Plano de Aula
Plano de aula: Roda de notícias
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 8º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Campo jornalístico/midiático.
Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de matérias que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários a partir do conteúdo que circula em diferentes jornais. Além disso, a vivência com os gêneros da esfera jornalística permitem formar leitores que desenvolvam habilidades que implicam a articulação da linguagem verbal com a não verbal. Nesse ciclo, a roda de notícias está pautada na contextualização, na comparação e no julgamento de informações que circulam em diferentes fontes, analisando sua confiabilidade e inferindo suas intencionalidades específicas, atribuindo assim sentido particular e para o grupo sobre as notícias lidas. Espera-se que, nessa etapa da escolaridade, o aluno já tenha desenvolvido algumas capacidades necessárias para justificar suas interpretações.
Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, lápis e internet.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o assunto noticiado, em diferenciar o contexto e o objetivo de produzir notícias em diferentes jornais e encontrar os recursos do gêneros jornalístico no contexto em que a notícia foi produzida.
Referências sobre o assunto:
FIORI. Bruna da Silva. Jornalismo e Sensacionalismo: o fato a notícia e o show. Revista UNOESTE, São Paulo, v.2, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC4/IC47.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2018.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas - SP: Pontes, 1996.
Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 15 nov 2018.
Dinâmica da atividade
Preparação:
- Essa etapa antecede a roda de notícias e acontece apenas uma vez.
- Pergunte aos alunos:
- Como você se atualiza a respeito dos acontecimentos de sua cidade, estado, país e mundo?
- Quais são os assuntos lhe interessam? Esporte, política, cultura, cidade?
- Em que veículos você se informa? Pelo rádio, TV, internet, jornais e revistas?
- O conteúdo das notícias que circulam em diferentes mídias é o mesmo? Já constatou alguma diferença no tratamento?
- A partir da discussão das questões acima, esclareça que o jornal é uma empresa que, além de ser um veículo de informação, é também um formador de opinião.
- Ressalte que a notícia não pode ser considerada neutra, pois evidencia posicionamento sócio-ideológico de quem escreve ou da própria instituição.
- Explique que há jornal sensacionalista que visa a emocionar sem muitos critérios de apuração ou organização dos fatos, enquanto há o jornal mais investigativo que, apesar de não ser imparcial, busca mais detalhamento nas informações.
- Para exemplificar as diferenças de uma notícia ser publicada em diferentes jornais, apresente algumas para que os alunos procurem essas diferenças.
- Busque notícias com o mesmo tema.
- Faça uma leitura compartilhada das notícias e analise, junto com os alunos, as características da notícia nos diferentes jornais: o que aconteceu? como? quando? onde? há ilustração? qual a importância da notícia para a população? como cada jornal abordou o tema? houve aprofundamento das informações? houve exagero ou o jornalista foi brando?
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO