Plano de Aula

Plano de aula: Planejando memes com a temática “A cultura do meu bairro”

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Atividade impressa, material escolar básico e projetor.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: As equipes podem podem sentir dificuldade em gerar ironia em seus memes.

Referências sobre o assunto:

ATHOUGUIA, Geizielle Nathália França. Uma proposta de produção textual a partir do gênero “meme”. UFMG, Faculdade de Letras, Mestrado Profissional. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/12248/10445. Acesso em 17 jan 2019.

PASSOS, Marcos Vinícius Ferreira. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_204.pdf. Acesso em 17 jan 2019.

SOUSA, Claudemir. As Relações Dialógicas na Produção de ‘Memes’ na Internet. Littera Online. n.10. Universidade Federal do Maranhão. Departamento de Letras, 2015. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/3561/1597. Acesso em 17 jan 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles já produziram algum meme. Questione o que é necessário para se produzir um meme que seja atrativo. Registre na lousa as respostas dos alunos.
  • Explique que nesta aula a turma irá produzir um meme, utilizando como recurso linguístico a ironia.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP07 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS