Atividade para impressão - Artigo de opinião
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Na aula 4 desta sequência abordamos três tipos de argumentos (autoridade, exemplificação e provas concretas). Aqui os alunos irão aprender sobre outros três tipos (senso comum, causa e consequência e argumentação). O texto base é o mesmo da aula anterior (6), mas aqui o texto será empregado com outro objetivo.
Materiais necessários:
- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui.
- Atividade impressa para os alunos sobre análise dos tipos de argumentos, disponível aqui.
- Versão comentada para o professor da análise sobre tipos de argumentos (gabarito), disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005
LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.
MIRANDA, Marcio. Como argumentar sem discutir. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3aUlnrNxmQ4>. Acesso em: 16 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Inicie a aula questionando se os alunos sabem a diferença entre esses dois termos.
- Se necessário, explique a diferença usando as definições do dicionário Michaelis (versão on-line) e anote-as no quadro.
Discutir: Analisar questionando; levantar questões a respeito de (algo).
Argumentar: defender pontos de vista contrários sobre (algo); debater.
- Apresente a proposta de aula explicando que em textos argumentativos o objetivo é que você argumente.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO