Atividade para impressão - Texto - LP08_10ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: O uso das orações subordinadas substantivas para a confiabilidade de uma informação
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas substantivas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a estrutura da oração subordinada substantiva em um artigo de opinião.
Materiais necessários: Caderno, caneta, PC, Datashow, Internet, Google Drive, canetas ou gizes coloridos para escrever no quadro, cópia (ou projeção) do texto informativo usado para esta aula.
Dificuldades antecipadas: Identificar as partes que compõem a estrutura da oração subordinada substantiva, além dos vários sujeitos que integram um texto.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 28 out. 2018.
CRISCUOLO, Ana Carolina Sperança. Orações Subordinadas Substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. Araraquara/SP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103544/criscuolo_acs_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 4 nov. 2018.
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 9, 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Comece a aula questionando os alunos por que o acesso às informações é extremamente importante para o desenvolvimento escolar, social, profissional, entre outros contextos sociais.
- Pergunte-lhes de quem eles podem obter informações. Espera-se que a resposta seja de várias fontes, oficiais ou não, como pais, professores, jornais, sites, revistas…
- Quando as informações são adquiridas por textos impressos ou orais, pergunte como eles percebem que elas são confiáveis. Neste quesito, eles podem responder que a própria fonte (a emissora, o jornal...), quem é o divulgador (apresentador, jornalista...), as características do discurso (qualidade das informações, recursos como dados estatísticos, argumentos de autoridade, citações…) podem determinar a credibilidade.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO