Atividade para impressão - Fechamento
Plano de Aula
Plano de aula: Reportagem: apresentando o gênero
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação jornalístico. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Impressão ou projeção da reportagem, giz/ caneta, quadro negro/branco, papel, caneta e lápis. Para projeção será necessário notebook, tela de projeção e datashow.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos não tenham familiaridade com a reportagem e sintam alguma dificuldade em reconhecer suas características principais e diferenciá-la de uma notícia, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
BENTES, Anna Christina. Linguagem oral no espaço escolar: rediscutindo o lugar das práticas e dos gêneros orais na escola. Cap. 6. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 19).
LEITE, Alda Fernanda Correa. Trabalhando a oralidade na sala de aula. 2001. Disponível em Acesso em: 01 de agosto de 2018.
Reportagem
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e destaque que eles conhecerão esse gênero textual ou aprenderão mais sobre ele, caso já o conheçam.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO