Plano de Aula

Plano de aula: Os efeitos de sentido da reportagem

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero reportagem e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópia impressa ou projeção de uma reportagem. Notebook, projetor multimídia e tela. Cópia impressa para cada aluno do quadro de atividades que será aplicado no desenvolvimento da aula.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos possuam dificuldades em diferenciar a voz do autor e as vozes secundárias que aparecem na reportagem.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras:2011

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para que os alunos saibam que irão trabalhar com os efeitos de sentido no gênero reportagem. Pergunte o que eles entendem por efeito de sentido. Após as respostas dos alunos informe-os que o sentido de um texto se constitui a partir do uso da língua pelos interlocutores,frente às condições sociais de produção.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos