Plano de Aula
Plano de aula: Produção de mapa mental: gênero conto de terror e suspense
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.
Nesta aula os alunos devem ser motivados a produzir um mapa mental (digital ou não) com informações relacionadas ao conto de terror e suspense que eles produzirão. Dessa forma, no mapa eles deverão apresentar elementos como lugares e personagens, preferencialmente àqueles utilizados no contexto brasileiro. Se na sua escola houver um laboratório de informática, organize-se previamente para utilizá-lo na produção de um mapa digital. Caso sua escola não possua um laboratório de informática, você pode adaptar as atividades propostas para a produção do mapa em cartolinas.
Materiais necessários: Fotocópias do conto “Crianças à venda. Tratar aqui”. Você pode acessar esse material em:
STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgza5jKSRadah6Q3YJRhHW5RkNnZHnEvMst5bdnkTfsncaxHh9KzjmKHnUjf/atividade-para-impressao-texto-lp08-01sqa13.pdf >. Acesso em: 6 jan. 2019.
Cartolinas (caso não seja possível produzir um mapa digital).
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.
Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um gênero cuja produção textual não é extensa, os alunos podem ter dificuldades em selecionar e escrever, de forma concisa, as informações referentes ao gênero que encontrarem.
Referências sobre o assunto:
A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.
MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.
MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.
SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 min
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles conhecem contos do gênero conto de terror e suspense. Peça que deem exemplos desses contos, falem os que gostam, o que lhes chamou a atenção, do que sentiram medo, descrevam personagens, cenários etc.
- Questione-os sobre a escrita de um conto de terror e suspense: seriam capazes de contar e escrever um conto desses?
- Avise-os que nesta aula o foco será a produção textual. Fale um pouco sobre essa prática, a qual se constitui como um processo e, por isso, nesta aula eles darão início a este processo, realizando atividades que visam organizar as ideias que constituirão o texto.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO