Plano de Aula

Plano de aula: Revisão e correção do artigo de opinião

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 3.ª de 3 aulas deste módulo.

Materiais necessários:

  • Texto produzido na aula anterior.
  • Quadro de revisão, disponível aqui.
  • Laboratório de Informática ou celular para digitação e formatação dos textos.
  • Arquivo modelo de formatação dos textos, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: tecer percepção crítica sobre o plano de outro colega, posicionar-se como leitor.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO,, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

DOLZ, Joaquim. Os cinco ‘novos’ desafios para o ensino da língua portuguesa. Videoconferência apresentada no Seminário 2015 da Olimpíada da Língua Portuguesa. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/videos/formacao/palestras/artigo/1824/os-cinco-novos-desafios-para-o-ensino-da-lingua-portuguesa. Acesso em 18.12.2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que o objetivo desta aula é submeter os artigos produzidos na aula anterior à leitura dos colegas, bem como organizá-los para a produção da coletânea “Penso, logo opino”, que pode ser impressa ou organizada em forma de e-book, a depender dos recursos da escola.
  • Questione os alunos sobre o porquê ser importante outros colegas revisem o texto deles.
  • Comente que nem sempre quando olhamos para o próprio texto conseguimos enxergar aspectos que outro leitor vê.
  • Retome com os alunos as características sobre tipos de argumentos (autoridade, exemplificação, dados concretos, causa e consequência)

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos