelerou pensamentos e rotinas”, já na 2, observa-se uma cumplicidade de que tanto a autora quanto o leitor tiveram, com isso, uma “mudança de rotina”. Desse modo, pode-se constatar que “a tecnologia acelerou pensamentos e rotinas” é o sujeito = o fato. E que “mudássemos nossa rotina” é o complemento direto (objeto direto) do verbo “fez”. Ou seja, sintaticamente, as orações substantivas possuem funções diferentes na oração 1 e na 2.
Desenvolvimento
Orientações:
- Espera -se que os alunos deem as seguintes respostas colocadas na tabela:
(3) Sujeito: “nós”/oculto; verbo: “temos”; conjunção: “como”; complemento:”conceber a ideia de um produtor de conteúdo presente, apenas, no formato impresso”.
(4) Sujeito: “Eu”/oculto; verbo: “acho”; conjunção: “que”; complemento: “o papel morrerá tão cedo.”
(5) Sujeito: “eu”/oculto; verbo: “acredito”; conjunção: sem; complemento: “ser fundamental uma coexistência pacífica entre todas as plataformas existentes e possíveis.”
- Além disso, questione-os como foi elaborada a questão do sujeito do discurso que, nesse caso, começa com a pluralidade ao constatar que não há como se produzir um texto apenas no “formato impresso” para, em seguida, seguir em uma visão particular e, portanto, sem embasamento científico, daí os verbos “acho” e “acredito”, mesmo porque os leitores podem compartilhar ou não de seu ponto de vista. Peça também para atentarem que “conceber a ideia de um produtor de conteúdo presente, apenas, no formato impresso” completa de forma direta (objeto direto) o sentido do verbo “temos”. E “o papel morrerá tão cedo” + “ser fundamental uma coexistência pacífica entre todas as plataformas existentes e possíveis” completam direta e respectivamente os verbos “acho” e “acredito”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Espera -se que os alunos deem as seguintes respostas colocadas na tabela:
(6) Sujeito: sem; locução verbal: “(É) Claro”; conjunção: “que”; complemento:”ninguém tem a receita do sucesso”.
(7) Sujeito: “uma bela maneira”; verbo: “é”; conjunção: sem; complemento: “Não se acomodar em zonas de conforto no trabalho”.
(8) Sujeito: “uma bela maneira”; verbo: “é”; conjunção: sem; complemento: “buscar, sempre, novas alternativas e projetos”.
- Espera-se que os alunos percebam que nas frases acima (6, 7 e 8) houve uma indefinição do sujeito ao ser usado o pronome indefinido “ninguém”, na 6, e a indeterminação do sujeito nas 7 e 8: “não se acomodar” e “buscar”, afinal, faz-se um discurso “cristalizado” pela tradição: ter “receita do sucesso”, “não se acomodar em zonas de conforto no trabalho” e “buscar, sempre, novas alternativas e projetos”. Além disso, “ninguém tem a receita do sucesso” é sujeito de “claro” (isso é claro). “Não se acomodar em zonas de conforto no trabalho e buscar, sempre, novas alternativas e projetos” são predicativos (qualidades) de uma “bela maneira de se manter ativo”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Espera -se que os alunos deem as seguintes respostas colocadas na tabela:
(9) Sujeito: “A ideia”; verbo: “é”; conjunção: sem; complemento:”manter-se sempre em movimento”.
- Na última frase analisada, os alunos devem perceber que se trabalha, mais uma vez, com uma ideia “clichê” que é “manter-se sempre em movimento”, uma característica da “ideia” (sujeito da Oração Principal).
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente, mais uma vez, o aluno checar as respostas dadas na tabela acima.
- Faça a correção com eles em voz alta.
- Diga para olharem com atenção coluna por coluna: a do sujeito, a do verbo, a da conjunção e a do complemento.
- Pergunte o que eles percebem como regra na Oração Principal. Espera-se que eles digam que, às vezes, o sujeito não existe, mas o verbo sempre aparece.
- Questione o que eles observam como regra na Oração Subordinada Substantiva. A resposta esperada é que, em alguns casos, a conjunção não aparece, mas o complemento sempre.
- Nesse momento, é interessante também que eles percebam que ainda que a estrutura da Oração Subordinada Substantiva se mantenha, ela pode apresentar funções diferentes (sujeito, objeto direto, predicativo…).
- Lembre a eles que o tema da aula era: “A oração subordinada substantiva reduzida e a desenvolvida”. O que isso significa? Que a identificação em reduzida ou desenvolvida se dará sempre na segunda oração, a substantiva.
- Com base nessa conclusão, peça que chequem agora a próxima tabela (do fechamento).
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos para repetirem as informações da tabela anterior na atual, mas só as da segunda oração, a subordinada substantiva: a conjunção e o complemento.
- Oriente-os a observarem novamente a coluna da conjunção e a do complemento.
- Pergunte-lhe qual parece maior, estendida/desenvolvida e qual parece menor, reduzida.
- Questione-os por que eles têm essa impressão. Espera-se que eles percebam que na ausência da conjunção, o verbo aparece em uma das suas formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) ligando diretamente a Oração Subordinada Substantiva à Oração Principal e que, justo por isso, a escrita fica mais concisa, uma vez que se usa menos vocabulário. Por outro lado, ao usar a conjunção (como ponte entre a Oração Subordinada Substantiva e a Oração Principal) e conjugar o verbo (tempo, modo, pessoa), a oração fica mais longa, ou seja, há mais palavras sendo usadas para expressar uma ideia.
- Por isso, as orações 1, 2, 3, 4, 6 são substantivas desenvolvidas, enquanto que as 5, 7, 8 e 9 são reduzidas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Encaminhe à turma, pelo WhatsApp, alguns questionamentos. Pergunte quais as classificações das orações. Peça que se lembrem e digam quais são as funções possíveis do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, aposto, predicativo, complemento nominal). Mas deixe claro que, dentro da construção dessas orações, elas podem ser reduzidas ou desenvolvidas. Pergunte o sentido, para eles, de reduzida (menor, com menos palavras) x desenvolvida (maior, com mais palavras).
Introdução
Compartilhe com os alunos o texto “Amplo e plural”, de Marina Aranha, publicado na revista Revide, de Ribeirão Preto (SP) e região. Avise-os de que farão uma tabela de reconhecimento da estruturação das orações subordinadas substantivas (nas passagens em negrito do plano original) e que, portanto, à medida que forem lendo, devem marcar as informações que preencherão na tabela. Material complementar: texto para impressão, disponível aqui; texto, na íntegra, no canal onde foi publicado, disponível aqui. Com o texto entregue, avise-os de que farão duas tabelas: uma de reconhecimento da estrutura das orações subordinadas substantivas e outra para distinguir as orações subordinadas substantivas reduzidas das desenvolvidas. Veja no plano original as informações para o preenchimento da tabela (nos slides).
Desenvolvimento
Peça que os alunos copiem a tabela (veja no slide do plano original). Peça que leiam o texto calmamente e prestem atenção especial às orações numeradas de 1 a 9 e marcadas em negrito. Oriente-os, à medida que forem lendo, a já anotarem suas respostas na tabela. Veja os questionamentos e as expectativas de respostas no plano original.
Fechamento
Peça aos alunos que repitam as informações da tabela anterior na atual, mas só as da segunda oração, a subordinada substantiva: a conjunção e o complemento. Oriente-os a observarem novamente a coluna da conjunção e a do complemento. Pergunte qual parece maior, estendida/desenvolvida, e qual parece menor, reduzida. Questione por que têm essa impressão. Veja as expectativas de respostas no plano original.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler o texto de Marina Aranha, “Amplo e Plural”, para que possam gerar discussões construtivas, em casa, sobre a temática desenvolvida.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leandra Antoneli da Silva Franco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Sistematização do uso das orações subordinadas substantivas
Finalidade da aula: Reconhecer as orações subordinadas substantivas usadas em em um artigo de opinião como modalizadoras de confiabilidade do discurso do jornalista.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP11
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as orações subordinadas substantivas usadas em um artigo de opinião como modalizadoras de confiabilidade do discurso do jornalista.
Materiais necessários: Caderno, caneta, PC, Datashow, Internet, Google Drive, canetas ou gizes coloridos para escrever no quadro, cópia (ou projeção) do texto informativo usado para esta aula.
Dificuldades antecipadas: Identificar as diferentes funções das orações subordinadas substantivas, bem como distinguir as substantivas reduzidas das desenvolvidas.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 28 out. 2018.
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens. São Paulo: Atual Editora, 2014.
CRISCUOLO, Ana Carolina Sperança. Orações Subordinadas Substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa), UNESP, Araraquara/SP, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103544/criscuolo_acs_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 4 nov. 2018.