Plano de Aula

Plano de aula: Os efeitos de sentido provenientes do uso de advérbios no gênero conto de terror e suspense

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego dos advérbios como marcadores do modo como as ações acontecem no gênero conto de terror e suspense. Para isso, as atividades desenvolvidas partirão da materialidade linguística do texto, buscando identificar como os advérbios e as expressões temporais são utilizados com diferentes propósitos: demarcar a sequência temporal das ações, intensificá-las, localizá-las etc. E como, no gênero conto de terror e suspense, podem ser utilizados a fim de criar uma expectativa no leitor em relação aos acontecimentos narrados. Leia o conto “Sete ossos e uma maldição” da autora Rosa Amanda Strausz previamente. Dê atenção particular ao trecho que será utilizado neste aula. Identifique, neste trecho, os advérbios e expressões adverbiais.

Materiais necessários: Fotocópias do conto: “Sete ossos e uma maldição” da autora Rosa Amanda Strausz.

Informações sobre o gênero:

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.

PERALTA, C., GIOVANE, F. O gênero conto de terror na sala de aula.

Disponível em: <http://www2.bage.ifsul.edu.br/encif2015/pdf/20150929213140000000.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Classificação dos advérbios e a relação entre a escolha dos mesmos e a finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, José Ricardo; SANTOS, Ana Cecília Nascimento. A compreensão dos mecanismos enunciativos na leitura do conto de terror “O gato preto”. Revista Fórum Identidades, v.21, mai-ago 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/viewFile/5888/4895>. Acesso em: 14 set. 2018.

DEFENDI, Cristina Lopomo; RAUBER, André Luiz. A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP), 1, Uberlândia-MG, 2011. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_1_artigo_014.pdf>. Acesso em: 13 set. de 2018.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A Inter-ação pela Linguagem. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações:

  • Fale para os alunos que nesta aula eles observarão e analisarão, por meio de um trecho de um conto de suspense e terror, o emprego dos advérbios.
  • Explique que o tempo dos acontecimentos na narrativa são marcados pelo uso dos verbos, geralmente verbos no pretérito, mas que existem outros recursos na língua que contribuem com esse objetivo.
  • Pergunte se eles lembram o que são advérbios e qual a função deles em um texto. Peça para que deem exemplos. Caso eles não lembrem, cite alguns exemplos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP47 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS