Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Google Drive (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o slide presente no plano original, ou lhes informe o tema da aula.
Introdução
Organize a turma nos grupos de trabalho. Peça aos alunos que reúnam todo o material que será utilizado para a produção (tabela de planejamento, imagens, entrevista transcrita, bloco de anotações etc.). Solicite que estejam disponíveis, em um momento previamente combinado, para fazer chamadas de vídeo ou de áudio entre os integrantes de cada grupo.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a começarem a escrever a primeira versão do texto. Enquanto escrevem, peça que mantenham contato com você, no privado, para tirar dúvidas. É bem difícil produzir um texto em grupo. Para evitar que um aluno escreva e os outros apenas observem, proponha alguns procedimentos. Por exemplo: todos do grupo podem escrever o lide, para depois compará-los e escolherem o melhor; alguns alunos podem selecionar as imagens e escrever as legendas; alguns alunos podem verificar os dados numéricos, os nomes de empresas, lugares, pessoas, datas etc. Dessa forma, todos participam da elaboração da reportagem. Terminada cada etapa do texto, os alunos devem validá-la com o grupo.
Fechamento
Encaminhe ao grupo da turma a ficha de avaliação disponível aqui. Peça aos alunos que façam uma avaliação da primeira versão do texto. Oriente-os que, na próxima aula, eles irão reescrever o texto a partir da avaliação feita. É importante que, antes da próxima aula desta sequência, você tenha lido todos os textos e feito todos os comentários e sugestões que achar pertinentes. Você pode usar a mesma ficha de avaliação preenchida pelos alunos para fazer a sua avaliação e entregar aos grupos para que eles possam confrontar as duas avaliações e ter uma diretriz para a reescrita. Para que haja este movimento de troca, é necessário que os alunos mantenham suas produções salvas no Google Drive ou que as encaminhem a você por e-mail ou WhatsApp.